Por que o Yoga não é uma atividade física

HOME > BLOG > Por que o Yoga não é uma atividade física

Filosofia do Yoga | 30 jun 2020 | Fernanda Magalhães


Quais a diferenças de uma atividade física e de uma prática de Yoga.

Por que o Yoga não é uma atividade física é uma pergunta feita por alunos de Yoga, mas também por profissionais de Educação física que eventualmente querem saber mais sobre a prática de Yoga. O motivo do Yoga não ser uma atividade física é explicado neste post, mas você poderá aprender mais acessando o canal de Podcasts do YogIN App clicando na imagem abaixo.

Sou professora de Ashtanga e Vinyasa no Rio de Janeiro e, além das aulas no estúdio e aqui pela plataforma do YoginApp, dou aulas também em uma academia de ginástica. Recebo muita gente me perguntando se seria melhor fazer yoga ou pilates, ou se há problemas em sair direto da aula de yoga para o spinning ou vice e versa. Esse tipo de pergunta é natural de quem observa uma aula de Yoga baseada na execução de posturas, chamadas de Asanas.

O que sempre tento explicar à estas pessoas é que o Yoga não é um exercício físico e sugiro que separem as coisas. Sim, movimentamos o corpo, suamos, alongamos a musculatura e fazemos  força durante uma sequência de asanas, mas tudo isso é apenas uma parte do Yoga, que por trabalhar aspectos do corpo físico, provoca a confusão aos olhos ocidentais.

“Em primeiro lugar, se expõem os asanas, pois eles constituem o primeiro passo do Hatha Yoga. Os asanas se praticam para conquistar postura firme, saúde e flexibilidade” (Hatha Yoga Pradípika 1:17)

Embora a saúde, a força física e o equilíbrio hormonal sejam extremamente importantes para a prática do Yoga, são apenas alicerces para a construção de um caminho de volta ao Eu. Aquele Eu que é parte do todo e não está preso a visão do ego.

Por que o Yoga não é uma atividade física

Por que o Yoga não é uma atividade física?

E se o Yoga não é exercício, o que ele é?

O que é o Yoga?

O Yoga é um dos seis sistemas ortodoxos da filosofia indiana, o que trata da relação com a mente. O grande tratado de Yoga foi compilado por Patanjali entre 400 e 200 A.C. É deste tratado, o Yoga Sutra, que obtemos a afirmação de que Yoga é a supressão das instabilidades da mente (em sânscrito: yoga chitta vritti nirodha). A partir desta afirmação, Patanjali descreve oito passos para o sucesso da tarefa e, entre esses passos, é apresentada a parte do trabalho corporal (asanas). É bem razoável compreender que, sendo seres humanos, vivendo em um corpo físico, nada seria mais natural do que usá-lo como veículo para vivenciar todas as outras 7 partes deste caminho ao Yoga.

Nosso engano ocorre ao tentar compreender uma Cultura pelo olhar de outra. Não há a mesma bagagem para gerar a mesma compreensão. Principalmente nós, ocidentais, que estando muito identificados com o físico, acreditamos que nós somos o nosso corpo, enaltecendo tudo que é executado por ele. Neste corpo, incluo a mente como conhecemos, esta que lê o mundo através dos nossos sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato) e traduz em uma língua de condicionamentos adquiridos e pré-estabelecidos em nossa mente.

Então as posturas psicofísicas (chamadas de asanas) caem como uma luva para desviar a atenção da mente condicionada direcionando para uma percepção mais ampla do Eu, desconectado dos processos mentais que geram ansiedade, estresse e depressão através do foco no corpo. Ansiedade, estresse e depressão são três dois problemas mais comuns gerados pela mente inquieta e descontrolada. E quem nunca?

Existe uma relação direta entre Estados mentais e o corpo, como a respiração acelerada provocada pelo medo ou os ombros e pescoço rígidos por estresse. Um dos benefícios da prática de asanas (as posturas psicofísicas) é trazer a relação oposta trabalhando o corpo  para provocar o estado mental desejado. Por exemplo, a tensão da mente pode ser eliminada através do alongamento de músculos e a ansiedade afastada pelo controle do tempo de inspiração e exalação. E da mesma forma medos podem ser ultrapassados e traumas vencidos. Este trabalho corporal inclui não só a execução de alguma sequência de ásanas, mas também exercícios respiratórios e técnicas de limpeza e purificação.

