Vrikshasana - a imperturbavel atencao do yogin

Vrikshasana – A imperturbável atenção do Yogin

HOME > BLOG > Vrikshasana – A imperturbável atenção do Yogin

Dicas de Yoga | 23 set 2020 | Daniel De Nardi


Vrikshasana – A imperturbável atenção do Yogin

Ainda hoje na Índia, há yogins que se retiram para as montanhas com o único propósito de intensificar suas práticas de libertação. Afastam-se das distrações da sociedade por saberem que a agitação dificulta este processo. Esses retiros podem durar anos e muitos sadhus jamais voltam a uma cidade.

Ramatha sadhu meditando na neve

Ramatha Sadhu meditando na neve

 

Estes yogins retirantes são chamados de ramatha sadhus e são considerados os que mais levam a sério a busca do desenvolvimento espiritual. Abrem mão de todos os confortos que a sociedade provê em prol do propósito de elevação.

Os ramatha sadhus geralmente moram em cavernas e possuem apenas um pano para se proteger do frio e uma cumbuca para comer e tomar água.

 

“As poucas coisas que o filósofo tem lhe bastam, já que ele sabe enriquecê-las de significado.”  Domenico de Masi em “O ócio criativo”

 

No vídeo editado por nós, vemos um desses yogins retirantes praticando em meio às objeções que a Natureza impoõe. Nem a forte chuva de granizo é capaz de afetar sua imperturbável imobilidade.

O vídeo original possui mais de 15 minutos sem cortes em que ele mantem-se imóvel na postura.

Nesta semana, os alunos do YogIN App Studio estão treinando a postura da árvore, vrikshasana, nas aulas ao vivo. O objetivo desse treinamento é o mesmo (guardadas as devidas proporções) do ramatha sadhu – Manter a Imobilidade do Corpo a partir do Foco na Mente.

Quando mantemos uma postura de equilíbrio, com a perna cansando, os músculos tremendo e uma vontade louca de por o pé no chão, estamos dizendo a nossa mente quem está no comando. Vencemos o condicionamento de ceder ao primeiro estímulo e nos mantemos firme no propósito incial. Estabilizar a Mente!
Por isso, as posturas de equilíbrio são excelentes para melhorar a concentração e consequentemente a Meditação.

Elas simulam no plano físico as distrações que acontecem dentro da mente durante a Meditação.

Quando você faz a postura da árvore e mantém seu olhar e atenção fixos num único ponto (ekagrata), você está replicando a mesma busca de um único ponto em um exercício de Meditação.

Quando você dispersa, o corpo demonstra isso com desequilíbrio, mas se quiser, poderá recuperar o ponto de visão e consequentemente a estabilidade do corpo.

Esse é o mesmo processo de quando estamos meditando e embarcamos em pensamentos perdendo a proposta inicial. O meditante persistente, não se abala e volta a se concentrar no que se propôs, exatamente como o ramatha sadhu.

Gostaria muito de ver você nas aulas ao vivo treinando com a gente a estabilização do corpo para o melhor funcionamento da mente.

Boas práticas a todos e nos vemos na aula de hoje 18h.

 

 

Quer saber mais sobre o Vrikshasana – A imperturbável atenção do yogin?

A postura da árvore que vem sendo explorada pelos professores do YogIN App Studio. Saiba mais sobre essa postura clicando na IMAGEM ABAIXO.

 

Postura da Árvore ou Vrikshasana – Variações de Execução

 

Quem foi o primeiro Yogin Ocidental?

O Yoga surgiu há pelo menos 4 mil anos na Índia, mas quem foi o primeiro yogin no Ocidente? Clique na Imagem Abaixo para saber.

Quem foi o Primeiro Yogin?

 

Namaste !



Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

Daniel De Nardi>

Daniel De Nardi

Sou Professor de Yoga há mais de 25 anos certificado pelo Yoga Alliance E-RYT 500, reconhecida como uma marca registrada de treinamento de Yoga de alta qualidade, seguro, acessível e equitativo. Também sou o fundador do YogIN App Escola de Yoga Online que se divide em: YogIN App Studio - Aulas de Yoga Online YogIN App Academy - Cursos de Yoga Online Tenho interesse no estudo do Yoga e das raízes dessa Filosofia Milenar. Sou autor dos livros: Asana: Posturas do Yoga Como o Conhecimento Liberta do Sofrimento Sámkhya: Ancestral Filosofia Moderna O Yoga do Autoconhecimento As origens do Yoga e da Meditação Pra que Meditar? Como Funciona a Meditação O Yoga e o Stress Produzo a série de podcasts "Reflexões de um YogIN Contemporâneo" do YogIN Cast, o canal de podcasts de Yoga mais acessado do Brasil. Instagram: @reflexoesdeumyogin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga
Filosofia do Yoga | 25 mar 2022 | Equipe YogIN App
Técnicas Sexuais do Hatha Yoga

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga Há muita asssociação do Tantra com técnicas sexuais, mas será que isso é verdade ou distroção? Entenda neste vídeo!   https://youtu.be/qS0Ej3_0gbc  

Uma visão científica das Energias do Yoga
Teoria do Yoga | 24 mar 2022 | Equipe YogIN App
Uma visão Científica das Energias do Yoga

Uma visão científica das Energias do Yoga Uma visão científica das Energias do Yoga. Para a Ciência somente as energias que podem ser medidas existem. Nesse sentido, entenda como as energias do Yoga podem ser explicadas de forma racional. Entenda nesse vídeo https://youtu.be/IevwOtz8W78

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo
História do Yoga | 23 mar 2022 | Equipe YogIN App
Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo Swasthya Yoga é uma linha que mistura um monte de misticismo com técnicas do Shivananda Ashram. O Swasthya foi criado pelo Derose no Brasil depois de viajar à Índia Até aí tudo bem, novos sistemas de Yoga são criados todos os dias em todas as partes do mundo. O que não dá para aceitar é que o derose diga que teve a revelação do Yoga mais antigo que existe, um yoga pre-vedico, que somente ele teve acesso. Neste vídeo explicamos como essa é uma mentira que hoje em dia só engana as pessoas que não tem paciência para fazer uma mínima pesquisa na internet.   https://youtu.be/kt1QOjgZ8XQ

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga
YogAteu | 22 mar 2022 | Daniel De Nardi
YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO Nesta live vamos entender as vantagens de ensinar o YogAteu, a linha de Yoga criada por Daniel de Nardi, sem DOGMAS e MISTICISMOS. Essa metodologia é o resultado de mais de 10.000 HORAS de PESQUISA sobre o CORPO e MENTE e 25 anos pesquisando e ensinando Yoga todos os dias. Professor de Yoga há mais de 25 anos, certificado pelo Yoga Alliance E-RYT 500H, reconhecida como uma marca registrada de treinamento de Yoga de alta qualidade, seguro, acessível e equitativo.   https://youtu.be/jLusX6EGQtc   Fundador do YogIN App® Escola de Yoga Online, que existe desde 2015. Divide em: YogIN App Studio - Aulas de Yoga Online YogIN App Academy - Cursos de Yoga Online Estamos com uma promoção somente até 31/03/22 para você fazer parte do YogIN App: Para se tornar aluno do YogIN Studio e praticar aula de yoga ao vivo e gravadas com 40% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3CSrVKl Para se tornar Professor(a) de Yoga sob a chancela da maior Formação em Yoga do Brasil com 30% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3Inxi5v