Pra que meditar?

HOME > BLOG > Pra que meditar?

Filosofia do Yoga | 3 jun 2020 | Fer Degilio


Meditar?

Meditar vai te tornar mais apto para desempenhar funções cognitivas importantes no seu dia a dia, principalmente em relação ao trabalho e estudos.

Então, o que a ciência anda pesquisando sobre a Meditação?

Assim como o Yoga está em alta atualmente, a Meditação também tem conquistado seu espaço e vem ganhando muita popularidade nos últimos tempos. Acredito que por conta do nosso estilo de vida dentro da sociedade moderna, estilo este que geralmente nos leva para a contramão do bem estar e da saúde, temos buscado cada vez mais por alternativas que melhorem a nossa qualidade de vida.

 

Essa consciência está ganhando tanto espaço que até os Órgãos Públicos (como o SUS) estão aderindo a estratégias como essas.

http://www.brasil.gov.br/saude/2017/01/sus-passa-a-oferecer-terapias-alternativas-para-a-populacao

 

Na verdade, a Meditação faz parte do Yoga e já existe há mais de 5 mil anos! Apesar de vermos nos dias de hoje técnicas exclusivas para Meditação, elas surgiram juntas na Índia. Afinal, o objetivo real do Yoga é o autoconhecimento e expansão da consciência, metas alcançadas principalmente por meio do treinamento do ato de meditar.

Por outro lado, vemos na nossa era atual uma necessidade enorme de usar a ciência e os recursos disponíveis para tornar verdadeira uma ideia, uma hipótese ou uma prática (mesmo essa “verdade científica” não sendo eterna e estar sempre sofrendo alterações). Ou seja, a ciência busca comprovar o conhecimento empírico (aquele adquirido por meio da observação, também conhecido como senso comum).

As filosofias antigas surgiram no empirismo. Não havia outra forma de descobrir sobre o que quer que fosse, se não pela observação minimalista. No caso do Yoga e da Meditação, observação de si mesmo. Abstrair os estímulos externo, voltar a atenção para dentro, focar em um único ponto de concentração e observar. Sem julgamentos, sem análise pessoal. Assumir a posição observadora neutra, desprovida de qualquer pré-conceito.

Isso é parte do Yoga e isso é MEDITAÇÃO!

Então, o que a ciência anda pesquisando sobre Meditação?

 Quando comecei a pesquisar artigos científicos sobre esse assunto, fiquei surpresa ao constatar que há muita coisa na literatura acadêmica, mas muita mesmo! Muitos pesquisadores (incluindo brasileiros como o Dr. Roberto Cardoso que escreveu o livro Medicina e meditação – um médico ensina a meditar; e o Prof Dr. Roberto Serafim Simões que lançou um livro de co-autoria sobre os aspectos neurofisiológicos da meditação) e estudos científicos estão mostrando os efeitos e principalmente os benefícios desta técnica.

Não sei você, mas eu fico tão feliz quando trabalhamos com a ciência para aumentar a credibilidade dos conhecimentos milenares…. quando os recursos que temos hoje são usados para comprovar o que os mestres orientais já afirmavam há tanto tempo atrás…

A literatura científica tem se apoiado no fato de que a meditação é o treinamento mental da atenção capaz de produzir mudanças a longo prazo no cérebro e na função cognitiva, afetando de forma significativa a maneira como os estímulos são processados e percebidos.

 Dentre a variedade enorme de tipos e linhas de meditação (coloca lá no Google e você verá que de cara mais de 10 opções surgirão), vamos focar esse texto na finalidade (no “pra que”) de praticar o foco e a concentração.

 

1- MEDITAÇÃO MELHORA A SUA CAPACIDADE DE ATENÇÃO E O SEU CONTROLE EXECUTIVO CEREBRAL :

Quer um exemplo?

Nosso cérebro tem uma capacidade limitada de processar dois itens temporariamente próximos e significativos. Isso é chamado de déficit de “piscar de atenção”. Normalmente, quando um estímulo visual chega ao nosso cérebro, o tempo necessário para que ele seja armazenado na nossa memória de curto prazo é de aproximadamente meio segundo (500ms) ou mais. Se o próximo estímulo visual chegar antes desse tempo, como estamos usando nossos recursos cerebrais de atenção, disponíveis no momento, com o primeiro estímulo, o segundo tem grande chance de não ser reconhecido. Principalmente quando este segundo estímulo alvo está no meio de uma sequência de outros estímulos dispersivos. Provavelmente é se aproveitando desse nosso déficit inato de atenção que os mágicos fazem muitos truques.

