Por que Meditar Sentado?

HOME > BLOG > Por que Meditar Sentado?

Meditação | 5 ago 2020 | Equipe YogIN App


Como Meditar Sentado e Despertar a Energia Interior!

Meditar sentado é a forma mais correta para o exercício de Meditação, mas  qual o motivo dessa ser a melhor posição?

Por que Meditar sentado?

Porque meditação não é apenas um ato mental, mas também uma ferramenta para o despertar de nossa energia interior e a postura que adotamos interfere no movimento dessa energia. A postura que adotamos influencia no movimento e despertar dessa energia, passando de forma ascendente por dentro da nossa coluna, onde fica localizada sushumna nadi.

A palavra nadi vem da raiz nad, que em sânscrito significa canaleta, córrego, ou fluxo do nada, e é o canal pelo qual circula o prana, a bioenergia, pelo corpo. No nosso corpo sutil, existem dois condutos nervosos na coluna espinhal chamados ida e pingala, e um canal ôco, ao qual chamam de Sushumna. Os gregos o chamavam de spierema, “correndo através da medula espinhal”.

É por dentro deste canal que despertarmos a energia da kundalini, uma poderosa força que conforme ascende desperta nossa mente. Meditar é uma das formas de despertar essa energia e de expandir nossa consciência.

Meditar é parar a mente voltada para o mundo exterior, é despertar a mente consciente do eu, conquistar o silêncio pelo qual podemos ouvir melhor e nos conectar.

Posições para meditar sentado

  • Sentado com as pernas cruzadas

As posturas de meditação tem o nome de dhyanasana no yoga. Uma das mais conhecidas e poderosas é a postura de lotus, em que você cruza uma perna por cima da outra trancando a circulação pelas pernas e proporcionando mais estabilidade para coluna e fluxo de energia por sushumna.

Porém, o padmasana  pode exigir bastante das suas articulações dos joelhos, quadris e tornozelos, se for o caso, comece em sukhasana. Nesta variação mais fácil, apenas cruze as pernas de maneira confortável e caso seus joelhos estejam muito altos, sente-se em cima de uma almofada, vai lhe dar muito mais conforto e seus joelhos ficarão mais baixos.

Tudo bem se apoiar em uma parede, se necessário.

  • Meditar Sentado sobre os joelhos

Nesta posição você também pode utilizar uma almofada embaixo dos seus quadris, entre seus glúteos e os pés. Esta vari
ação pode aliviar bastante o desconforto nas costas e quadris.

  • Meditar Sentado em uma cadeira

Você também pode utilizar uma cadeira com apoio nas costas para aumentar seu conforto em manter a coluna ereta. A Ekomat  criou uma cadeira de meditação portátil com encosto para as costas que você pode meditar por longos períodos e em qualquer lugar. Achamos tão legal que entramos em contato e conseguimos um cupom de desconto, é só digitar yoginapp no cupom e ter 10% de desconto, está em falta, mas a cadeira da sua cozinha provavelmente serve para você meditar em casa ou o banco de uma parque.

Meditação na luz dourado circulando por sushumna nadi

Adquira um posição sentada com as pernas cruzadas. A meditação deve preferencialmente ser feita sentada e ter a coluna, pois meditar nao eh uma tecnica exclusivamente mental, mas tambem um trabalho energetico interno. E a postura que adotamos influencia no movimento e despertar dessa energia, passando de forma ascendente por dentro da nossa coluna.

Comece a prestar atenção na respiração. A respiração é nosso vínculo entre a mente e o corpo. É nossa conexão com o agora. Tudo que temos é o agora, o que temos poder de mudar é este momento. Então transforme-o transformando-se.

Transformando uma mente agitada em uma mente pacífica pela qual pode-se ver o mundo interior com mais clareza sem interferência do mundo exterior.

É a partir do aquietamente que nasce o estado de graça e bem aventurança que nao depende de objetos, nem de pessoas. É uma felicidade que simplesmente acontece.

