O que comer antes e depois da prática de Yoga

HOME > BLOG > O que comer antes e depois da prática de Yoga

Dicas de Yoga | 2 abr 2021 | Juliana Beneton


Entenda a melhor alimentação para antes da prática de Yoga

Quem está começando a praticar Yoga regularmente já incluiu a prática no seu cotidiano e se interessa em saber o que comer antes e depois da prática de Yoga. Existem tipos de alimentação específica para cada atividade e com o Yoga não é diferente, entenda melhor o que comer para melhorar sua prática de Yoga.

SE DESEJA OUNVIR O PODCAST QUE ENSINA  O QUE COMER ANTES E DEPOIS DO YOGA – CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO

 

Quantas vezes você já se pegou pensando qual seria a refeição mais adequada após a sua prática de yoga? Ou melhor, o que você deveria comer dependendo do período do dia em que faça aula?

De forma geral, fazer uma refeição ou um lanche contendo carboidrato, proteína, gordura e muitos outros nutrientes – independente de ser logo após, ou até uma hora depois da prática – é a melhor opção para a maioria das pessoas.

Devido a essas e outras dúvidas, resolvi compartilhar dicas bem simples para depois de uma boa prática de yoga. Estas ideias são baseadas em quatro diferentes circunstâncias, pois o que você deve comer após a sua prática matinal é diferente do que você deve comer após sua prática noturna, por exemplo. Lembrando também que essas são apenas sugestões, você pode adaptá-las de acordo com sua necessidades individuais.

 

Após a prática pela manhã

Se você tem o hábito de praticar yoga bem cedo, pela manhã, a melhor opção seria estar em jejum. Depois da aula, eu recomendo que você se hidrate de forma adequada, ingerindo dois copos de água mineral em temperatura ambiente (ou mais, se sentir necessidade). Depois disso você pode tomar seu café da manhã e investir em alimentos alcalizantes e ricos em antioxidantes:

  • smoothie/shake com frutas, folhas verdes escuras, chia ou semente de linhaça, leite de amêndoas ou sua proteína vegana de preferência;

  • mingau de aveia cozido com leite de amêndoas, mel e especiarias, acompanhado de algumas frutas frescas;

  • tofu orgânico refogado ou ovos mexidos no óleo de coco e uma batata doce cozida;

  • frutas frescas salpicadas com aveia e flocos de quinoa e um suco verde.

Essas opções visam repor os nutrientes depois de uma longa noite de sono e a prática dos seus asanas, além de fazer com que você começe o dia mais energizado. Optar por acompanhar uma das opções citadas acima com uma xícara de chá da sua preferência pode ser uma ótima ideia. Os meus preferidos são chá verde, gengibre, menta e dente de leão.

Aula durante o almoço

Se o único horário do dia disponível para sua prática for o horário do almoço, sem problemas. Comer algo leve, alguns minutos antes, para poder dar energia durante a aula e ajudar a controlar seu apetite depois. Comer uma fruta pequena seria uma ótima opção. Após a aula, algumas opções balanceadas de almoço seriam:

Homus: pasta de grão bico, proteína vegana de qualidade

  • salada grande de folhas verdes com quinoa ou grão de bico;

  • tradicional arroz integral e feijão, acompanhado de verduras refogadas e cruas;

  • sanduíche de pão integral com homus, avocado (ou abacate) e muita salada (tomate, pepino, brotos…).

Se você não é vegetariano ou vegano, pode optar por adicionar uma carne magra nessas refeições . Mas lembre-se: consumir carnes e outros derivados animais não significa necessariamente que você está se nutrindo de forma mais completa.

 

O que comer para a prática de Yoga no meio do dia

Se a sua aula acontece no meio da tarde, provavelmente você terá energia de sobra proveniente do seu almoço. Portanto, eu aconselho não comer nada antes da aula. Entretanto, se você tiver muita fome por optar por algo de fácil digestão, como um pedaço de fruta. Depois da prática, um lanche leve é mais do que o suficiente para dar energia até o horário do jantar.