Um estudo avaliou o efeito da Meditação Vipassana intensiva, por 3 meses, cerca de 10 a 12 horas por dia de prática em 17 pessoas. Ao final do período de treinamento eles foram avaliados novamente e foi percebido uma melhora significativa na capacidade de identificar o segundo estímulo alvo em um curto intervalo de tempo, em relação a primeira avaliação antes do programa de meditação.

Além disso, várias pesquisas com mapeamento cerebral mostram que pessoas que meditam regularmente têm mais capacidade de estar atentos e sustentarem a atenção por tempo maior do que as pessoas que não são praticantes. Já que o treino da meditação aumenta a atividade do córtex pré-frontal do cérebro. Área que tem tem por função a própria atenção, plano e expectativas.

Por outro lado, o controle executivo também consegue ser aprimorado com essa prática. Podemos definir controle executivo como uma série de processos cognitivos, tais como planejamento, aquisição de regras, atendimento a estímulos relevantes e capacidade de iniciar o comportamento adequado, enquanto inibe o comportamento inadequado. Ele permite superar os impulsos e anular o comportamento automático. Aquilo que conhecemos como “autocontrole” fundamental para o desempenho intelectual.

 

Pra que meditar?

Meditar vai te tornar mais apto para desempenhar funções cognitivas importantes no seu dia a dia, principalmente em relação ao trabalho e estudos.

 

2- MEDITAR PROMOVE EQUILÍBRIO E REGULAÇÃO DAS EMOÇÕES:

 Vários estudos mostram a relação da prática meditativa com o melhor controle emocional. Sugerindo que o aumento da capacidade da atenção traz como consequência uma maior habilidade para estar equilibrado emocionalmente. Por isso, se você quer se ver livre daqueles momentos de ansiedade e irritação extrema comece a meditar com regularidade.

Embora a relação entre atenção e regulação emocional seja complexa, nós temos estruturas no Sistema Nervoso Central chamada de Amigdalas (cerebrais) que são responsáveis por essa interação, pois elas facilitam a atenção para estímulos que são significativos ou relevantes emocionalmente, principalmente nos estados de medo, ira e agressividade.

As pesquisas estão mostrando que a meditação diminui a ativação delas e justificam que isso acontece porque como o estado de atenção está ativo, há uma melhor interpretação daquele estímulo que poderia desencadear o estado de desequilíbrio emocional, comparado com pessoas que não desenvolveram essa habilidade de atenção e consequentemente de análise das suas reações.

 

Pra que meditar?

Meditar vai te deixar mais calmo, tranquilo, seguro e menos estressado para enfrentar os desafios da sua vida cotidiana. 

 

3- MEDITAÇÃO ESTIMULA A COMPAIXÃO

Por meio da meditação guiada para a compaixão, uma técnica diferente da meditação com foco em um objeto de atenção ou foco na própria consciência, é possível despertar sentimentos de bondade e virtude nas pessoas. A compaixão é o sentimento de se sensibilizar com o sofrimento ou o problema do outro. Quanto mais pessoas compassivas existirem no mundo melhor será viver, não é?

O que os estudos estão colocando em relação ao treino da Meditação da Compaixão é que os praticantes começam a desenvolver, além desse sentimento, bem estar, alívio dos seus problemas psicológicos como ansiedade ou autocrítica, ficam estimulados ao seu propósito de vida, sentem otimismo e aumentam as suas experiências afetivas positivas.

 

Pra que Meditar?

Meditar com foco na compaixão, bondade e amor vai te proporcionar maior conexão social e positividade na vida!

 

4- MEDITAR FORTALECE ÁREAS CEREBRAIS E PREVINE O ENVELHECIMENTO DOS NEURÔNIOS:

 Envelhecer é uma condição natural da vida e por mais que isso não seja um problema para alguns (ou é); o real dilema do envelhecimento está atrelado ao fato de irmos diminuindo e perdendo progressivamente nossas faculdades mentais e habilidades físicas. Nesse processo, muitas doenças surgem em decorrência do desgaste celular. Os neurônios, células que compõem o nosso Sistema Nervoso, não fogem a regra. Assim, nosso encéfalo envelhece infelizmente. Perdemos então a capacidade de guardar novas informações, perdemos a memória, diminui a nossa atenção e cognição.

