Gunas: tamas rajas e satva

Os Três Gunas – Rajas, Tamas e Sattva

HOME > BLOG > Os Três Gunas – Rajas, Tamas e Sattva

Filosofia do Yoga | 17 set 2020 | Equipe YogIN App


Gunas

Gunas são as qualidades da matéria e segundo a visão indiana são divididas em 3 tipos: Tamas, Rajas e Sattva ou Inércia, Agitação e Harmonia.

Sattva adere à felicidade, Rajas à ação, enquanto Tamas, verdadeiramente encobrindo o conhecimento, adere à negligência.”
BHAGAVAD-GITA (14:9).

Os três Gunas – Sattva, Rajas e Tamas – são considerados como as qualidades fundamentais da natureza, ou Prakriti. Na  interpretação hindu da criação e da dissolução do universo, diz-se que de tempos em tempos o universo se dissolve e depois é recriado.

Quando ele está em sua fase não-definida, não manifestada, ele permanece em um estado latente no decorrer de um certo período. Durante este tempo, os Gunas encontram-se em um estado de absoluto equilíbrio, e Prakriti ou a natureza material, não se manifesta. Enquanto os Gunas permanecem não definidos, Prakriti continua indefinido e o universo existe apenas em um estado potencial. Tudo que existe é consciência, o Ser Puro ilimitado (Purusha) e não-manifestado, Brahma, o Absoluto Imutável, que não tem começo nem fim.

Logo que o equilíbrio é perturbado, tem início a recriação do universo. A partir da consciência imutável, o universo, em constante transformação, é mais uma vez criado. Os Gunas participam de uma enorme variedade de combinações e permutações, em que um ou outro predomina sobre os restantes. Isso dá origem à interminável variedade de fenômenos físicos e mentais que formam o mundo que vivenciamos.

Os Gunas, ou atributos da substância universal, são muito bem explicados no Bhagavad Gita: “…  Sattva, iluminação, Rajas, atividade, e Tamas, passividade – são os três poderes que nascem da Natureza e prendem o espírito infinito a este mundo finito. Desses três, Sattva, por ser puro e luminoso, possui o som de dar alegria e beatitude à alma livre de pecado e fascinada pela verdade. Rajas, porém, a paixão que cria cobiça, empolga a alma pelo apego às obras. Tamas nasce da ignorância e é causa da auto-ilusão em todas as coisas – um nada que domina o mundo inteiro e liga a alma pela inércia da passividade.”

Podemos ter uma característica da nossa personalidade predominante de sermos mais rajasicos, mais ativos, ou tamasicos, mais parados, mas é importante que haja equilíbrio entre essas forças da Natureza em nossas vidas, se uma delas estiver predominante nascem os desequilíbrios. Temos inclusive alimentos que ajudam a regular essas forças, muito conectados com os doshas na Ayurveda.

O importante é o auto estudo, swádhyaya é dele que nascerá a percepção de que força está predominante e se você deve parar e meditar ou fazer um pranayama que pacifique trazendo sattva (equilíbrio) ou; se você está tamasico e precisa de asanas revigorantes como invertidas e pranayamas acelerados como bhastrika para atingir esse equilíbrio.

Deixe sua consciência ser seu Mestre, apenas proporcione a pausa para ouvi-la.

Em síntese as características de cada guna (qualidade, atributo):

• Sattva
 – qualidade de inteligência, virtude, harmonia e equilíbrio;
 – possui a qualidade da leveza e da luminosidade;
 – fornece felicidade, contentamento e paz;
 – promove introspecção, auto-conhecimento e espiritualidade;
 – Sattva puro leva à transcendência
 – tem movimento centrípeto (para dentro) e ascendente (para cima).
 
• Rajas
 –  possui a qualidade da agitação, atividade e desequilíbrio;
 – é motivado pela ação que busca um fim que leva ao poder;
 – é um movimento para fora;
 – a ação é egoísta ou “umbigocêntrica”;
 – a busca é pelo prazer nas paixões, nos sentidos;
 – pode gerar emoções desequilibradas e levar a conflitos.
 
• Tamas
 – tem qualidade de inércia, embotamento, escuridão e ignorância;
 – funciona como a gravidade, com movimento descendente;
 – promove ilusão, sono e perda da consciência;
 – é pesada, obscura e estagnada;
 – promove fadiga, falta de energia e depressão.

A prática do Yoga estimula atitudes mais satvicas, voltadas para o equilíbrio entre a inércia (sattva) e a agitação (rajas).
Quando terminamos uma aula de Yoga e sentimos aquela sensação de paz e equilíbrio é a qualidade de sattva expandida no nosso corpo.

Experimente observar melhor essa sensação na sua próxima aula de Yoga.

Namaste!

Quer saber mais sobre Energia e seus canais no nosos Corpo (nadis) ?

Clique na IMAGEM ABAIXO

 

Nadis e polaridades – O prana, a energia vital

 

Conheça o Canal do YouTube do YogIN App


Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

YogIN App

Equipe YogIN App

YogIN App Studio de Yoga Online - Aulas ao Vivo e Gravadas

4 comentários

    YogIN App Paulo Silva |

    Quanto tempo de treinamento no yoga se com dedicação diária de pelo menos 1h para ser começar a sentir elevação na consciência?

