Brand

O que é um Podcast e como utilizá-lo?

O que é um Podcast e como utilizá-lo?

Durante a viagem à Índia constatei algo que já suspeitava – nenhum amigo meu usa podcast!

Não vou condená-los, há 6 meses eu também não conhecia essa maravilhosa ferramenta de aprendizado e entretenimento.

Sempre que me perguntavam sobre a viagem, falava que estava narrando cada dia e disponibilizando no nosso canal de podcast, o YogIN Cast.

 

A resposta era sempre a mesma.

 

– Podcast? Como funciona? 

Podcast é como uma rádio que só toca os programas com os assuntos que lhe interessam, na ordem que você deseja e sem as interrupções de propaganda.

 

– Podcast? Como faz?

Podcast não é nenhuma novidade. Começou na década de 90 com rádios amadoras e profissionais disponibilizando seu conteúdo pela internet. Assim como acontece com filmes e programas de TV, o conteúdo na internet pode ser acessado a hora que o ouvinte quiser. Entretanto, não havia uma plataforma ou app que organizasse os áudios, para ouvi-los você tinha que ir em cada blog que disponibilizasse o conteúdo que você queria. Isto dificultou a difusão dos podcasts. Entretanto, desde 2012 todos os Iphones vem com um aplicativo de leitor de podcasts já instalado e isso facilitou muito essa maneira de aprender.

Os aplicativos de podcast permitem que você siga determinados canais por temas de seu interesse, assim como acontece com canais do YouTube. No caso dos podcasts, vem apenas o áudio (existem podcasts com vídeo, mas o padrão é apenas a voz). Há podcasts em todas as línguas sobre os mais variados assuntos – Yoga, Meditação, História, Artes, Literatura, Economia, Culinária. Enfim, o que você quiser aprender você encontra canais com conteúdo de qualidade.

Toda vez que o canal gera uma nova gravação, o aplicativo já organiza automaticamente na sua lista. Antes de escrever este texto, ouvi um podcast de uma entrevista de um amigo meu, Adriano Piazi, sobre literatura de ficção científica e se eu fosse apostar em uma mídia social para o futuro seria essa.

 

– Podcast? Como faz?

Acredito que podcast seja uma grande tendência para o futuro primeiro porque o conteúdo não precisa ser fragmentado, você grava o tempo que o assunto demandar, permitindo o aprofundamento dos assuntos. Um vídeo do SnapChat dura no máximo 16 segundos (podem me corrigir se eu estiver errado, pois nunca usei SnapChat, mas sei que é bem curto), já os podcasts podem ter qualquer tempo de duração e como é apenas a voz, o arquivo não fica pesado como um vídeo.

Segundo ponto é que os apps de podcasts permitem que você use simultaneamente outros apps. Você pode ouvir o podcast enquanto escreve para alguém no Whatsapp – isto não é possível com o YouTube por exemplo. Como cada vez mais fazemos tarefas ao mesmo tempo, o podcast torna-se uma alternativa excelente para quem quer aprender algo enquanto dirige, cozinha, lava a louça, corre na esteira ou qualquer outra atividade que não exija 100% de atenção.

Por fim, o podcast é fácil de produzir, não exige toda a parafernália de gravações como câmeras, edição, locação, maquiagem etc. Como você só precisa da voz para aprender a maior parte dos assuntos o podcast mais uma vez é uma excelente alternativa e favorece a produção de conteúdo para quem não tem muitos recursos.

 

– Podcast? Como faz?

Se você possui Iphone, como já mencionei basta encontrar o app que já vem instalado e escolher os assuntos na parte de buscas. Quem usa Android, existem vários leitores de podcast ou você pode usar o App do SoundCloud, pois lá estão hospedados os principais canais de podcast inclusive o nosso YogIN Cast.

Acesse hoje nosso canal e conheça essa nova forma de aprender com a experiência do Yoga.

 

Para assinar gratuitamente o podcast do YogIN App no Iphone 

Para assinar grátis o podcast do YogIN App no Android

Para seguir o podcast no SoundCloud

 

 

OM NAMAH SHIVAYA

Daniel De Nardi

Head de conteúdo do YogIN App. Autor de 6 livros sobre Yoga. Pesquisador da História do Pensamento Indiano.