O interessante ao ler o que a literatura científica traz sobre os benefícios da meditação foi descobrir que pesquisas mostram que a prática de meditar regularmente e a longo prazo, altera a estrutura cerebral de tal forma que aumenta a massa encefálica e retarda o envelhecimento dos neurônios em áreas que geralmente sofrem degeneração com a idade.

Ou seja, sentar por alguns minutos todos os dias, aquietar a mente e praticar alguma técnica de meditação aumenta a neuroplasticidade (formação de novos caminhos e redes neuronais) e rejuvenesce uma das estruturas físicas mais importante do nosso corpo. Aquela que comanda o funcionamento de todas as outras, o encéfalo.

 

Pra que Meditar?

Meditar vai te deixar mais jovem e saudável por muito mais tempo!

Temos aqui apenas alguns benefícios que ela pode proporcionar! Estão relacionando a meditação até com o alívio de dor crônica … dá para imaginar? Mas apenas esses benefícios (ou todos esses, depende do referencial) podem mudar a sua vida!!

É inevitável afirmar que temos uma ferramenta poderosa nas mãos capaz de causar transformações profundas em nosso ser e nos levar por um caminho melhor e virtuoso.

Espero que este texto seja capaz de atualizar os interessados no assunto, mas principalmente que seja capaz de transformar a sua vida com práticas diárias e constantes. Embora os efeitos sejam empolgantes, a disciplina e constância são fundamentais para alcançá-los, pois todos os estudos afirmaram que as alterações positivas detectadas estavam presentes apenas nos meditadores antigos.

Agora que você já sabe pra que meditar, que tal começar hoje? ????

Ôm Namah Shivaya

   

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Meditation experience is associated with increased cortical thickness

Sara W. Lazar, Catherine E. Kerr, Rachel H. Wasserman, Jeremy R. Gray, Douglas N. Greve, Michael T. Treadway, Metta McGarvey, Brian T. Quinn, Jeffery A. Dusek, Herbert Benson, Scott L. Rauch, Christopher I. Moore, Bruce Fischl

Neuroreport. Author manuscript; available in PMC 2006 Feb 6.

Published in final edited form as: Neuroreport. 2005 Nov 28; 16(17): 1893–1897.

 

Mental Training Affects Distribution of Limited Brain Resources

Heleen A Slagter, Antoine Lutz, Lawrence L Greischar, Andrew D Francis, Sander Nieuwenhuis, James M Davis, Richard J Davidson

PLoS Biol. 2007 Jun; 5(6): e138. Published online 2007 May 8. doi: 10.1371/journal.pbio.0050138

 

Effects of mindful-attention and compassion meditation training on amygdala response to emotional stimuli in an ordinary, non-meditative state

Gaëlle Desbordes, Lobsang T. Negi, Thaddeus W. W. Pace, B. Alan Wallace, Charles L. Raison, Eric L. Schwartz

Front Hum Neurosci. 2012; 6: 292. Published online 2012 Nov 1. doi: 10.3389/fnhum.2012.00292

 

Meditation, mindfulness and executive control: the importance of emotional acceptance and brain-based performance monitoring

Rimma Teper, Michael Inzlicht

Soc Cogn Affect Neurosci. 2013 Jan; 8(1): 85–92. Published online 2012 May 12. doi: 10.1093/scan/nss045

 

The effect of meditation on brain structure: cortical thickness mapping and diffusion tensor imaging

Do-Hyung Kang, Hang Joon Jo, Wi Hoon Jung, Sun Hyung Kim, Ye-Ha Jung, Chi-Hoon Choi, Ul Soon Lee, Seung Chan An, Joon Hwan Jang, Jun Soo Kwon

Soc Cogn Affect Neurosci. 2013 Jan; 8(1): 27–33. Published online 2012 Jun 8. doi: 10.1093/scan/nss056

 

Cognitive-affective neural plasticity following active-controlled mindfulness intervention

Micah Allen, Martin Dietz, Karina S. Blair, Martijn van Beek, Geraint Rees, Peter Vestergaard-Poulsen, Antoine Lutz, Andreas Roepstorff

J Neurosci. Author manuscript; available in PMC 2015 Sep 15.