“À medida que aperfeiçoamos o asana, começamos a entender a verdadeira natureza da nossa corporificação, do nosso ser e da divindade que nos anima… Para compreender isso, é preciso mais do que proficiência técnica; cada asana deve ser realizado não como um simples exercício físico, mas como meio de entender o corpo e então integrá-lo com a respiração, a mente, a inteligência, a consciência e o centro” (B.K.S. Iyengar, Luz na Vida)

 

Então, o Yoga, antes de atividade física é uma atividade para o controle da mente, onde o físico é utilizado para acessarmos estados diferenciados de consciência. E por isso, não é errado iniciar seu estudo do Yoga através da prática de asanas, pois precisamos vencer essa barreira de identificação material para conectar com as partes mais sutis da prática. Essa é só uma forma contemporânea de nos voltarmos ao centro.

Na próxima vez que você subir no seu tapetinho, observe mais os efeitos que o Yoga tem em sua vida, não só no seu corpo físico, ou ta tonificação de seus músculos e flexibilidade. Yoga é união, trabalhando você por inteiro, como parte de um todo.

Namastê!


Qual a diferença de Praticar Yoga pelo YouTube de ter seu próprio Studio de Yoga Online?

No YogIN App Studio temos aulas de Yoga ao vivo todos os dias e você também pode fazer aulas gravadas montadas em formato de série conforme seu objetivo na prática. Digamos que seu objetivo com o Yoga seja Alongar. No YogIN App Studio você encontra uma série que vai passo a passo produzir melhor alongamento. Agora, se o que você quer no Yoga é Silenciar a Mente. Neste caso, você também encontra Séries de Aulas que Silenciam a Mente a partir da Respiração ou Meditação. Além disso, os alunos do YogIN App Studio recebem materiais complementares para conhecer melhor tudo o que está por trás dessa prática milenar.

Aulas de Yoga Ao Vivo Todos os Dias

No YogIN App Studio você pode fazer aulas de Yoga ao vivo todos os dias. Para conferir a programação com toda a agenda de aulas dos próximos dias – CLIQUE AQUI e busque o que espera com a prática de Yoga.

Aulas de Yoga Gravadas com seu Objetivo

Para entender melhor como as aulas no YogIN App Studio estão organizadas – CLIQUE AQUI e busque o que espera com a prática de Yoga.

Então se está buscando o Yoga com algum desses objetivos, faça a aula recomenda acima e perceba em si mesmo se a prática funciona. Não vai custar nada essa aula de yoga online gratis e acho que você vai gostar.


Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

YogIN App

Fernanda Magalhães

Fê é carioca, pisciana, arquiteta, ambientalista e entusiasta do estilo de vida saudável. Despertou sua atenção ao corpo físico em 2001, através de consciência alimentar e atividade física regular. Apaixonada por estudar sobre o assunto, chegou a repensar sua escolha pelo curso de arquitetura. Durante esta busca, o Yoga se tornou uma ambição, alcançada somente em 2012, quando a prática se tornou rotina.  É praticante de Ashtanga Vinyasa Yoga e professora de Hatha e Ashtanga. Sempre idealista e sonhadora,  quer levar o bem viver a todos que cruzam sua jornada. Em 2016 finalmente formou-se em Yoga pelo YogginApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Aulas de Yoga Online Iniciantes
Dicas de Yoga | 10 jul 2020 | Equipe YogIN App
Aulas de Yoga Online Iniciantes

Aulas de Yoga Online - Iniciantes Duas Aulas de Yoga Online Iniciantes para você que está começando no Yoga. Pratique com os professores de Yoga Daniel De Nardi e Raissa Zoccal. Se você é iniciante no Yoga vai gostar dessas aulas que ensinam as principais técnicas do Yoga.   https://youtu.be/yUH3RKMEq74 Aulas de Yoga Online Iniciantes https://youtu.be/fgzKdilzZCI Neste post você pode aprender Como Fazer Posturas do Yoga. Treine as posturas mais importantes do Yoga e domine as que desafiam você. https://yoginapp.com/como-fazer-as-posturas-do-yoga/ Qual a diferença de Praticar Yoga pelo YouTube de ter seu próprio Studio de Yoga Online? No YogIN App Studio vocêpode praticar Yoga ao vivo todos os dias com diferentes professores. O estímulo do professor ajuda muito para quem quer praticar Yoga de verdade. Nossos alunos podem confirmar isso. 😀😀😀😀😀😀😀😀😀 Poderá também fazer aulas gravadas montadas em formato de série conforme seu objetivo na prática. Digamos que seu objetivo com o Yoga seja Alongar. No YogIN App Studio você encontra uma série que vai passo a passo produzir melhor alongamento. Agora, se o que você quer no Yoga é Silenciar a Mente. 🙏🙏🙏 Neste caso, você também encontra Séries de Aulas que Silenciam a Mente a partir da Respiração ou Meditação. Alunos do YogIN App Studio recebem materiais complementares para conhecer melhor tudo o que está por trás dessa prática milenar. São livros exclusivos, aulas teóricas espciais e todo o acompanhamento no nosso fórum das dúvidas com relação aos diferentes aspectos da prática. Aulas de Yoga Ao Vivo Todos os Dias No YogIN App Studio você pode fazer aulas de Yoga ao vivo todos os dias. Para conferir a programação com toda a agenda de aulas dos próximos dias - CLIQUE AQUI ! Aulas de Yoga Gravadas com seu Objetivo Para entender melhor como as aulas no YogIN App Studio estão organizadas - CLIQUE AQUI e busque o que espera com a prática de Yoga. Se você está buscando o Yoga com algum desses objetivos, faça a aula recomenda acima e perceba em si mesmo se a prática funciona, achamos que você vai gostar. Depois escreve nos comentários como se sentiu  😊😊😊 🙏🙏🙏🙏 Namaste! 🙏🙏🙏 new RDStationForms(\'newsletter-yogin-formulario-1c3fb174b015350a9cd5-html\', \'UA-68279709-2\').createForm();

