Brand

Purific(AÇÃO)

Purific(AÇÃO)

Você já se sentiu em estagnação? Ou, apesar de ter uma rotina saudável de alimentação, sono e exercícios físicos, se sente sempre esgotado(a)? Percebe que seu padrão de pensamentos e emoções é uma montanha russa?

Você pode estar precisando passar por um processo de purificação. O Saucha é um dos princípios do Yoga que vai muito além de um detox na alimentação. Cada nível ou Kosha do nosso ser (físico, mental, emocional, espiritual e energético) precisa de cuidados especiais para que você, integralmente, funcione no seu melhor estado e em harmonia.

Primeiramente, é necessário aceitar que não há nada de ruim ou errado com você, está exatamente como deve ser, é uma construção dos seus atos, cada manifestação te trouxe até o agora, o que não impede transformações positivas em prol da sua evolução – essa é a visão não-dual sobre você mesmo.

 

Considerando isso, podemos reconhecer o que deve ser liberado e expandido. Existem hábitos claramente benéficos para  qualquer pessoa, como a meditação, mas alguns padrões ocidentais são sorrateiramente limitantes e prejudiciais.

 

A necessidade de purificar-se no Yoga se origina do princípio ou Nyiama Saucha que orienta diversas práticas que mantém o seu corpo purificado tanto fisicamente, quanto em nível sutil!

 

Reiterando, a purificação não busca um estado que não é o seu, ela é baseada na necessidade de se eliminar o que impede sua evolução, seja de conflitos internos, quanto de influências externas. Deve ser um processo de expansão da consciência, livre e positivo e não algo imposto, agressivo ou rígido.

 

Dentro da filosofia do Samkhya nós podemos nos identificar entre dois estados energético ou Gunas: tamas (inércia), rajas (ação), sattva (equilíbrio) e, a partir daí, entender e abordar sua purificação.


Além disso, o dinacharya é a “rotina ideal” do Yogue, repleta de Kriyas (processos de limpeza) e cuidados ayurvédicos. É importante conhecer o seu dosha para cuidar das especificações e potencializar o resultado, procure um médico/terapeuta auyrvédico.

 

Como podem ver, o Yoga é um arsenal filosófico e comportamental de cura, de consciência e de autoconhecimento que vai muito além das posturas e do tapete, e do “achismo”.

 

A ciência vêm se surpreendendo a cada nova pesquisa sobre o Yoga e o comércio vêm enrijecendo e complicando o que sempre foi livre e muito simples.

 

No próximo texto, vamos falar mais sobre os sobre algumas práticas de purificação, sobre disciplina e flexibilização de rotina.

Baixe o aplicativo do YogIN App e experimente 14 dias free

 

Paula Amora

Criadora e instrutora do Balanse Yoga. Praticante desde 2009, Paula deixou a advocacia para se dedicar à sua missão: facilitar busca da sua melhor versão e poder contribuir no processo de evolução e bem estar de cada um, através do autoconhecimento e consciência que o Yoga e a Meditação são capazes de proporcionar. Gratidão pela confiança e por me permitir participar desse momento e espero que goste do conteúdo, seguimos juntos!