 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5241348/

Medicina e Meditação: um médico ensina a meditar, 2011. Roberto Cardoso

 


Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

YogIN App

Fer Degilio

Fernanda Degilio - @ferdegilio.yoga Fisioterapeuta, Acupunturista, Mestre em Bioética, Professora de Yoga, Fundadora do Espaço Sattwa (Espaço Integrado de Saúde), Professora de Yoga do @yogin.app Cada dia mais apaixonada pelo Yoga, em aprendizado constante sobre saúde, o ser humano e a vida… Acredito que o Yoga seja um dos caminhos para o desenvolvimento de virtudes, manutenção do corpo e mente saudável e principalmente para dar sentido ao propósito de vida de cada um. ❤

2 comentários

    YogIN App Fernanda Degilio |

    obrigada Rafa! bom te ver nesse caminho tb, além da fisioterapia! fico feliz que tenha gostado! ❤️????

    YogIN App Raffaela Rossi |

    Texto Maravilhoso!!! comecei a meditação a pouco tempo e estou na procura da Yoga, fiz algumas aulas experimentais apenas. Mas meditar tem me deixado muito melhor em todos os sentidos!!!!! amei!!!! Fe vc é demais, Grande professora é exemplo!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Aulas de Yoga Online Iniciantes
Dicas de Yoga | 10 jul 2020 | Equipe YogIN App
Aulas de Yoga Online Iniciantes

Aulas de Yoga Online - Iniciantes Duas Aulas de Yoga Online Iniciantes para você que está começando no Yoga. Pratique com os professores de Yoga Daniel De Nardi e Raissa Zoccal. Se você é iniciante no Yoga vai gostar dessas aulas que ensinam as principais técnicas do Yoga.   https://youtu.be/yUH3RKMEq74 Aulas de Yoga Online Iniciantes https://youtu.be/fgzKdilzZCI Neste post você pode aprender Como Fazer Posturas do Yoga. Treine as posturas mais importantes do Yoga e domine as que desafiam você. https://yoginapp.com/como-fazer-as-posturas-do-yoga/ Qual a diferença de Praticar Yoga pelo YouTube de ter seu próprio Studio de Yoga Online? No YogIN App Studio vocêpode praticar Yoga ao vivo todos os dias com diferentes professores. O estímulo do professor ajuda muito para quem quer praticar Yoga de verdade. Nossos alunos podem confirmar isso. 😀😀😀😀😀😀😀😀😀 Poderá também fazer aulas gravadas montadas em formato de série conforme seu objetivo na prática. Digamos que seu objetivo com o Yoga seja Alongar. No YogIN App Studio você encontra uma série que vai passo a passo produzir melhor alongamento. Agora, se o que você quer no Yoga é Silenciar a Mente. 🙏🙏🙏 Neste caso, você também encontra Séries de Aulas que Silenciam a Mente a partir da Respiração ou Meditação. Alunos do YogIN App Studio recebem materiais complementares para conhecer melhor tudo o que está por trás dessa prática milenar. São livros exclusivos, aulas teóricas espciais e todo o acompanhamento no nosso fórum das dúvidas com relação aos diferentes aspectos da prática. Aulas de Yoga Ao Vivo Todos os Dias No YogIN App Studio você pode fazer aulas de Yoga ao vivo todos os dias. Para conferir a programação com toda a agenda de aulas dos próximos dias - CLIQUE AQUI ! Aulas de Yoga Gravadas com seu Objetivo Para entender melhor como as aulas no YogIN App Studio estão organizadas - CLIQUE AQUI e busque o que espera com a prática de Yoga. Se você está buscando o Yoga com algum desses objetivos, faça a aula recomenda acima e perceba em si mesmo se a prática funciona, achamos que você vai gostar. Depois escreve nos comentários como se sentiu  😊😊😊 🙏🙏🙏🙏 Namaste! 🙏🙏🙏 new RDStationForms(\'newsletter-yogin-formulario-1c3fb174b015350a9cd5-html\', \'UA-68279709-2\').createForm();

YogIN | 10 jul 2020 | Liana Linhares
Sarvangasana – Como Fazer a Postura da Vela!

