Pós-Verdade – Podcast #91

HOME > BLOG > Pós-Verdade – Podcast #91

Podcast de Yoga | 1 jan 2021 | Daniel De Nardi


Pós-Verdade – Podcast #91

Todo o ano o Dicionário Oxford escolhe uma palavra como “A palavra do Ano”. Em 2016, a palavra escolhida foi post truth ou Pós-Verdade.
O trabalho da filosofia é esclarecer conceito, então nesse podcast vou dar a minha definição do que é pós-verdade.

Entenda mais sobre pós-Verdade no episódio #91 da série reflexões de um YogIN contemporâneo.

LINKS

 

Curso Yoga – Formação de Professores

Planos

 

 

Transcrição podcast #91 Pós-Verdade

Todo o ano o Dicionário Oxford escolhe uma palavra como “A palavra do Ano” – já foram escolhidas palavras como Selfie, a foto de si mesmo, em 2013) e  “youthquake” em 2017. Numa tradução livre, algo como “terremoto jovem”.  A definição oficial de “youthquake”, segundo o dicionário, é “uma mudança cultural, política ou social significante provocada pelas ações ou influência de pessoas jovens”.

Especialistas em léxico de Oxford afirmaram que o uso do termo quintuplicou entre 2016 e 2017.
Em 2016, a palavra escolhida foi post truth ou Pós-Verdade.
O trabalho da filosofia é esclarecer conceito, então nesse podcast vou dar a minha definição do que é pós-verdade.

Primeiro vamos entender como funciona a construção da verdade. Ela é considerada verdade quando é algo que conseguimos aprendemos com os sentidos e com a lógica. Isso acontece a partir das evidências. Você vê uma garrafa e sabe que é uma garrafa, mas se você começar a dizer que aquilo não é uma garrafa, você está faltando com a verdade, ou você não possui elementos que determinem que sua razão afirme o que ou não verdade.

A ideia aristotélica num debate é ir sempre buscando o maior número de evidências que conduzam a conclusão com mais razão.

As evidências tendem a apresentar o que é mais próximo da realidade. Tenho um exemplo disso com relação ao Ciro Gomes. Em 2007, vi uma palestra do Ciro em que ele disse que deu aulas em Harvard. Naquele momento, ele subiu no meu conceito. Porque não é simples um brasileiro dar aula numa das Universidades mais bem conceituadas do mundo. Em seguida, vi o Ciro falando em inglês e comecei achar estranho que alguém com um inglês pior que o meu, que é sofrível, possa dar aula de direito em Harvard. As evidências começaram a entrar em conflito. Como uma falha na Matrix. Um tempo depois, soube que para você dar uma aula em Harvard não é tão difícil. Basta que um grupo de alunos solicite uma aula específica que só você pode dar. Nesse caso, também já fui professor da FAAP, pois uma vez o Pondé pediu que seus alunos levassem estudiosos de assuntos relacionados à espiritualidade e me chamaram.

Agora alguém pode ter investigado mais profundamente e possa ser que de fato, o Ciro tenha dado uma cadeira inteira em Harvard.
É impossível verificar todas as afirmações que você ouve, algumas de fato você vai acabar fazendo uma análise superficial.    
O voto dos Ministro do Supremo, o que é verdade?
Hoje como o acesso à informação é rápido e barato, não é difícil você encontrar argumentos para todo tipo de verdade.
Antigamente, as referencias para o que era a verdade eram poucas. As crenças da tribo, uma religião, depois a ciência. Com a difusão do conhecimento, até o que é ciência ficou difícil de saber.

Além disso, os algoritmos das redes sociais, mostram em maior proporção opiniões próximas a sua, isso favorece quem prefere ir mais pelo que gosta ou acredita do que pelas evidências. Ninguém terá todas as evidências para cada tomada de decisão, mas dentro das que se apresentam, não se pode negar o que não se quer encarar como verdade.

Não há como investigar tudo o que falam para você. Isso tornaria muito tempo e você não conseguiria fazer mais nada. Só que o que é importante e relevante na sua vida, isso tem que ser aprofundado, Nisso você tem que dedicar tempo e buscar o máximo de evidências possíveis.

Existe um conceito hoje chamado Datta Driven que significa ser orientado por dados significa que o progresso em uma atividade é compelido por dados, e não por intuição ou por experiência pessoal. Dados orientados podem se referir a qualquer área desde o funcionamento do seu corpo até decisões estratégicas numa empresa. O que o tempo tem mostrado é que quanto mais as decisões são baseados em dados, que traduzem evidências, mais as decisões são acertadas. Então, seja um cientista daquilo que é relevante para você, duvide de tudo e levante todas as evidências que contrariem a sua própria vontade. Jogue todo tipo de evidência contra seus argumentos e veja se eles se mantém em pé. Mesmo depois de concluir, saiba que a Natureza é volátil, logo tudo o que existe dentro dela também.

