Brand

Nauli Kriya

Nauli Kriya

A palavra Kriya, do sânscrito, significa ação. É a ação para a purificação do corpo. Durante nosso processo evolutivo nos distanciamos do nosso estado natural de pureza, e diversas tradições apresentam técnicas para restaurar esse estado natural. Com o yoga não é diferente e todas as práticas que fazemos, asana, pranayama, meditação, se complementam buscando a purificação para atingir o Samadhi, o estado mais elevado de consciência.

É descrito nas escrituras, Gheranda Samhita, seis atos de purificação, para liberar o organismo do excesso de toxinas, assim elevar a sua pratica ao despertar, que ocorre somente após a purificação dos nadis (canais energéticos). Uma destas seis técnicas de purificação interna do Hatha Yoga é o Nauli, ele é considerado o kriya mais importante, e consiste em massagear os órgãos abdominais pela contração sequencial dos músculos abdominais. É uma técnica difícil de ser executada e pode ser preparada por fases. Os benefícios descritos que o Nauli proporciona são diversos, na escritura do Hatha Yoga Pradipika, diz que destrói todas as enfermidades e aumenta o calor corporal. Em outros textos encontramos que esta pratica massageia e tonifica toda a região abdominal, incluindo músculos, nervos, intestinos, órgãos reprodutivos, urinários e excretores. Estimula o apetite, a digestão, a absorção e a excreção. Ajuda a equilibrar o sistema endócrino. Além de estimular e purificar o Manipura Chakra, centro energético localizado no abdômen.

Harmonizando este ponto energético trazendo clareza e poder mental. Para desenvolver esta técnica nada melhor que praticar todos os dias pela manhã assim que acordar, pois estamos de estomago vazio. Começamos em pé com as mãos nas coxas e pés separados na largura do quadril, inspire e solte todo o ar dos pulmões. Flexione um pouco os joelhos e sem ar puxamos o abdômen para dentro e para cima deixando uma cavidade abdominal, este é o Uddiyana bandha, mantenha a contração o tempo que for confortável.

Dominada esta técnica passamos para o Uddiyana Bandha com movimento, contraindo e soltando os músculos abdominais conforme passo anterior, também sem ar nos pulmões e mantendo o tempo que for confortável. A partir destes dois passos vamos ganhando mais consciência desta região do corpo e aprendendo a controlar os músculos abdominais.

Importante lembrar que o tempo que estamos com o abdômen contraído estamos sem ar nos pulmões e assim que precisamos inspirar devemos parar a pratica e recomeçar sem ar nos pulmões. O passo seguinte é com o abdômen bem para dentro, fazemos pressão com as mãos na coxa e vamos alternando o lado da pressão com as mãos e aprendemos a movimentar a musculatura lateral. Agora vamos tentar isolar o musculo reto abdominal que fica bem no meio do seu abdômen contraindo as laterais e deixando o centro relaxado. Com pratica logo você vai descobrir esse musculo. E por fim dominado os passos anteriores, o Nauli é unir todas estas técnicas e fazer o movimento circular completo. O Nauli Krya é fruto de disciplina e pratica, além de trazer consciência corporal e todos os benefícios acima citados.

Boa pratica.

Fonte:

SOUTO, Alicia. A essência do Hatha Yoga. Hatha Pradipika – Gheranda Samhita – Goraksha

Shataka

SARASWATI, Swami Satyananda. Asana Pranayama Mudra Bandha

FIRMINO, Suely. Yoga, a nova revolução.

 

Para saber mais sobre conteúdo de Yoga aperte este botão

Botão

Cecilia Longato

  • Rafaela Mendes

    Rafaela Mendes - 18 jun 2016

    Belo texto, muito claro! obrigada ciça! :)