    Namastê

    YogIN App Daniel De Nardi |

    Claro que isso pode acontecer desde a primeira aula, mas se tivesse que dar uma data seriam 3 meses!

    YogIN App Marcos ant Cardoso de |

    Muito bom o esclarecer das gunas. No yoga a consciência expande , nossa percepção é afinada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

YogIN App
Dicas de Yoga | 9 jan 2022 | Equipe YogIN App
6 dicas para começar no Yoga

Dicas para começar bem no Yoga. Por ser uma prática muito completa, o Yoga trabalha tanto a parte física quanto a emocional e mental, os iniciantes no Yoga podem se assustar um pouco ao travarem os primeiros contatos com as técnicas. Não se preocupe, o começo de tudo que vale a pena é sempre desafiador. Separamos algumas dicas para você que está começando nas aulas de Yoga e quer entender melhor como o Yoga pode ajudá-la a viver melhor. Aproveite e boas práticas!! Namastê! Se quiser saber mais sobre os diferentes tipos de aulas de Yoga do YogIN App acesse: https://YogINApp.com

yoga para dormir melhor
Dicas de Yoga | 8 jan 2022 | Equipe YogIN App
COMO FAZER: Prática de Yoga para dormir melhor

5 min de Yoga para dormir melhor Está com ansiedade à flor da pele? Dificuldade para Dormir? Confira essa prática de cinco minutos de Yoga para dormir melhor montada pela professora Liana Linhares para fazer antes de deitar e dormir melhor. Tenha uma noite de sono profunda fazendo essas técnicas do Yoga. Yoga para dormir melhor Para fazer agora essa aula de Yoga para dormir melhor CLIQUE no vídeo abaixo ou nos GIFs ACIMA https://www.youtube.com/watch?v=osljKy_0sJ0   Qual a diferença de Praticar Yoga pelo YouTube de ter seu próprio Studio de Yoga Online? No YogIN App Studio você pode praticar Yoga ao vivo todos os dias com diferentes professores. O estímulo do professor ajuda muito para quem quer praticar Yoga de verdade. Nossos alunos podem confirmar isso. 😀😀😀😀😀😀😀😀😀 Poderá também fazer aulas gravadas montadas em formato de série conforme seu objetivo na prática. Digamos que seu objetivo com o Yoga seja Alongar. No YogIN App Studio você encontra uma série que vai passo a passo produzir melhor alongamento. Agora, se o que você quer no Yoga é Silenciar a Mente. 🙏🙏🙏 Neste caso, você também encontra Séries de Aulas que Silenciam a Mente a partir da Respiração ou Meditação. Alunos do YogIN App Studio recebem materiais complementares para conhecer melhor tudo o que está por trás dessa prática milenar. São livros exclusivos, aulas teóricas espciais e todo o acompanhamento no nosso fórum das dúvidas com relação aos diferentes aspectos da prática. Aulas de Yoga Ao Vivo Todos os Dias No YogIN App Studio você pode fazer aulas de Yoga ao vivo todos os dias. Para conferir a programação com toda a agenda de aulas dos próximos dias - CLIQUE AQUI ! Aulas de Yoga Gravadas com seu Objetivo - Como: Yoga para dormir melhor Para entender melhor como as aulas no YogIN App Studio estão organizadas - CLIQUE AQUI e busque o que espera com a prática de Yoga. Se você está buscando o Yoga com algum desses objetivos, faça a aula recomenda acima e perceba em si mesmo se a prática funciona, achamos que você vai gostar. Depois escreve nos comentários como se sentiu  😊😊😊   new RDStationForms(\'formulario-post-yoga-para-dormir-melhor-785429d3e0e96b1260ca\', \'UA-68279709-2\').createForm();   No YogIN App Studio temos uma série de Aulas montadas para quem quer fazer Yoga para dormir melhor. Clique abaixo para conhecer nossas assinaturas Seu Novo Studio de Yoga Online

nauli kriya
Dicas de Yoga | 6 jan 2022 | Equipe YogIN App
Nauli Kriya – Limpeza Interna

