Brand

O SÂNSCRITO NO YOGA

Por que usar termos em sânscrito para as técnicas do Yoga?

 

Para responder esta pergunta é essencial que você entenda o valor que a cultura do Yoga tem em sua prática.

Esta filosofia possui mais de 5000 anos, o valor desses milhares de anos e das milhões de pessoas que passaram por esse processo é inestimável na construção dessa cultura. O Yoga não possui uma hierarquia engessada, mas há liberdade entre professores para adequar as práticas aos anseios dos alunos. O Yogin valoriza a cultura ancestral, valoriza o poder dessa transmissão de conhecimento ao longo de centenas de gerações de praticantes. O Yoga está vivo graças a esse compromisso com a cultura precedente. Usar a língua que possivelmente foi falada por Shiva, o primeiro praticante, é um respeito à tradição desta filosofia.

 

LEIA SOBRE OS EFEITOS DOS MANTRAS VOCALIZADOS EM SANSCRITO 

 

Outras facilidades que a utilização do sânscrito traz é o rápido reconhecimento das técnicas por uma linguagem universal. Claro que há diferenças nas nomenclaturas, mas mesmo assim, ainda vale a pena saber o mínimo.   

Além disso, usar uma língua como padrão é praxe em várias atividades. Se você dança ballet irá escutar o nome dos passos em francês, se estuda música, os ritmos serão ditados em italiano e se estuda tecnologia, terá que ler os termos em inglês.

Você não precisa ser um sânscritista, são poucas técnicas que vale a pena aprender o nome o que será muito útil em uma sala cheia em que você não consegue perguntar nada ao professor.

Vamos ajudá-lo a vencer o trauma do sânscrito indicando um dicionário on-line para pesquisas rápidas 😉  

http://spokensanskrit.de/

 

Para saber mais sobre conteúdo de Yoga aperte este botão

Botão

Daniel De Nardi

Head de conteúdo do YogIN App. Autor de 6 livros sobre Yoga. Pesquisador da História do Pensamento Indiano.

  • YogIN | Curso de Força e Flexibilidade - 17 out 2015

    […] isso, fazer um asana (leia o texto sobre os termos sanscritos do yoga), postura do yoga não é algo apenas físico. É emocional, psíquico e energético. Você estimula […]

  • Avatar

    Lorrannye - 21 out 2015

    Me desculpem pelo comentário anterior sobre colocar significados, para nós iniciantes, fui apressada. Acabei de ler esse texto e descobrir o dicionário. Obrigada!

  • adriborges

    adriborges - 11 Maio 2017

    A propósito, CANTAR OS MANTRAS E OUVI-LOS APRESENTAM OS MESMOS BENEFÍCIOS? OU SEMPRE É NECESSÁRIO VERBALIZÁ-LOS? OBRIGADA

    • Daniel De Nardi

      Daniel De Nardi - 12 Maio 2017

      Nos dois casos há benefícios de (se pensar bem) acredita-se que o Mantra - man = mente e tra= instrumento seja uma ferramenta para se pensar melhor. Seus efeitos ocorrem tanto quando vocalizamos quanto acompanhamos o mantra mentalmente.

      • Avatar

        adriana - 14 Maio 2017

        ok entendi