Brand

O que significa o OM

O traçado do OM (ॐ) foi adotado como o símbolo universal do Yoga, mas o que significa?

Quando escrito o símbolo é chamado de Omkara, quando vocalizado, pranava. O mantra é conhecido como o som de Brahman, o princípio cósmico. O OM seria o som originado na criação do Universo, ele contêm o princípio, meio e fim, é o som que mantêm tudo unido. É chamado de Matrika Mantra, o som matriz, matriarcal, que tudo originou, vocaliza-lo nos sintoniza com essa frequência cósmica.

Podemos compara-lo com a luz branca, que contêm em si todas as cores.

Cada Upanishad, textos que contem a filosofia central do hinduísmo, tem uma definição e descrição diferente para o OM. Uma das definições para a sílaba é avati raksati, “aquilo que lhe protege, lhe abençoa”.

Salvei os vídeos do meu snapchat (mayarabda) em que explico sobre o OM e sobre como vocalizar o OM longo e o OM repetido.

Como falo no vídeo o OM é composto pelas letras A, U e M. Em sânscrito a vogal O é composta pelo ditongo A + U. As letras representam os gunas da Prakriti (leia aqui sobre os três gunas) e ainda a trindade hindu: Brahma, Vishnu e Shiva. A é nirman (criação de tudo), é Brahma, o criador e a Terra. U é shiti (conservação do Universo), é Vishnu, o preservador. O espaço M é Pralaya (transformação do Universo), é Shiva, o dstruidor e a iluminação. Observe que na existência tudo é regido por estas três energias: criação, preservação e destruição.

Conheça o simbolismo de seu traçado:

 

O OM contêm em si os cinco elementos

O OM contêm em si os cinco elementos

 

O simbolismo do OM e os estados da consciência

O símbolo e os estados da consciência

Escute esse vídeo para meditar com o pranava:

Mayara Beckhauser

May é professora de yoga desde 2004. Economista, fala pelos cotovelos, é chorona, adora gatos, livros, comida vegana, generosidade, a insônia inspiradora que lua cheia lhe dá, escrever e incentivar pessoas a viverem de forma mais livre. Instagram: @yogalifestylebr