O que significa o OM
O traçado do OM (ॐ) foi adotado como o símbolo universal do Yoga, mas o que significa?
Quando escrito o símbolo é chamado de Omkara, quando vocalizado, pranava. O mantra é conhecido como o som de Brahman, o princípio cósmico. O OM seria o som originado na criação do Universo, ele contêm o princípio, meio e fim, é o som que mantêm tudo unido. É chamado de Matrika Mantra, o som matriz, matriarcal, que tudo originou, vocaliza-lo nos sintoniza com essa frequência cósmica.
Podemos compara-lo com a luz branca, que contêm em si todas as cores.
Cada Upanishad, textos que contem a filosofia central do hinduísmo, tem uma definição e descrição diferente para o OM. Uma das definições para a sílaba é avati raksati, “aquilo que lhe protege, lhe abençoa”.
Salvei os vídeos do meu snapchat (mayarabda) em que explico sobre o OM e sobre como vocalizar o OM longo e o OM repetido.
Como falo no vídeo o OM é composto pelas letras A, U e M. Em sânscrito a vogal O é composta pelo ditongo A + U. As letras representam os gunas da Prakriti (leia aqui sobre os três gunas) e ainda a trindade hindu: Brahma, Vishnu e Shiva. A é nirman (criação de tudo), é Brahma, o criador e a Terra. U é shiti (conservação do Universo), é Vishnu, o preservador. O espaço M é Pralaya (transformação do Universo), é Shiva, o dstruidor e a iluminação. Observe que na existência tudo é regido por estas três energias: criação, preservação e destruição.
Conheça o simbolismo de seu traçado:
Escute esse vídeo para meditar com o pranava:
Deixe um comentário