Brand

Nadis e polaridades – O prana, a energia vital – Yoga Falado #33

Nadis e polaridades – O prana, a energia vital – Yoga Falado #33

 

 

Quem faz minhas aulas online aqui pelo YogIN App sabe que comumente começo a prática pedindo para a pessoa analisar como ela está emocionalmente, fisicamente e energeticamente através do swádhyaya, auto estudo, a auto observação que deve estar presente durante todo o sádhana (prática de yoga).

 

Uma das formas que peço para o praticante fazer esse estudo é observando qual narina está mais ativa.

 

Nossa narina direita está relacionada à nadi pingala, canal energético de polaridade positiva; a narina esquerda está relacionada à nadi ida, canal energético de polaridade negativa.

 

nadis
Imagem 1: nadis principais do corpo

 

Na foto acima, estão representadas as três nadis principais do corpo: ida, pingala e sushumna. Cada cruzamento de ida e pingala é a região de um chakra, no total 7 e ida e pingala acabam no sexto chakra, apenas o canal central, sushumna, de polaridade neutra e outras nadis secundárias chegam até o chakra coronário.

 

 

Ouça também via Spotify ou Soundcloud.

 

YogIN Cast

YogIN Cast

 

 

Estima-se que temos 72.000 nadis pelo corpo. As nadis são como veias do nosso corpo sutil, enquanto pelas veias correm o sangue em nosso corpo físico denso, pelas nadis circulam o prana, a energia vital.

 

Clique aqui para ler mais sobre os cinco pranas do corpo

Quando fazemos asanas, as posturas do yoga, um dos objetivos é fazer circular a energia por todo esse emaranhado de fios, aumentando nossa vitalidade. Os respiratórios, pranayamas, desobstruem esse canais, os mesmos que a acupuntura trabalha desobstruindo através das agulhas. Porém, enquanto o conhecimento tantrico chama de nadis a medicina indiana chama de meridianos por onde circula chi, a energia vital que aqui chamamos de prana.


 

Vamos aprofundar o conhecimento das nadis principais:

 

NADI IDA

Ida está associada com a energia da Lua, representa o aspecto feminino da personalidade. Esse canal controla as funções do sistema nervoso parassimpático, que acalma a mente e corpo, pois está relacionada com emoções, sentimentos e memórias. Quando a Ida se torna muito forte ou dominante, o cansaço, depressão, introversão e uma incapacidade de ver as coisas com uma perspectiva clara podem tomar lugar meio a mente.

 

NADI PINGALA

Pingala é associada com a energia do Sol, representando o aspecto masculino da personalidade e geralmente é representado na cor vermelha (Yang). Ele controla o sistema nervoso simpático, estimula as atividades, planejamento do corpo e da mente. É responsável pela parte lógica, racional e analítica do intelecto. Quando a Pingala é sobrecarregada devido à agitação da vida da cidade (por exemplo), podemos ter dificuldade em dormir, de concentração, também podemos ficar ansiosos, irritados e impulsivos.

 

NADI SUSHUMNA

É o principal canal energético no corpo humano que circula da base da espinha até o topo da cabeça (como mostra a imagem 1) carregando a energia da Kundalini, a força evolutiva primordial interna que vem de dentro pra cima e que desperta a partir das práticas de Yoga e meditação. Sushumna apenas se abre e flui livremente quando Ida e Pingala estão balanceadas e em equilíbrio, a purificação das três nadis são extremamente importantes para a saúde do corpo e da mente.

 

Na sua próxima prática observe que polaridade está mais ativa e faça uma prática mais introvertida (posturas de alongamento pra frente, respiratórios calmos) se for pingala e; uma prática de expansão (posturas de retroflexão, musculares, respiratórios acelerados) se for ida, para assim equalizar sua energia.

 


Mayara Beckhauser

May é professora de yoga desde 2004. Economista, fala pelos cotovelos, é chorona, adora gatos, livros, comida vegana, generosidade, a insônia inspiradora que lua cheia lhe dá, escrever e incentivar pessoas a viverem de forma mais livre. Instagram: @yogalifestylebr

  • Avatar

    adriana - 9 ago 2017

    olá. no caso o pranayama nadi sodhana ajudaria a equilibrar as nadis ida e pingala?

    • Daniel De Nardi

      Daniel De Nardi - 10 ago 2017

      Sim!