  • maçã com manteiga de amendoim ou amêndoas;

  • punhado de amêndoas e sementes variadas;

  • suco de açaí sem xarope de guaraná (você pode optar por mel ou adoçante 100% stevia);

  • suco de morango, água de coco e mel.

 

O que comer para a prática de Yoga à noite

Se sua aula é por volta das 18h, você provavelmente já fez o lanche da tarde e está pronta para aula. Após a prática, opte por um jantar leve e que satisfaça as suas necessidades. Porém, se a sua aula é mais tarde, por exemplo às 21h, você pode jantar antes (aconselho duas horas antes) e depois da prática optar por algum lanche leve para não ir para a cama com fome. Para uma boa noite de sono é essencial que tenhamos nos alimentado de forma adequada. Algumas opções para o jantar seriam:

  • sopa de legumes com lentilhas;

  • arroz integral, grão de bico, avocado (ou abacate)e verduras cozidas;

  • macarrão com molho de sua preferência (eu, particularmente, prefiro massas feitas de farinha de grão de bico, acompanhadas de molho tomate).

Normalmente, saladas e vegetais crus à noite, não são recomendados por serem de difícil digestão. No período da noite seu corpo está se preparando para uma noite de descanso e sobrecarregar seu sistema digestivo com uma refeição pesada ou cheia de fibras não seria a melhor opção. Portanto, escute o seu corpo! Agora durante o verão, com o clima mais quente, talvez você perceba que seu corpo pede algo mais gelado e refrescante, então permita-se optar por uma deliciosa salada colorida, um gazpacho (sopa fria) ou um alimento balanceado e também refrescante, que lhe apeteça. 

 

Namastê.

 

Ouça também via:

YogIN Cast

YogIN Cast

 

 

 


Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

YogIN App

Juliana Beneton

Nutricionista e especializada em Nutrição Funcional (pela VP Consultoria Nutricioal). Juliana mora na California há anos, atua como Holistic Health Coach pelo Institute of Integrative Nutrition e é Voluntária do Gerson Institute. Email: julianabeneton@hotmail.com

Um comentário

    YogIN App Mariana Araujo |

    ADOREI!! já irei colocar em prática, gratidão pelas sugestões juliana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

YogIN App
Dicas de Yoga | 9 jan 2022 | Equipe YogIN App
6 dicas para começar no Yoga

Dicas para começar bem no Yoga. Por ser uma prática muito completa, o Yoga trabalha tanto a parte física quanto a emocional e mental, os iniciantes no Yoga podem se assustar um pouco ao travarem os primeiros contatos com as técnicas. Não se preocupe, o começo de tudo que vale a pena é sempre desafiador. Separamos algumas dicas para você que está começando nas aulas de Yoga e quer entender melhor como o Yoga pode ajudá-la a viver melhor. Aproveite e boas práticas!! Namastê! Se quiser saber mais sobre os diferentes tipos de aulas de Yoga do YogIN App acesse: https://YogINApp.com

yoga para dormir melhor
Dicas de Yoga | 8 jan 2022 | Equipe YogIN App
COMO FAZER: Prática de Yoga para dormir melhor

