Brand

Os cinco pranas do corpo e as posturas invertidas no período menstrual da mulher

Os cinco pranas do corpo e as posturas invertidas no período menstrual

Pra onde a mente vai, o prana circula.

É por isso que em uma aula de Yoga, fazemos posturas sentadas, em pé, deitados, invertidas, para trabalhar nosso corpo todo. Por isso também, nós, professores, insistimos tanto na localização da consciência; levar a atenção para a parte do corpo solicitada pelo asana.

Então, se tudo isso faz a energia circular por que alguns professores dão a orientação para as praticantes que estão no seu ciclo de evitar inverter?

Eu não sou contra minhas alunas fazerem invertida nesse período, nos principais textos como o Hatha Yoga Pradipika não há nenhuma referência sobre o assunto (talvez porque mulheres praticando hatha yoga seja algo recente), mas acredito que não haja contra-indicação, a não ser que tenham ciclo muito desregulado, mas vou explicar qual a lógica deste preceito.

Não tem a ver com a questão da circulação como muitos podem pensar, tem a ver com nosso corpo energético, por isso respondo a pergunta através da explicação dos 5 pranas do corpo.

Prana é nossa energia vital. Captamos prana do Sol, do ar, de alimentos naturais e temos a energia vital do próprio corpo que circula dentro de nós e se divide em cinco forças chamadas vayus.

imagem da localização de Prana Vayus

imagem da localização de Prana Vayus

Cada prana vayu tem uma localização, função e um sentido dentro do corpo. Em resumo, prana: absorção, samana: digestão, vyana: circulação, udana: liberação de energia, apana: eliminação.

Para a saúde plena, os cinco vayus devem estar em equilíbrio, já que estão todos interligados. De modo geral, prana e udana trabalham juntos, opondo-se a apana como forças de assimilação e energização que se opõem à força de eliminação. Da mesma forma, vyana e samana são opostos como forças de expansão e contração. Vamos ver um por um.

Apana está localizado na região pélvica e movimenta-se centrifugamente, para baixo e para fora. Controla todos os processos de excreção e eliminação, como menstruação. Por causa dessa função de expulsão, o apana é responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico.

Devido a ter esse movimento descendente, alguns praticantes interpretam que a invertida pode comprometer uma das funções deste corpo vital no período da mulher.

Prana está localizado na parte superior do tórax e tem movimento centrípeto, para cima e para dentro. Regula todos os processos de absorção: o movimento inspiratório, a assimilação de alimentos sólidos e líquidos e a recepção das impressões sensoriais.

Samana está localizado na região média do abdômen, entre prana e apana, movimenta-se circularmente, da periferia para o centro.  É o fogo digestivo, auxilia os processos de digestão em todos os níveis.

Udana  localiza-se na região do pescoço. Governa a energia do som e comunicação, fala, esforçar-se e entusiasmar-se. Nossa capacidade de expressão e transformação positiva.

Vyana movimenta-se do centro do corpo para as extremidades, entre o tronco e os membros. Controla todos os níveis de circulação, os nutrientes no corpo, os sentimentos e pensamentos no psiquismo, a administração da força de vontade e a coordenação dos outros quatro pranas.

cinco pranas

Essa é uma excelente posição para as praticantes fazerem no seu ciclo, aliado à flexões da coluna pra frente.

Um exemplo lúdico para compreensão desses cinco pranas seria pensar no corpo como se fosse uma máquina. O prana absorve o combustível, o samana transforma o combustível em energia, o udana administra o trabalho que a máquina está capacitada para fazer, o vyana faz circular essa energia pela máquina e o apana libera o que ja foi usado, “a fumaça” que sai.

 

Para saber mais sobre conteúdo de Yoga aperte este botão

Botão

Mayara Beckhauser

May é professora de yoga desde 2004. Economista, fala pelos cotovelos, é chorona, adora gatos, livros, comida vegana, generosidade, a insônia inspiradora que lua cheia lhe dá, escrever e incentivar pessoas a viverem de forma mais livre. Instagram: @yogalifestylebr

  • YogIN App – Plataforma de Aulas ao Vivo e conteúdo de Yoga - 10 nov 2015

    […] Diferentemente de outros exercícios que sugerem um “pré treino”, o Yoga sugere estar com o estômago vazio para praticar, pelo estímulo e massageamento dos órgaos internos que algumas posturas como as torções oferecem. Além disso, há uma questão energética do prana da digestão ficar em atividade maior que os demais. Para ler sobre os 5 pranas do corpo clique aqui. […]

  • Avatar

    Luiza olIveira - 19 jun 2016

    Por favor, GOstaria de saber os motiVos porque podemos praticar as posturas invertidas Quando mensTruada. Pode ser feita qualquer postura na pratica?

    • Mayara Beckhauser Amaral

      Mayara Beckhauser Amaral - 20 jun 2016

      Oi Luiza, nao entendi sua pergunta.

  • adriborges

    adriborges - 28 maio 2017

    Conclusão, EU POSSO DIRECIONAR A ALUNA QUE ESTÁ NO CICLO FAZER A INVERTIDA ENTÃO NÉ?