Brand

O Yoga e o Natal

O Yoga e o Natal

O Natal é uma data tão importante para nós ocidentais que podemos nos perguntar como poderíamos relacioná-lo ao Yoga!!

A palavra natal significa nascimento e o evento Natal é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, que dentro da cultura cristã tem muito impacto e valor. Independente de qualquer religião ou crença, Jesus representa a figura do altruísmo, das melhores virtudes que podemos desenvolver, do amor incondicional, do desapego ao ego e da transcendência.

Quando estudamos a base do Yoga começamos a perceber que tudo o que Jesus idealizou e pregou vai ao encontro desta filosofia milenar, que cada dia está mais presente nas nossas vidas (amém rs)!

Já o Yoga é por si só o processo de alquimia interior que nos leva ao novo constantemente. Com a prática estamos o tempo todo nos transformando e nascendo novamente todos os dias.

Por isso, queremos trazer para você a percepção de que este momento do Natal representa a oportunidade de nos prepararmos para o nascimento de uma nova mentalidade e consciência em nós.

Nascimento de uma consciência interior que está alinhada com:

  • a não- violência (Ahimsa) a nós mesmos e com o mundo ao redor, inclusive ao meio ambiente;
  • a verdade (Satya) e a transparência nas nossas ações alinhadas com nossos pensamentos e palavras;
  • o não se apropriar daquilo que não nos pertence (Asteya) respeitando os limites sutís do outro e da natureza;
  • a canalização da energia para tudo o que vai nos conduzir ao caminho da verdade e da autorrealização, evitando assim o desperdício de energia desnecessário (Brahmacharya) com o que nos afastará do caminho da evolução, da essência.
  • o desapego ao que nos faz acreditar que somos mais que os outros e com a generosidade ao entender que todos estamos conectados. (Aparighara).

Essa é a mensagem da Equipe do YogIN App para você Yogí: que este momento estimule a comunhão com a voz do coração e da essência, com a voz da Consciência Pura e Universal, fazendo nascer a vibração do amor fraterno e compaixão a si mesmo e à todas as criaturas deste universo.

Desejamos que seu Natal e todos os seus dias sejam sempre recheados dos Yamas do Yoga: Ahimsa, Satya, Asteya, Brahmacharya e Aparighara. E que a aceitação desta força maior do que Jesus simboliza possa te trazer a confiança necessária (Ishvara Pranidhana) de que ao ofertar o seu melhor você não precisa se preocupar com os frutos que colherá. Porque quem faz o bem só tem um resultado a esperar: exatamente o mesmo da sua ação!

FELIZ NATAL!!

Agora, se quiser praticar e sentir o Espírito Natalino em você … faça esta mentalização!

Procure um lugar calmo e tranquilo e sente-se confortavelmente por alguns minutos.

Leve a sua atenção à respiração. Ao inspirar mentalize que você absorve uma energia poderosa que limpa seu corpo, seus sentimentos e pensamentos. E ao expirar (soltar o ar) você exala tudo aquilo que não lhe serve mais.

Após alguns ciclos respirando e mentalizando esse processo de limpeza e de abertura de espaço interior, sinta-se mais leve para receber o novo. Sinta-se preparado(a) para permitir que nasça em você a manifestação do carinho, da aceitação, da compaixão e do altruísmo.

Visualize uma luz cor de rosa brilhando intensamente no centro do seu peito e a medida que esse brilho aumenta, mais o seu coração vibra na onda do amor e das virtudes do Yoga.

Quando se sentir pleno desta sensação, encerre sua mentalização abrindo os olhos lentamente.

Agradeça!

Namastê  

 

Fer Degilio

Fernanda Degilio - @ferdegilio.yoga Fisioterapeuta, Acupunturista, Mestre em Bioética, Professora de Yoga, Fundadora do Espaço Sattwa (Espaço Integrado de Saúde), Professora de Yoga do @yogin.app Cada dia mais apaixonada pelo Yoga, em aprendizado constante sobre saúde, o ser humano e a vida… Acredito que o Yoga seja um dos caminhos para o desenvolvimento de virtudes, manutenção do corpo e mente saudável e principalmente para dar sentido ao propósito de vida de cada um. ❤