5 min de Yoga para dormir melhor Está com ansiedade à flor da pele? Dificuldade para Dormir? Confira essa prática de cinco minutos de Yoga para dormir melhor montada pela professora Liana Linhares para fazer antes de deitar e dormir melhor. Tenha uma noite de sono profunda fazendo essas técnicas do Yoga. Yoga para dormir melhor Para fazer agora essa aula de Yoga para dormir melhor CLIQUE no vídeo abaixo ou nos GIFs ACIMA https://www.youtube.com/watch?v=osljKy_0sJ0   Qual a diferença de Praticar Yoga pelo YouTube de ter seu próprio Studio de Yoga Online? No YogIN App Studio você pode praticar Yoga ao vivo todos os dias com diferentes professores. O estímulo do professor ajuda muito para quem quer praticar Yoga de verdade. Nossos alunos podem confirmar isso. 😀😀😀😀😀😀😀😀😀 Poderá também fazer aulas gravadas montadas em formato de série conforme seu objetivo na prática. Digamos que seu objetivo com o Yoga seja Alongar. No YogIN App Studio você encontra uma série que vai passo a passo produzir melhor alongamento. Agora, se o que você quer no Yoga é Silenciar a Mente. 🙏🙏🙏 Neste caso, você também encontra Séries de Aulas que Silenciam a Mente a partir da Respiração ou Meditação. Alunos do YogIN App Studio recebem materiais complementares para conhecer melhor tudo o que está por trás dessa prática milenar. São livros exclusivos, aulas teóricas espciais e todo o acompanhamento no nosso fórum das dúvidas com relação aos diferentes aspectos da prática. Aulas de Yoga Ao Vivo Todos os Dias No YogIN App Studio você pode fazer aulas de Yoga ao vivo todos os dias. Para conferir a programação com toda a agenda de aulas dos próximos dias - CLIQUE AQUI ! Aulas de Yoga Gravadas com seu Objetivo - Como: Yoga para dormir melhor Para entender melhor como as aulas no YogIN App Studio estão organizadas - CLIQUE AQUI e busque o que espera com a prática de Yoga. Se você está buscando o Yoga com algum desses objetivos, faça a aula recomenda acima e perceba em si mesmo se a prática funciona, achamos que você vai gostar. Depois escreve nos comentários como se sentiu  😊😊😊   new RDStationForms(\'formulario-post-yoga-para-dormir-melhor-785429d3e0e96b1260ca\', \'UA-68279709-2\').createForm();   No YogIN App Studio temos uma série de Aulas montadas para quem quer fazer Yoga para dormir melhor. Clique abaixo para conhecer nossas assinaturas Seu Novo Studio de Yoga Online

nauli kriya
Dicas de Yoga | 6 jan 2022 | Equipe YogIN App
Nauli Kriya – Limpeza Interna

Nauli Kriya: Aprenda a Fazer! Nauli Kriya é uma técnica para a purificação interna. Kriya significa atividade. Dentro da prática do Yoga, representa as atividades de purificações internas. Existem dezenas de kriyas que atuam na limpeza das mais diferentes e inimagináveis partes do corpo. Existe até hrd kriya que limpa o coração. É interessante pensar que os primeiros YogINs já se preocupavam com uma limpeza completa do corpo, algo que vai além da parte externa. Tudo isso numa época em que não havia grandes quantidades de dióxido de carbono do ar, a água nunca era poluída e não existia pizza 4 queijos. Entretanto, a sensibilidade aguçada permitiu que eles percebessem que sem um corpo limpo, não conseguiriam produzir todos os efeitos da prática. new RDStationForms(\'e-book-treinamento-yogin-de-respiracao-bdf2969b9eeaf2b1af79-html\', \'UA-68279709-2\').createForm(); Uma máquina boa só funciona bem se o motor estiver limpo Alguém já falou que o corpo humano é a mais perfeita máquina já criada, um motor que mais precisa do máximo de cuidados. Pensar que somente tomando banho, escovando os dentes você já está suficiente limpo é esquecer que há além da pele. Para que a limpeza seja plena ela tem que atuar interna e externamente. Os kriyas chamam para si a responsabilidade de resolver esse gap de higiene contemporânea. Veja o vídeo abaixo. https://youtu.be/4lg3Jt8WhKM   Como o nauli kriya atua na limpeza dos intestinos? No colégio, você deve ter estudado microvilosidades, mas como acho que você não lembra mais, vou dar uma ajuda. As microvilosidades são como uma grama sintética por dentro dos intestinos. Possuem tipos de células especializados em absorção, para captar todos os elementos dos alimentos que passam por aqui. Elas estão o tempo todo se movimentando para conduzir o alimento que entra em direção ao sistema excretor. Nesse percurso que o alimento faz, sempre ficam resquícios. Detritos de alimento podem se instalar nas paredes intestinais e caso fiquem por muito tempo, podem causar sérias doenças entre elas o câncer. As compressões abdominais que o nauli produz favorecem a aceleração do movimento peristáltico. Boa parte dos detritos que podem ficar depositados nos intestinos, com a prática do nauli, acelerando o movimento interno, serão expulsos até o aparelho excretor. Limpar os intestinos significa diminuir o desgaste que a digestão gera. E este desgaste não é insignificante, você já deve ter ouvido a expressão enfezado, criada em cima do incomodo que uma pessoa que não tem um bom funcionamento digestivo sente. Aprenda sobre o Detox do Yoga - CLIQUE AQUI https://yoginapp.com/detox-do-yoga/   Praticar nauli kryia não é tão simples sem a orientação de um professor. Entretanto existem alternativas para começar a aprender estas técnicas que podem ser feitas por qualquer pessoa. new RDStationForms(\'newsletter-yogin-formulario-1c3fb174b015350a9cd5-html\', \'UA-68279709-2\').createForm();