YogIN | 10 jul 2020 | Liana Linhares
Sarvangasana – Como Fazer a Postura da Vela!

 Sarvangasana - A Postura da Vela Sarvangasana é uma das posturas de inversão. É conhecida como a \"rainha de todas as posições de Yoga\". Aqui está o motivo: ~ Inverter o corpo aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando sua função, ~ Ajuda a relaxar as pernas cansadas depois de um longo dia, ~ Acalma o sistema nervoso, reduz a ansiedade, irritabilidade e insônia ~ Ajuda com a digestão estimulando os órgãos internos, ~ Abre os ombros e libera a tensão da parte superior das costas. O Sarvangasana em si é uma posição muito completa, tem tantos benefícios que se você não tiver tempo para fazer uma prática de asana completa, você pode fazer apenas essa pose por cerca de 5-10 minutos. 1 - comece deitado de costas e estenda as pernas para cima; 2 - leve as pernas acima da cabeça levantando os quadris - use as mãos nas costas para ajudar; 3 - usando seus músculos do abdomen, comece a criar uma linha vertical com seu tronco, quadris e pernas para o alto. Deslize suas mãos para o meio das costas para apoiar melhor, os cotovelos devem ser paralelos - esta é a posição em si, fique aqui pelo tempo que se sentir confortável 4 - pegue os pés em cima, se puder, dobre os joelhos e apoie-os ao lado de suas orelhas, arraste lentamente a coluna até o chão, 5 - matsyasana (pose de peixe) como uma contra-posição: levante seu peito enquanto desliza o topo da cabeça no chão - esta pose abrirá a região da garganta regulando a função da tireóide, 6 - para terminar, abrace as pernas para a barriga e descanse. Algumas contra-indicações são: pressão alta, glaucoma. Sempre ouça seu corpo e respeite seus limites, trabalhe-lhe flexibilidade, força e consciência gradualmente e com a ajuda de um professor de yoga experiente. Om Namah Shivaya  

Como fazer padmasana
Vídeos de Yoga | 10 jul 2020 | Daniel De Nardi
Treinamento para a Postura do Lótus – Padmasana

