Brand

Outubro Rosa

Outubro Rosa

Chegou o mês de Outubro e o YogIN App está de cara nova! Estamos vibrando na cor da aceitação, gratidão e do amor, amor próprio junto com o Outubro Rosa!

E por falar em Amor Próprio e Outubro Rosa não podemos deixar de pensar em duas coisas: Saúde e Yoga para nós, apaixonados por esta filosofia!


Neste mês de conscientização sobre a prevenção de câncer de mama é fundamental trazermos à consciência a importância do autocuidado, a importância de prevenir. Nos últimos anos, o Sistema de Saúde está se preocupando cada vez mais em oferecer informações à população sobre como evitar as principais doenças e também as mais incapacitantes. Por isso, tantas campanhas são conhecidas hoje, além da Vacinação ou do Zé Gotinha. Isso é chamado de nível de atenção primária à saúde. E sabe por que é importante investir na informação da população? Porque quanto mais conhecimento temos a respeito da doença, mais cedo identificamos sinais ou sintomas fora da normalidade e melhor será o prognóstico da mesma, maior a chance de cura.

 

Manter um corpo saudável é um dos objetivos do Yoga. Essa tendência de cuidar do corpo e olhar para ele como algo sagrado surgiu com a filosofia Tântrica e posteriormente com a Prática de Hatha Yoga, que incorporou esses conceitos de integrar o corpo físico aos aspectos mais sutis do nosso ser.

 

A partir do surgimento do Hatha, o Yoga passa a ser associado com a Saúde e começamos a ver o corpo como um templo divino que nos permite vivenciar a existência.  Com essa “nova” perspectiva de ver a matéria integrada ao Todo, hoje praticamos o Yoga que nos conduz a um patamar de saúde diferenciado. Embora esse não seja o objetivo real desta filosofia.

 

Mas então como o Yoga pode nos ajudar no Outubro Rosa?

 



1- Yoga é união do corpo e da mente! Podemos compreender a mente também como o aspecto emocional. Assim, praticar yoga vai estimular a integração dos nossos corpos (físico denso, emocional e mental) despertando a nossa capacidade de nos perceber de uma forma mais ampla e por que não dizer saudável? Aliás, você sabia que a definição de saúde segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) é: o pleno bem estar físico, mental e emocional e não apenas a ausência de doença? Tudo a ver com o Yoga, não é mesmo?  

 

2- Aprendemos com o Yoga a reconhecer e valorizar Shakti – energia dinâmica que representa o Feminino Divino, a força feminina que move o universo. Ao perceber essa energia, esse poder divino de criar, de gerar vida, podemos (nós mulheres) olhar para dentro com valor. A valorização própria é um sinal de amor!

 

3- Um dos princípios fundamentais desta filosofia, chamado de NIYAMAS (as condutas que precisamos desenvolver com nós mesmos) é o Swádhyaya: o auto-estudo. Para conseguirmos praticar o Swádhyaya é preciso olhar para dentro, observar, identificar e sentir o que está acontecendo internamente. Quando isso acontece desenvolvemos autoconhecimento e podemos mais facilmente identificar os tais sinais e sintomas da doença. Conhecer a si mesmo é o que o Yoga preconiza, é o que nível de atenção primária à saúde espera que façamos para melhorar o prognóstico dela. Outro ponto relevante relacionado a autoanálise é o próprio autoexame das mamas, um importante fator diagnóstico que quando feito regularmente pode identificar precocemente quaisquer alterações. O autoexame é a representação fiel do autocuidado, do amor próprio, do carinho e atenção a si mesma.

 

4- Praticar Yoga vai, além de aprimorar vários aspectos do seu corpo, ativar centros de energia, chamados chakras, que por sua vez estão ligados às glândulas. O bom funcionamento delas, traz saúde e mantém o equilíbrio físico, mental e emocional. Hoje é sabido que as doenças podem ser de origem emocional ou psíquicas decorrente do cultivo de padrões de pensamentos prejudiciais à harmonia do nosso ser. Principalmente o câncer! Praticar Yoga vai fazer você mudar a forma de ver, perceber e compreender a si mesmo e o mundo ao seu redor, alterando positivamente hábitos e comportamentos.

 

Por isso, nós do YogIN App recomendamos que você pratique Yoga. Se você ainda não começou, comece. Se já pratica, pratique mais. Se já pratica todos os dias, incentive outras pessoas, outras mulheres a praticarem. Pratique dentro e fora do seu tapetinho. Praticando Yoga você vai atingir estados mais elevados de saúde e consciência, vai se conhecer melhor e evitar condutas deletérias, vai te proporcionar bem estar, paz interior e equilíbrio, vai tornar a sua vida melhor.

 

Nós podemos tornar mais mulheres saudáveis e felizes! Vamos embarcar nessa onda de Outubro Rosa com Yoga do YogIN App!

 

Boas práticas a todos!

 

Namastê

 


Fer Degilio

Fernanda Degilio - @ferdegilio.yoga Fisioterapeuta, Acupunturista, Mestre em Bioética, Professora de Yoga, Fundadora do Espaço Sattwa (Espaço Integrado de Saúde), Professora de Yoga do @yogin.app Cada dia mais apaixonada pelo Yoga, em aprendizado constante sobre saúde, o ser humano e a vida… Acredito que o Yoga seja um dos caminhos para o desenvolvimento de virtudes, manutenção do corpo e mente saudável e principalmente para dar sentido ao propósito de vida de cada um. ❤