yogincast maior podcast de yoga do brasil
Filosofia do Yoga | 5 jan 2022 | Equipe YogIN App
YogIN Cast, o maior Podcast de Yoga do Brasil

Podcast de Yoga do YogIN App O YogIN Cast é o podcast de Yoga com mais acessos no Brasil. Em 2018, foram mais de Meio Milhão de audições de yogins de todas as partes do mundo (mais de 50 países). Se você ainda não conhece o nosso canal de podcast de Yoga, está perdendo uma oportunidade única de aprendizado. Sugerimos que acesse-o nas suas diferentes plataformas. O conteúdo é inteiramente gratuito e você encontra desde exercícios de relaxamento e meditação até conteúdos com teoria e História do Yoga. O podcast pode ser acessado de diferentes plataformas. Escolha a que mais se adequar ao seu estilo.   Como Acessar o YogIN Cast SoundCloud :    Spotify:   App nativo do IOS :    App nativo Android :      No YogIN Cast você encontra diferentes programas de podcasts. Série Reflexões de um YogIN Contemporâneo com #108 episódios: https://yoginapp.com/reflexoes-de-um-yogin-contemporaneo-serie-de-podcasts   Yoga Falado, episódios a respeito da prática do Yoga    Se você nunca acessou um podcast e quer aprender, assista aqui :   Podcast de Yoga com Exercícios Relaxamentos Nessa Playlist você pode fazer exercícios de Relaxamento gravados pelos professores do YogIN App https://soundcloud.com/yogin-cast/sets/s-rie-de-relaxamentos-e   Podcast de Yoga de Meditação Nessa Playlist você pode fazer exercícios de Meditação gravados pelos professores do YogIN App https://soundcloud.com/yogin-cast/sets/medita-o-iniciantes   Para saber mais sobre Podcasts e como aprender com essa ferramenta incrível, deixe seu e-mail no formulário abaixo que enviaremos informações exclusivas para você aprender mais ao invés de perder tempo. O podcast pode mudar nossa forma de aprender e nos dar uma oportunidade de aprender enquanto fazemos coisas que tomam o nosso tempo. É possível outvir podcast enquanto dirige, caminha, lava-louça, espera numa fila e tantos outros momentos que muitas vezes não nos acrescentam nada. Aproveite para aprender mais pelos Podcasts selecionados que enviaremos para você por email. Tenho certeza que se você gosta de aprender sobre os assuntos com mais profundidade, a ferramenta do podcast vai mudar sua experiência de aprendizado. Diversos alunos do YogIN App relatam que aprenderam a ouvir podcast através do nosso canal e que isso acabou sendo determinante para o aprendizado de outras áreas que eles tinham interesse em se desenvolver. new RDStationForms(\'formulario-post-podcast-de-yoga-yogin-cast-bba7f2bbdebc139495df\', \'UA-68279709-2\').createForm();