Brand

Qual a melhor técnica do Yoga para a ansiedade?

Qual a melhor técnica do Yoga para a ansiedade?

“A mente é senhora dos sentidos, mas a expiração é senhora da mente.”
Hatha Yoga Pradipika

É importante entender que todos temos algum nível de ansiedade.
Entretanto, se você sente que a sua está alta, isso é um indício de algo não vai bem com seu emocional. A ansiedade é uma espécie de temperatura do nosso corpo emocional. Seres humanos mantém a temperatura do seu corpo entre 36 e 37 graus. Quando a temperatura passa disso, a pessoa está com febre, um sinal que algo não vai bem com o seu corpo. Com a ansiedade acontece a mesma coisa. Todos temos um nível de ansiedade, que varia de pessoa para pessoa, mas quando começa a atrapalhar sensações de felicidade, há algo a ser observado. Seu termômetro de ansiedade foi acionado, seu emocional não vai bem.

Pare alguns instantes e observe quais as preocupações que estão tirando de você a graça da vida. Por que está sorrindo menos?

É importante detectar esses pontos de preocupação que estão sugando sua energia – para saber se você está muito preocupado avalie por quanto tempo consegue se manter concentrado vendo um seriado na tv. Quando a preocupação é alta, ela faz com que você faça coisas pensando no que te preocupa. Quando o pensamento é mais forte que a ação, você faz as coisas de forma distraída e mal feitas!

Enquanto lê, fica pensando no email que não mandou… 

Antes de começar a tentar se concentrar em algo, pare para avaliar se é possível resolver esse problema que está atrapalhando a sua atenção. Avalie se você não está exagerando na atenção dada ao problema.
O Yoga não funciona como uma fórmula mágica contra a ansiedade. “O exercício de cura da ansiedade,” não existe.
O Yoga nos abre o caminho da percepção, da auto-observação para que o praticante de um passo de cada vez em direção aos seus objetivos e sua identidade.
A ansiedade, na maior parte dos casos, acontece por confusões de personalidade, por viver a vida de outras pessoas, buscar objetivos que não são seus.
Em termos de técnica, a que produz o melhor efeito de redução de ansiedade é a expiração lenta. No Yoga chamada de rêchaka – a fase dos pránáyámas que faz o YogIN descontrair e mergulhar mais para dentro de si.
Respirar lentamente é a chave para a alteração de um estado emocional. A medida que você aumenta o tempo da sua expiração, a resposta do corpo é uma redução de batimentos cardíacos e um aumento de tranquilidade.
A redução da ansiedade depende de um lado, uma técnica com resposta imediata, mas do outro, uma busca para a verdadeira paz da mente.
Para saber mais detalhes sobre a Ansiedade leia este texto

Para saber mais sobre conteúdo de Yoga aperte este botão

Botão

Daniel De Nardi

Head de conteúdo do YogIN App. Autor de 6 livros sobre Yoga. Pesquisador da História do Pensamento Indiano.