navasana, postura do barco

Navasana – Postura do barco

HOME > BLOG > Navasana – Postura do barco

Dicas de Yoga | 17 out 2020 | Michelle Jandre


Navasana – Postura do barco

 

Quando pensamos em “barco”, somos levados a imaginar um veículo que possa nos levar em segurança, nos fazendo fluir  pelos rios, mares, oceanos …que nos faça flutuar e resista as tempestades, a pequenos danos causados pelo tempo. Que nos leve para longe da turbulência e nos traga a calmaria, a tranquilidade, a introspecção, para longe dos barulhos externos e próximos de nós mesmos.

 Com navasana, o barco, não é diferente. Nau significa barco e também faz parte da palavra Pranava, a vibração do OM, o som primordial. Nas Upanishads, o OM é descrito como um barco que nos conduz com segurança absoluta através dos mares, por vezes, turbulentos da vida. Essa postura cultiva o centramento como símbolo de nossa conexão com o Ser real.

Ele é um ásana que organiza a energia da mente e do corpo. Onde não pode haver dualidade, mas unidade, trazendo paz e satisfação. Em navasana, a postura do barco, o esforço é imediato, não dá para permanecer nele sem presença. A respiração controla a mente, que por sua vez, controlará o corpo, levando-o a estabilidade.

 Seus benefícios : é eficaz para o sistema eliminatório, digestório, endócrino, muscular, e energético.  Com a prática constante, fortalecem os músculos das costas e abdominais, nos fazendo envelhecer com graça, conforto, e vigor, e melhorando a nossa qualidade de vida.

 É contraindicada para quem tem hérnia inguinal e abdominal.

 

Como fazer :

  • Com um dos pés no chão- entre na postura com apenas uma das pernas estendida. Eleve os braços paralelamente ao chão, com as palmas das mãos voltadas para dentro.
  • Com joelhos flexionados- mantenha as canelas e os braços paralelos ao chão , ou as pernas estendidas para cima.

Obs: em ambas as variações, o peso do corpo fica sobre os ísquios, a coluna longa e o pescoço no prolongamento da coluna.

Para praticar conosco confira os horários das aulas ao vivo clicando aqui.  

 

Leia mais sobre Navasana abaixo Navasana sem preconceitos

navasana sem preconceitos, Fernanda Magalhães

 

E para praticar a meditação no OM aperte play abaixo

 

 

Pratique e tudo virá . Pattabhi Jois

 

Namastê 

Michelle Jandre

 


Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

Michelle Jandre>

Michelle Jandre

Sou Professora formada pelo YogIN App em Julho de 2018! Vejo o Yoga como uma ferramenta de reconexão com o "Eu" e da descoberta da nossa verdade natureza! Instagram: @michellejandreyoga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Pranayama - Respiratórios do Yoga
Respirar é Viver | 26 jul 2021 | Equipe YogIN App
Pranayama – Respiratórios do Yoga – Live

Pranayama - Respiratórios do Yoga - Na Live Pranayama - Respiratórios do Yoga abordamos os principais pranayamas do Yoga e como se pode adequar a prática de pranayama tradicional ao estilo de vida contemporâneo. https://youtu.be/6OvR4t5biZI   Você pode baixar gratuitamente o Hatha Yoga Pradipika, texto usado na live que abroda pranayamas. Quer ver o conteúdo completo da série - Professor de Yoga - Bases do Ensino? Clique na imagem abaixo e acesse a página dedicada a quem dá aulas ou está pensando em ensinar Yoga.   https://yoginappacademy.com/blog/pagina-da-serie-completa-professor-de-yoga-bases-do-ensino/  

hatha yoga pradipika
Respirar é Viver | 25 jul 2021 | Equipe YogIN App
Hatha Yoga Pradipika – Baixe o Livro

Hatha Yoga Pradipika - O Hatha Yoga Pradipika é um dos textos mais importantes do Hatha Yoga. Na Live sobre Pranayama, comentamos o 2º capítulo dessa obra que se dedica exclusivamente aos exercícios respiratórios, os pranayamas. https://youtu.be/6OvR4t5biZI Para baixar o clique no botão abaixo.    

Chaturanga Pranayama - Respiração Quadrada
Respirar é Viver | 23 jul 2021 | Daniel De Nardi
Chaturanga Pranayama – Respiração Quadrada

Chaturanga Pranayama - Respiração Quadrada A mente é inquieta por natureza e por isso, reflete uma respiração arritmica. A proposta do Chaturanga Pranayama, a Respiração Quadrada é criar um ritmo na mente, uma cadência que exige a atenção focada para que se consiga executar o exercício com precisão. https://youtu.be/31ZV21BGaEI Neste vídeo, explicamos como executar essa respiração. Essa técnica serve como um exercício meditativo, pois exige a atenção plena na execução. Experimente por alguns minutos e observe como a sua mente se comporta. Namaste!

Nadi Shodhana - Respiração Alternada
Respirar é Viver | 21 jul 2021 | Daniel De Nardi
Nadi Shodhana – Respiração Alternada

Nadi Shodhana - Respiração Alternada A respiração alternada é bastante importante dentro da prática. O respiratório alternado, nadi shodhana e suas propriedades. permite um maior controle na saída e entrada do ar, por isso é um pranayama que acalma. Respirando apenas por uma narina consegue-se controlar melhor a saída do ar e sempre que você consegue soltar o ar mais lentamente, consegue acalmar sua mente. O respiratório consiste em obstruir a narina direita inspirando pela esquerda. Quando os pulmões estão cheios, troque a narina em atividade e expire pela direita. Guarde a regra - troque a narina em atividade sempre que os pulmões estiverem cheios, jamais quando estiverem vazios. Expirando apenas por uma narina, controle mais a saída do ar. Expire sempre devagar sentindo o toque do ar nas narinas e nunca deixando que esse toque fique forte demais. O ar deve sair sempre devagar para aquietar a mente, tornando-a serena.   https://youtu.be/T6Nae-78FC8     Para se inscrever nas lives e receber materiais exclusivos sobre Respiração clique no botão Abaixo.