Deixe seus olhos fechados sem forçamento e leve a atenção para sua coluna. Visualize uma esfera dourada localizada na base de sua coluna. Ao inspirar a luz dourada sobe pela coluna até o alto da cabeça. Ao expirar a luz dourada desce ate a base da coluna.

Continue assim, inspire e expire com a consciência em sushumna nadi, despertando sua concentração, sua atenção plena e seu poder interior.

Fique assim concentrando por pelo menos 1 minuto.

Encerre a meditação deixando a luz dourada sair pelo alto da sua cabeca como um vulcão em erupção, conectando-se com as forças grandiosas do Universo e representando a iluminação da sua consciência.

Pratique essa Meditação pelo YouTube, Spotify ou Soundcloud.

 

YogIN Cast

YogIN Cast

Clicando na IMAGEM ABAIXO você pode fazer um exercício de Meditação no Rio Ganges na Índia

Meditação no som do Rio Ganges – Índia



Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

YogIN App

Equipe YogIN App

YogIN App Studio de Yoga Online - Aulas ao Vivo e Gravadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga
Filosofia do Yoga | 25 mar 2022 | Equipe YogIN App
Técnicas Sexuais do Hatha Yoga

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga Há muita asssociação do Tantra com técnicas sexuais, mas será que isso é verdade ou distroção? Entenda neste vídeo!   https://youtu.be/qS0Ej3_0gbc  

Uma visão científica das Energias do Yoga
Teoria do Yoga | 24 mar 2022 | Equipe YogIN App
Uma visão Científica das Energias do Yoga

Uma visão científica das Energias do Yoga Uma visão científica das Energias do Yoga. Para a Ciência somente as energias que podem ser medidas existem. Nesse sentido, entenda como as energias do Yoga podem ser explicadas de forma racional. Entenda nesse vídeo https://youtu.be/IevwOtz8W78

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo
História do Yoga | 23 mar 2022 | Equipe YogIN App
Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo Swasthya Yoga é uma linha que mistura um monte de misticismo com técnicas do Shivananda Ashram. O Swasthya foi criado pelo Derose no Brasil depois de viajar à Índia Até aí tudo bem, novos sistemas de Yoga são criados todos os dias em todas as partes do mundo. O que não dá para aceitar é que o derose diga que teve a revelação do Yoga mais antigo que existe, um yoga pre-vedico, que somente ele teve acesso. Neste vídeo explicamos como essa é uma mentira que hoje em dia só engana as pessoas que não tem paciência para fazer uma mínima pesquisa na internet.   https://youtu.be/kt1QOjgZ8XQ

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga
YogAteu | 22 mar 2022 | Daniel De Nardi
YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO Nesta live vamos entender as vantagens de ensinar o YogAteu, a linha de Yoga criada por Daniel de Nardi, sem DOGMAS e MISTICISMOS. Essa metodologia é o resultado de mais de 10.000 HORAS de PESQUISA sobre o CORPO e MENTE e 25 anos pesquisando e ensinando Yoga todos os dias. Professor de Yoga há mais de 25 anos, certificado pelo Yoga Alliance E-RYT 500H, reconhecida como uma marca registrada de treinamento de Yoga de alta qualidade, seguro, acessível e equitativo.   https://youtu.be/jLusX6EGQtc   Fundador do YogIN App® Escola de Yoga Online, que existe desde 2015. Divide em: YogIN App Studio - Aulas de Yoga Online YogIN App Academy - Cursos de Yoga Online Estamos com uma promoção somente até 31/03/22 para você fazer parte do YogIN App: Para se tornar aluno do YogIN Studio e praticar aula de yoga ao vivo e gravadas com 40% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3CSrVKl Para se tornar Professor(a) de Yoga sob a chancela da maior Formação em Yoga do Brasil com 30% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3Inxi5v