Como Fazer Padmasana: Postura de Lótus Como fazer padmasana é o que esse vídeo vai ensinar. As posturas de meditação tem o nome de dhyanasana no yoga. Uma das mais conhecidas e poderosas é a postura de lótus, em que você cruza uma perna por cima da outra trançando a circulação pelas pernas e proporcionando mais estabilidade para coluna e fluxo de energia por sushumna. Para assistir - CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO. https://youtu.be/tE0iNqo4pyI Canal de Yoga no YouTube - Aula de Yoga Online Gratis A prática de Yoga em casa é uma realidade na vida de pelo menos 1 milhão de brasileiros hoje em dia e isso também pode ser visto no crescimento dos canais de Yoga no YouTube. O YogIN App também possui um canal com Aulas de Yoga Gratis, teoria de Yoga e Séries de Como Fazer as Posturas do Yoga 🙌🙌🙌. Dentro desse vasto material, separamos uma aula que bomba nas buscas por Yoga Online para Iniciantes. A aula de Yoga para iniciantes que está abaixo despertou o interesse de muita gente que a partir dela adotou o Yoga como estilo de vida. Recentemente, conversamos com a Vanderleia, aluna do CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE YOGA ONLINE e ela nos contou que se interessou em conhecer mais o Yoga a partir da prática dessa aula que você tem abaixo. 😀😀😀. Assim como Van, milhares de pessoas conheceram o YogIN App depois de fazer essa aula. 🙏🙏🙏 Para assinar o canal CLIQUE AQUI https://youtu.be/fgzKdilzZCI Qual a diferença de Praticar Yoga pelo YouTube de ter seu próprio Studio de Yoga Online? No YogIN App Studio vocêpode praticar Yoga ao vivo todos os dias com diferentes professores. O estímulo do professor ajuda muito para quem quer praticar Yoga de verdade. Nossos alunos podem confirmar isso. 😀😀😀😀😀😀😀😀😀 Poderá também fazer aulas gravadas montadas em formato de série conforme seu objetivo na prática. Digamos que seu objetivo com o Yoga seja Alongar. No YogIN App Studio você encontra uma série que vai passo a passo produzir melhor alongamento. Agora, se o que você quer no Yoga é Silenciar a Mente. 🙏🙏🙏 Neste caso, você também encontra Séries de Aulas que Silenciam a Mente a partir da Respiração ou Meditação. Alunos do YogIN App Studio recebem materiais complementares para conhecer melhor tudo o que está por trás dessa prática milenar. São livros exclusivos, aulas teóricas espciais e todo o acompanhamento no nosso fórum das dúvidas com relação aos diferentes aspectos da prática. Aulas de Yoga Ao Vivo Todos os Dias No YogIN App Studio você pode fazer aulas de Yoga ao vivo todos os dias. Para conferir a programação com toda a agenda de aulas dos próximos dias - CLIQUE AQUI ! Aulas de Yoga Gravadas com seu Objetivo Para entender melhor como as aulas no YogIN App Studio estão organizadas - CLIQUE AQUI e busque o que espera com a prática de Yoga. Se você está buscando o Yoga com algum desses objetivos, faça a aula recomenda acima e perceba em si mesmo se a prática funciona, achamos que você vai gostar. Depois escreve nos comentários como se sentiu  😊😊😊 🙏🙏🙏🙏 Namaste! new RDStationForms(\'newsletter-yogin-formulario-1c3fb174b015350a9cd5-html\', \'UA-68279709-2\').createForm();

Podcast de Yoga
Filosofia do Yoga | 9 jul 2020 | Equipe YogIN App
YogIN Cast, o maior Podcast de Yoga do Brasil

Podcast de Yoga do YogIN App O YogIN Cast é o podcast de Yoga com mais acessos no Brasil. Em 2018, foram mais de Meio Milhão de audições de yogins de todas as partes do mundo (mais de 50 países). Se você ainda não conhece o nosso canal de podcast de Yoga, está perdendo uma oportunidade única de aprendizado. Sugerimos que acesse-o nas suas diferentes plataformas. O conteúdo é inteiramente gratuito e você encontra desde exercícios de relaxamento e meditação até conteúdos com teoria e História do Yoga. O podcast pode ser acessado de diferentes plataformas. Escolha a que mais se adequar ao seu estilo.   Como Acessar o YogIN Cast SoundCloud :    Spotify:   App nativo do IOS :    App nativo Android :      No YogIN Cast você encontra diferentes programas de podcasts. Série Reflexões de um YogIN Contemporâneo com #108 episódios: https://yoginapp.com/reflexoes-de-um-yogin-contemporaneo-serie-de-podcasts   Yoga Falado, episódios a respeito da prática do Yoga    Se você nunca acessou um podcast e quer aprender, assista o vídeo abaixo:   https://youtu.be/t4CDnbc6KM8 Podcast de Yoga com Exercícios Relaxamentos Nessa Playlist você pode fazer exercícios de Relaxamento gravados pelos professores do YogIN App https://soundcloud.com/yogin-cast/sets/s-rie-de-relaxamentos-e   Podcast de Yoga de Meditação Nessa Playlist você pode fazer exercícios de Meditação gravados pelos professores do YogIN App https://soundcloud.com/yogin-cast/sets/medita-o-iniciantes   Para saber mais sobre Podcasts e como aprender com essa ferramenta incrível, deixe seu e-mail no formulário abaixo que enviaremos informações exclusivas para você aprender mais ao invés de perder tempo. O podcast pode mudar nossa forma de aprender e nos dar uma oportunidade de aprender enquanto fazemos coisas que tomam o nosso tempo. É possível outvir podcast enquanto dirige, caminha, lava-louça, espera numa fila e tantos outros momentos que muitas vezes não nos acrescentam nada. Aproveite para aprender mais pelos Podcasts selecionados que enviaremos para você por email. Tenho certeza que se você gosta de aprender sobre os assuntos com mais profundidade, a ferramenta do podcast vai mudar sua experiência de aprendizado. Diversos alunos do YogIN App relatam que aprenderam a ouvir podcast através do nosso canal e que isso acabou sendo determinante para o aprendizado de outras áreas que eles tinham interesse em se desenvolver. new RDStationForms(\'formulario-post-podcast-de-yoga-yogin-cast-bba7f2bbdebc139495df\', \'UA-68279709-2\').createForm();