Brand

Quanto tempo o yoga demora para “fazer efeito”? – Yoga Falado #25

Podcast de Yoga

Quanto tempo o yoga demora para “fazer efeito”? – Yoga Falado #25

 

 

A grande maioria das pessoas começa a praticar yoga por recomendação médica ou por iniciativa própria para resolver algum incômodo. Seja por um problema de coluna, auxílio na recuperação de uma lesão, insônia, ansiedade, depressão… A verdade é que muitos chegam aos estúdios com um objetivo definido, o que, como tudo na vida, tem um lado bom e um lado ruim. Ao mesmo tempo em que essa definição estimula o praticante a persistir nas aulas, ela também gera uma ansiedade.

 

A imagem estereotipada dos professores e praticantes avançados começa a tomar conta do imaginário, e o recém-chegado nessa longa jornada yogin se deixa levar pelo fim. O aluno com hérnia de disco fica rezando pelo dia em que ele vai poder executar ustrasana (postura do camelo) completamente; aquele que está se recuperando de uma lesão no pulso sonha em tirar uma foto em bakasana (postura do corvo); o insone fica horas acordado pensando em quando terá uma noite de descanso tranquila e reparadora; e o ansioso desenvolve mais uma ansiedade para se livrar da ânsia diária.

 

Não se pode culpar ninguém por esses comportamentos, o estilo de vida atual exige resultados, e eles precisam ser rápidos, pois “tempo é dinheiro”. Isso acaba fazendo o aluno esquecer que o mais importante no yoga é o caminho percorrido e o que se aprende nele. Não é à toa que esta frase, de autor desconhecido, se popularizou na internet: “Yoga is not about touching your toes, it’s about what you learn on the way down.” / “Yoga não é apenas tocar os dedos dos pés, e sim o que você aprende no caminho até eles.” (tradução livre).

 

Ouça também via:

YogIN Cast

YogIN Cast

 

Todos sabem claramente porquê iniciaram a prática de yoga, mas, quando esse motivo deixa de ser buscado cegamente, a razão pela qual se continua a desenrolar o tapete semana a semana pode ser completamente outra. Durante uma aula, os inúmeros asanas promovem grandes movimentações de prana (energia) no organismo, trabalham vários chakras (círculos de energia espalhados pelo corpo) e até nos coloca em posições nunca antes experimentadas.

 

Todos esses elementos acabam trazendo à tona diversas emoções e nos levam a iniciar uma reflexão profunda sobre pensamentos e ações. Ao conhecer o yoga além dos asanas (yamas, niyamas, pranayamas, prathyahara, dharana, dhyana, samadhi) cada novidade diária já se torna um objetivo alcançado, sem ao menos tê-lo traçado.

 

Se meu corpo não permite ustrasana, eu aprendo a me ouvir, busco os benefícios da gomukasana (postura da cara de vaca) e até me surpreendo com o que o paschimottanasana (postura da pinça) me faz sentir. Se o pulso me impede de postar uma foto em bakasana, eu começo a diminuir meu ego e vaidade e sinto o contentamento em janushirshasana. Se eu perco o sono em sua busca, me lembro dos exercícios de respiração para acalmar a mente e, além dele, muitas coisas novas vêm. Se eu não vejo a hora de ser menos ansioso, me convido diariamente à meditação para me tornar um observador de mim mesmo e entender a razão pela qual a ansiedade me domina.

 

E então? A preocupação ainda é quanto tempo o yoga demora para fazer efeito? Os efeitos começam na primeira aula e não terminam nunca, é só ter a serenidade de aproveitá-los, assim com o professor Hermógenes traduziu perfeitamente em seu mantra “entrego, confio, aceito e agradeço.”

 

 

 

Baixe o Ebook – As Origens da Meditação e do Yoga

Botão

 

 

 

Deborah Dias Batista Rosa

Jornalista desde criança, quando fazia entrevistas com o Meu Primeiro Gradiente; professora de yoga desde 2014, quando passou uma semana desejando isso inconscientemente até que sua mestre a convidou para assumir suas turmas; começou a praticar yoga em 2013, quando a ansiedade assumiu controle da sua vida; e viu que a vida era mais que esperar pelo desfecho das coisas quando jamais se sentiu tão amada ao entrar na postura da tartaruga pela primeira vez.

  • Avatar

    Daiana - 25 jul 2017

    Muito bom ❤️

    • Daniel De Nardi

      Daniel De Nardi - 26 jul 2017

      Que bom que você gostou!

  • Avatar

    Danielle Arruda - 25 jul 2017

    Obrigado por esse texto, sinto a cada dia os benefícios do yoga!!! ????????????????

  • Avatar

    crisfe02 - 17 dez 2017

    Adorei o texto ❤

  • Avatar

    AMANDA-MIL - 19 dez 2017

    Amei!! ❤