Finalizamos com a frase do brasão da Índia, extraída da Mandukya Upanishad.

Satya Meva Jayate , a Verdade triunfará no final.

Carmen é uma ópera em quatro atos do compositor francêsGeorges Bizet, com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, baseado na novela homônima de Prosper Mérimée. Estreou em 1875, no Opéra-Comique de Paris[1].
O caráter transgressor da protagonista provocou severas críticas na estreia da ópera, em março de 1875. A aclamação popular só aconteceu em outubro daquele ano, quando foi encenada em Viena, sob os aplausos de Brahms, Wagner, Tchaikovsky e Nietzsche. Porém, Bizet, que havia morrido em junho, não pôde ver o sucesso da sua obra, que teria uma volta triunfal aos palcos de Paris em 1883.

 

 

  

           

 


Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

Daniel De Nardi>

Daniel De Nardi

Sou Professor de Yoga há mais de 25 anos certificado pelo Yoga Alliance E-RYT 500, reconhecida como uma marca registrada de treinamento de Yoga de alta qualidade, seguro, acessível e equitativo. Também sou o fundador do YogIN App Escola de Yoga Online que se divide em: YogIN App Studio - Aulas de Yoga Online YogIN App Academy - Cursos de Yoga Online Tenho interesse no estudo do Yoga e das raízes dessa Filosofia Milenar. Sou autor dos livros: Asana: Posturas do Yoga Como o Conhecimento Liberta do Sofrimento Sámkhya: Ancestral Filosofia Moderna O Yoga do Autoconhecimento As origens do Yoga e da Meditação Pra que Meditar? Como Funciona a Meditação O Yoga e o Stress Produzo a série de podcasts "Reflexões de um YogIN Contemporâneo" do YogIN Cast, o canal de podcasts de Yoga mais acessado do Brasil. Instagram: @reflexoesdeumyogin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga
Filosofia do Yoga | 25 mar 2022 | Equipe YogIN App
Técnicas Sexuais do Hatha Yoga

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga Há muita asssociação do Tantra com técnicas sexuais, mas será que isso é verdade ou distroção? Entenda neste vídeo!   https://youtu.be/qS0Ej3_0gbc  

Uma visão científica das Energias do Yoga
Teoria do Yoga | 24 mar 2022 | Equipe YogIN App
Uma visão Científica das Energias do Yoga

Uma visão científica das Energias do Yoga Uma visão científica das Energias do Yoga. Para a Ciência somente as energias que podem ser medidas existem. Nesse sentido, entenda como as energias do Yoga podem ser explicadas de forma racional. Entenda nesse vídeo https://youtu.be/IevwOtz8W78

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo
História do Yoga | 23 mar 2022 | Equipe YogIN App
Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo Swasthya Yoga é uma linha que mistura um monte de misticismo com técnicas do Shivananda Ashram. O Swasthya foi criado pelo Derose no Brasil depois de viajar à Índia Até aí tudo bem, novos sistemas de Yoga são criados todos os dias em todas as partes do mundo. O que não dá para aceitar é que o derose diga que teve a revelação do Yoga mais antigo que existe, um yoga pre-vedico, que somente ele teve acesso. Neste vídeo explicamos como essa é uma mentira que hoje em dia só engana as pessoas que não tem paciência para fazer uma mínima pesquisa na internet.   https://youtu.be/kt1QOjgZ8XQ

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga
YogAteu | 22 mar 2022 | Daniel De Nardi
YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO Nesta live vamos entender as vantagens de ensinar o YogAteu, a linha de Yoga criada por Daniel de Nardi, sem DOGMAS e MISTICISMOS. Essa metodologia é o resultado de mais de 10.000 HORAS de PESQUISA sobre o CORPO e MENTE e 25 anos pesquisando e ensinando Yoga todos os dias. Professor de Yoga há mais de 25 anos, certificado pelo Yoga Alliance E-RYT 500H, reconhecida como uma marca registrada de treinamento de Yoga de alta qualidade, seguro, acessível e equitativo.   https://youtu.be/jLusX6EGQtc   Fundador do YogIN App® Escola de Yoga Online, que existe desde 2015. Divide em: YogIN App Studio - Aulas de Yoga Online YogIN App Academy - Cursos de Yoga Online Estamos com uma promoção somente até 31/03/22 para você fazer parte do YogIN App: Para se tornar aluno do YogIN Studio e praticar aula de yoga ao vivo e gravadas com 40% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3CSrVKl Para se tornar Professor(a) de Yoga sob a chancela da maior Formação em Yoga do Brasil com 30% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3Inxi5v