Nauli Kriya: Aprenda a Fazer! Nauli Kriya é uma técnica para a purificação interna. Kriya significa atividade. Dentro da prática do Yoga, representa as atividades de purificações internas. Existem dezenas de kriyas que atuam na limpeza das mais diferentes e inimagináveis partes do corpo. Existe até hrd kriya que limpa o coração. É interessante pensar que os primeiros YogINs já se preocupavam com uma limpeza completa do corpo, algo que vai além da parte externa. Tudo isso numa época em que não havia grandes quantidades de dióxido de carbono do ar, a água nunca era poluída e não existia pizza 4 queijos. Entretanto, a sensibilidade aguçada permitiu que eles percebessem que sem um corpo limpo, não conseguiriam produzir todos os efeitos da prática. new RDStationForms(\'e-book-treinamento-yogin-de-respiracao-bdf2969b9eeaf2b1af79-html\', \'UA-68279709-2\').createForm(); Uma máquina boa só funciona bem se o motor estiver limpo Alguém já falou que o corpo humano é a mais perfeita máquina já criada, um motor que mais precisa do máximo de cuidados. Pensar que somente tomando banho, escovando os dentes você já está suficiente limpo é esquecer que há além da pele. Para que a limpeza seja plena ela tem que atuar interna e externamente. Os kriyas chamam para si a responsabilidade de resolver esse gap de higiene contemporânea. Veja o vídeo abaixo. https://youtu.be/4lg3Jt8WhKM   Como o nauli kriya atua na limpeza dos intestinos? No colégio, você deve ter estudado microvilosidades, mas como acho que você não lembra mais, vou dar uma ajuda. As microvilosidades são como uma grama sintética por dentro dos intestinos. Possuem tipos de células especializados em absorção, para captar todos os elementos dos alimentos que passam por aqui. Elas estão o tempo todo se movimentando para conduzir o alimento que entra em direção ao sistema excretor. Nesse percurso que o alimento faz, sempre ficam resquícios. Detritos de alimento podem se instalar nas paredes intestinais e caso fiquem por muito tempo, podem causar sérias doenças entre elas o câncer. As compressões abdominais que o nauli produz favorecem a aceleração do movimento peristáltico. Boa parte dos detritos que podem ficar depositados nos intestinos, com a prática do nauli, acelerando o movimento interno, serão expulsos até o aparelho excretor. Limpar os intestinos significa diminuir o desgaste que a digestão gera. E este desgaste não é insignificante, você já deve ter ouvido a expressão enfezado, criada em cima do incomodo que uma pessoa que não tem um bom funcionamento digestivo sente. Aprenda sobre o Detox do Yoga - CLIQUE AQUI https://yoginapp.com/detox-do-yoga/   Praticar nauli kryia não é tão simples sem a orientação de um professor. Entretanto existem alternativas para começar a aprender estas técnicas que podem ser feitas por qualquer pessoa. new RDStationForms(\'newsletter-yogin-formulario-1c3fb174b015350a9cd5-html\', \'UA-68279709-2\').createForm();

yogincast maior podcast de yoga do brasil
Filosofia do Yoga | 5 jan 2022 | Equipe YogIN App
YogIN Cast, o maior Podcast de Yoga do Brasil

Podcast de Yoga do YogIN App O YogIN Cast é o podcast de Yoga com mais acessos no Brasil. Em 2018, foram mais de Meio Milhão de audições de yogins de todas as partes do mundo (mais de 50 países). Se você ainda não conhece o nosso canal de podcast de Yoga, está perdendo uma oportunidade única de aprendizado. Sugerimos que acesse-o nas suas diferentes plataformas. O conteúdo é inteiramente gratuito e você encontra desde exercícios de relaxamento e meditação até conteúdos com teoria e História do Yoga. O podcast pode ser acessado de diferentes plataformas. Escolha a que mais se adequar ao seu estilo.   Como Acessar o YogIN Cast SoundCloud :    Spotify:   App nativo do IOS :    App nativo Android :      No YogIN Cast você encontra diferentes programas de podcasts. Série Reflexões de um YogIN Contemporâneo com #108 episódios: https://yoginapp.com/reflexoes-de-um-yogin-contemporaneo-serie-de-podcasts   Yoga Falado, episódios a respeito da prática do Yoga    Se você nunca acessou um podcast e quer aprender, assista aqui :   Podcast de Yoga com Exercícios Relaxamentos Nessa Playlist você pode fazer exercícios de Relaxamento gravados pelos professores do YogIN App https://soundcloud.com/yogin-cast/sets/s-rie-de-relaxamentos-e   Podcast de Yoga de Meditação Nessa Playlist você pode fazer exercícios de Meditação gravados pelos professores do YogIN App https://soundcloud.com/yogin-cast/sets/medita-o-iniciantes   Para saber mais sobre Podcasts e como aprender com essa ferramenta incrível, deixe seu e-mail no formulário abaixo que enviaremos informações exclusivas para você aprender mais ao invés de perder tempo. O podcast pode mudar nossa forma de aprender e nos dar uma oportunidade de aprender enquanto fazemos coisas que tomam o nosso tempo. É possível outvir podcast enquanto dirige, caminha, lava-louça, espera numa fila e tantos outros momentos que muitas vezes não nos acrescentam nada. Aproveite para aprender mais pelos Podcasts selecionados que enviaremos para você por email. Tenho certeza que se você gosta de aprender sobre os assuntos com mais profundidade, a ferramenta do podcast vai mudar sua experiência de aprendizado. Diversos alunos do YogIN App relatam que aprenderam a ouvir podcast através do nosso canal e que isso acabou sendo determinante para o aprendizado de outras áreas que eles tinham interesse em se desenvolver. new RDStationForms(\'formulario-post-podcast-de-yoga-yogin-cast-bba7f2bbdebc139495df\', \'UA-68279709-2\').createForm();