 Sarvangasana - A Postura da Vela Sarvangasana é uma das posturas de inversão. É conhecida como a \"rainha de todas as posições de Yoga\". Aqui está o motivo: ~ Inverter o corpo aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando sua função, ~ Ajuda a relaxar as pernas cansadas depois de um longo dia, ~ Acalma o sistema nervoso, reduz a ansiedade, irritabilidade e insônia ~ Ajuda com a digestão estimulando os órgãos internos, ~ Abre os ombros e libera a tensão da parte superior das costas. O Sarvangasana em si é uma posição muito completa, tem tantos benefícios que se você não tiver tempo para fazer uma prática de asana completa, você pode fazer apenas essa pose por cerca de 5-10 minutos. 1 - comece deitado de costas e estenda as pernas para cima; 2 - leve as pernas acima da cabeça levantando os quadris - use as mãos nas costas para ajudar; 3 - usando seus músculos do abdomen, comece a criar uma linha vertical com seu tronco, quadris e pernas para o alto. Deslize suas mãos para o meio das costas para apoiar melhor, os cotovelos devem ser paralelos - esta é a posição em si, fique aqui pelo tempo que se sentir confortável 4 - pegue os pés em cima, se puder, dobre os joelhos e apoie-os ao lado de suas orelhas, arraste lentamente a coluna até o chão, 5 - matsyasana (pose de peixe) como uma contra-posição: levante seu peito enquanto desliza o topo da cabeça no chão - esta pose abrirá a região da garganta regulando a função da tireóide, 6 - para terminar, abrace as pernas para a barriga e descanse. Algumas contra-indicações são: pressão alta, glaucoma. Sempre ouça seu corpo e respeite seus limites, trabalhe-lhe flexibilidade, força e consciência gradualmente e com a ajuda de um professor de yoga experiente. Om Namah Shivaya  

Como fazer padmasana
Vídeos de Yoga | 10 jul 2020 | Daniel De Nardi
Treinamento para a Postura do Lótus – Padmasana

Como Fazer Padmasana: Postura de Lótus Como fazer padmasana é o que esse vídeo vai ensinar. As posturas de meditação tem o nome de dhyanasana no yoga. Uma das mais conhecidas e poderosas é a postura de lótus, em que você cruza uma perna por cima da outra trançando a circulação pelas pernas e proporcionando mais estabilidade para coluna e fluxo de energia por sushumna. Para assistir - CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO. https://youtu.be/tE0iNqo4pyI Canal de Yoga no YouTube - Aula de Yoga Online Gratis A prática de Yoga em casa é uma realidade na vida de pelo menos 1 milhão de brasileiros hoje em dia e isso também pode ser visto no crescimento dos canais de Yoga no YouTube. O YogIN App também possui um canal com Aulas de Yoga Gratis, teoria de Yoga e Séries de Como Fazer as Posturas do Yoga 🙌🙌🙌. Dentro desse vasto material, separamos uma aula que bomba nas buscas por Yoga Online para Iniciantes. A aula de Yoga para iniciantes que está abaixo despertou o interesse de muita gente que a partir dela adotou o Yoga como estilo de vida. Recentemente, conversamos com a Vanderleia, aluna do CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE YOGA ONLINE e ela nos contou que se interessou em conhecer mais o Yoga a partir da prática dessa aula que você tem abaixo. 😀😀😀. Assim como Van, milhares de pessoas conheceram o YogIN App depois de fazer essa aula. 🙏🙏🙏 Para assinar o canal CLIQUE AQUI https://youtu.be/fgzKdilzZCI Qual a diferença de Praticar Yoga pelo YouTube de ter seu próprio Studio de Yoga Online? No YogIN App Studio vocêpode praticar Yoga ao vivo todos os dias com diferentes professores. O estímulo do professor ajuda muito para quem quer praticar Yoga de verdade. Nossos alunos podem confirmar isso. 😀😀😀😀😀😀😀😀😀 Poderá também fazer aulas gravadas montadas em formato de série conforme seu objetivo na prática. Digamos que seu objetivo com o Yoga seja Alongar. No YogIN App Studio você encontra uma série que vai passo a passo produzir melhor alongamento. Agora, se o que você quer no Yoga é Silenciar a Mente. 🙏🙏🙏 Neste caso, você também encontra Séries de Aulas que Silenciam a Mente a partir da Respiração ou Meditação. Alunos do YogIN App Studio recebem materiais complementares para conhecer melhor tudo o que está por trás dessa prática milenar. São livros exclusivos, aulas teóricas espciais e todo o acompanhamento no nosso fórum das dúvidas com relação aos diferentes aspectos da prática. Aulas de Yoga Ao Vivo Todos os Dias No YogIN App Studio você pode fazer aulas de Yoga ao vivo todos os dias. Para conferir a programação com toda a agenda de aulas dos próximos dias - CLIQUE AQUI ! Aulas de Yoga Gravadas com seu Objetivo Para entender melhor como as aulas no YogIN App Studio estão organizadas - CLIQUE AQUI e busque o que espera com a prática de Yoga. Se você está buscando o Yoga com algum desses objetivos, faça a aula recomenda acima e perceba em si mesmo se a prática funciona, achamos que você vai gostar. Depois escreve nos comentários como se sentiu  😊😊😊 🙏🙏🙏🙏 Namaste! new RDStationForms(\'newsletter-yogin-formulario-1c3fb174b015350a9cd5-html\', \'UA-68279709-2\').createForm();

