Brand

Série de textos dos 7 Chakras – Manipura (Terceiro Chakra)

manipura chakra

Série de textos dos 7 Chakras – Manipura (Terceiro Chakra)

Oba! Hoje iremos falar do nosso terceiro chakra, Manipura. EU POSSO é a afirmação que nos conecta com esse ponto energético. Traduzido para o português, esse nome significa “Jóia Resplandecente” o que nos traz atenção totalmente para o nosso centro de força e vitalidade.
Manipura (Terceiro Chakra)
Também conhecido como plexo solar, esse chakra fica localizado na parte da coluna vertebral que corresponde a região do umbigo. O seu elemento é o fogo e nos remete à energia do sol. A cor para o estímulo desse chakra é dourada, nos trazendo a energia e a vontade de realizar nossos planos.
As características do terceiro chakra estão relacionadas com o nosso ego, nosso centro de poder. Também com a nossa capacidade de liderança, amor à vida, propósito, autoconfiança e boas relações. Falando de uma forma mais clara: está totalmente ligado a nossa personalidade. É nesse ponto que guardamos nossos desejos e também conseguimos captar a energia do outro ou de tudo ao nosso redor.
Lembra daquela história de colocar um esparadrapo no umbigo quando vai à velórios ou à lugares com a energia não tão elevada? Pois é, você agora entende a resposta que nos deixa ansiosos podem gerar dores de barriga praticamente que instantaneamente. Esses distúrbios estão ligados à suas emoções e pode alterar o seu sistema digestivo.
Pessoas que estão com esse chakra desalinhado podem apresentar alguns desequilíbrios emocionais como raiva, egoismo, ganância, desânimo e falta de coragem. Também observamos a dificuldade em lidar com problemas e necessidade de chamar atenção. Chegando ao ponto de ter um vitimismo tóxico.
Uma coisa importante que gosto sempre de lembrar é que todo mundo tem o direito de ter sentimentos menos elevados como a raiva, inveja, egoísmo. Isso faz parte dos seres humanos. A diferença é como você lida com eles. Então, caso você tenha identificado uma dessas características em você, saiba que você não está sozinha(o) nessa. O propósito aqui é deixar você consciente e sem julgar os seus sentimentos ou até mesmo do outro. Vamos reconhecer, aceitar e trabalhar por eles.
Durante essa série de chakras, já entendemos que ao alimentarmos sentimentos que nos fazem mal durante muito tempo pode causar doenças no nosso corpo físico.
Quando falamos do plexo solar, essas doenças são: Dores de estômago, problemas gástricos e descontrole do peso. Também pode gerar doenças como gastrite e úlcera. Podemos trabalhar o alinhamento desse chakra começando com o uso do mudra em forma de triângulo invertido, que sugere o movimento de energia descendente.
Durante a meditação, também podemos visualizar a cor amarela sol direcionado diretamente na região do umbigo, que é a fonte de vida e energia no corpo. O fogo nessa região ajuda na digestão e absorção dos alimentos que supre o corpo com toda energia necessária para a sobrevivência. A silaba seminal para
meditação desse chakra é RAM.
Comece repetindo em voz alta e vá aos poucos introduzindo mentalmente o tempo que achar  necessário. Além disso, podemos alinha-lo no tapetinho de yoga com posturas que ativam bastante nossa musculatura abdominal. São eles:
• Chakrasana – Postura da roda
• Adho Mukha Shavasana – Cachorro olhando para baixo
• Parivrtta Utkatasana – Postura da Cadeira Torcida
• Navasana – Postura do bote
• Supta Baddha Konasana
O seu poder está no seu centro. Medite e alinhe.
Namastê!


Larissa Farias

Larissa Farias é Comunicadora Social e Professora de Yoga. Fundadora do projeto YogandoBr tem o intuito de expandir a prática pelo Brasil de maneira simples e didáticas para praticantes e instrutores.