Brand

Yoganidra – Muito além do relaxamento

Yoganidra – Muito além do relaxamento

O anga Yoganidra – ou Shavásana (postura do cadáver) é a parte mais relaxante de uma aula de Yoga. Após uma prática intensa de posturas, o praticante se deita e descontrai o seu corpo.

Mas o Sono do Yoga (nidra: sono) vai muito além do simples relaxamento físico.

Desenvolvido nos anos 60 por Sw. Satyananda Saraswati, o Yoganidra é novo no mundo do Yoga, mas seus benefícios são tantos que rapidamente foi absorvido e é apreciado pelas principais linhas de Yoga, pois, neste momento, percebem-se os benefícios do Sádhana:

– momento onde o corpo absorve o que foi aprendido durante a aula;

– relaxamento físico e mental profundos;

– sono reparador em um curto espaço de tempo;

– reprogramação mental;

– leva a consciência a vários níveis do processo mental (Pedro Kupfer);

– prepara a mente para o Pratyahara, Dhárana e Diana (abstração, concentração e meditação).

Durante o Yoganidra, é possível baixar a frequência das ondas cerebrais e ainda permanecer consciente.

Nosso cérebro funciona através de impulsos elétricos (sinapses). Essas sinapses, ou descargas elétricas emitem ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelo Eletroencefalógrafo, e interpretadas em ciclos ou Hertz. A frequência das ondas muda conforme a atividade cerebral, ou estados de consciência, e dividem-se em quatro frequências distintas:

 

De acordo com a Neurologia, a Psiquiatria e a Psicologia, essas frequências de ondas cerebrais significam:

Beta

Faixa entre 13 e 30 HZ por segundo, é a faixa da atenção, acuidade visual e coordenação. É o momento em que estamos alertas e concentrados, prontos para o aprendizado, análise de informações e o trabalho.

Alfa

Faixa entre 7 e 13 HZ por segundo, é o momento que precede o sono, onde ficamos semiconscientes. É o estado de consciência relaxado, onde é possível acessar a auto percepção e os processos internos. Está associada à criatividade, memorização, pensamento abstrato e imaginação.

Theta

Faixa entre 4 e 7 HZ por segundo, é o nível mais profundo do relaxamento, onde a atividade cerebral está quase ao nível do sono. Pode-se chamar de nível consciente interior e é quando aparecem imagens inconscientes que não se sabe como surgem. Permite a reprogramação mental e o acesso a memórias esquecidas.

Delta

Faixa entre 1 e 4 HZ por segundo. É a frequência do sono profundo e reparador, quando é produzido o hormônio do crescimento, são feitas as regenerações celulares do corpo e acontecem os processos de cura do corpo. O cérebro acessa o inconsciente e a intuição.

Após entender os estados de consciência, é possível perceber o que acontece durante o Yoganidra. É possível ir baixando a frequência cerebral até chegar às ondas Delta, e ainda sim permanecer acordado.

Após uma prática, muitos alunos dizem: “nossa, eu viajei”, “eu fui longe”, “eu quase dormi”. E é exatamente isso o que acontece: o praticante entra em estados mais profundos de consciência, abaixando as suas ondas cerebrais e permanecendo desperto.

Ao acessar estados de consciência profundos estando acordado, é possível reprogramar-se mentalemte:

“No Yoga Nidra, deixamos o estado Desperto, passamos pelo estado do Sonho, e no estado de Sono Profundo, permanecemos totalmente acordados.”

Durante o Yoganidra é possível reprogramar os Samskaras, ou as impressões mentais, as memórias, ou ainda o conjunto de impressões fundamentais da consciência e suas respectivas influências acumuladas através das experiências de vida.

Ou seja, é perfeitamente possível reconstruir uma nova percepção mental durante o Yoganidra, fazendo com que traumas, crenças limitantes ou comportamentos nocivos sejam destruídos ou amenizados e no lugar sejam construídos pensamentos positivos, reprogramando a mente para aquilo que se deseja alcançar.

Como aproveitar melhor esse momento e reprogramar a mente durante o Yoganidra?

– Relaxe sua mente;

– Descontraia todo seu corpo;

– Permaneça imóvel;

– Deixe o estado de consciência desperto;

– Vá para o estado de consciência de sono profundo;

– Permaneça desperto no estado do sono;

– Mentalize com riqueza de detalhes aquilo que você deseja;

– Sinta gratidão por isso, como se você já tivesse alcançado.

Você pode aproveitar esse momento para visualizar mudanças em sua vida em qualquer aspecto. Com a prática constante, é possível perceber o quão poderoso pode ser este anga.

Aproveite o Yoganidra para aliviar suas tensões e preocupações, revitalizar seu corpo e sua mente, absorver os benefícios da prática, colocar em prática planos, sonhos, viagens e projetos, melhorar aspectos que te incomodam, trazendo as qualidades que você admira nos outros para dentro de si e desfazendo-se dos comportamentos que te sabotam e principalmente, aproveite seu Yoganidra para dar carinho, amor e atenção a você mesmo, percebendo o quão precioso e importante você é.

Viviane Pereira

Praticante de Yoga desde os 14 anos, é apaixonada pela Filosofia do Yoga. Professora de Hatha Yoga e Vinyasa Flow, está na jornada para a libertação do sofrimento, trilhando um longo caminho, mas de muita beleza e delicadeza, e sabe que tem muito mais a aprender do que a ensinar.

  • Avatar

    Luiz Caropreso - 19 dez 2018

    Otimo artigo. Muito esclarecedor Parabens.

  • Avatar

    Luiz Caropreso - 19 dez 2018

    Otimo artigo. Muito esclarecedor. Parabéns