Podcast de Yoga
Filosofia do Yoga | 9 jul 2020 | Equipe YogIN App
YogIN Cast, o maior Podcast de Yoga do Brasil

Podcast de Yoga do YogIN App O YogIN Cast é o podcast de Yoga com mais acessos no Brasil. Em 2018, foram mais de Meio Milhão de audições de yogins de todas as partes do mundo (mais de 50 países). Se você ainda não conhece o nosso canal de podcast de Yoga, está perdendo uma oportunidade única de aprendizado. Sugerimos que acesse-o nas suas diferentes plataformas. O conteúdo é inteiramente gratuito e você encontra desde exercícios de relaxamento e meditação até conteúdos com teoria e História do Yoga. O podcast pode ser acessado de diferentes plataformas. Escolha a que mais se adequar ao seu estilo.   Como Acessar o YogIN Cast SoundCloud :    Spotify:   App nativo do IOS :    App nativo Android :      No YogIN Cast você encontra diferentes programas de podcasts. Série Reflexões de um YogIN Contemporâneo com #108 episódios: https://yoginapp.com/reflexoes-de-um-yogin-contemporaneo-serie-de-podcasts   Yoga Falado, episódios a respeito da prática do Yoga    Se você nunca acessou um podcast e quer aprender, assista o vídeo abaixo:   https://youtu.be/t4CDnbc6KM8 Podcast de Yoga com Exercícios Relaxamentos Nessa Playlist você pode fazer exercícios de Relaxamento gravados pelos professores do YogIN App https://soundcloud.com/yogin-cast/sets/s-rie-de-relaxamentos-e   Podcast de Yoga de Meditação Nessa Playlist você pode fazer exercícios de Meditação gravados pelos professores do YogIN App https://soundcloud.com/yogin-cast/sets/medita-o-iniciantes   Para saber mais sobre Podcasts e como aprender com essa ferramenta incrível, deixe seu e-mail no formulário abaixo que enviaremos informações exclusivas para você aprender mais ao invés de perder tempo. O podcast pode mudar nossa forma de aprender e nos dar uma oportunidade de aprender enquanto fazemos coisas que tomam o nosso tempo. É possível outvir podcast enquanto dirige, caminha, lava-louça, espera numa fila e tantos outros momentos que muitas vezes não nos acrescentam nada. Aproveite para aprender mais pelos Podcasts selecionados que enviaremos para você por email. Tenho certeza que se você gosta de aprender sobre os assuntos com mais profundidade, a ferramenta do podcast vai mudar sua experiência de aprendizado. Diversos alunos do YogIN App relatam que aprenderam a ouvir podcast através do nosso canal e que isso acabou sendo determinante para o aprendizado de outras áreas que eles tinham interesse em se desenvolver. new RDStationForms(\'formulario-post-podcast-de-yoga-yogin-cast-bba7f2bbdebc139495df\', \'UA-68279709-2\').createForm();