Guru Punima – Dia do Professor na Índia, nossa homenagem a grandes professores de Yoga

HOME > BLOG > Guru Punima – Dia do Professor na Índia, nossa homenagem a grandes professores de Yoga

Filosofia do Yoga | 26 maio 2020 | Daniel De Nardi


Homenagem a quem transmite o Yoga.

Hoje comemora-se o dia do professor na Índia em no Nepal. Aqui fica nossa homenagem a todos os professores que ajudam a levar luz de sabedoria e conhecimento para o mundo.

Fotos históricas de Mahatma Gandhi​, Pattabi jois​, B.K.S. Iyengar​, Krishnamurti​, Sri Swami Satchidananda​ e outros.

 

O Guru Purnima, uma celebração aos professores, aqueles que trazem a luz, segundo o significado de guru segundo a Wikipedia.

“Na Índia contemporânea e na Indonésia, o termo “guru” é empregado para indicar um “professor”. No ocidente, o significado original de guru tem sido usado para indicar alguém que tenha seguidores, embora não necessariamente em um estabelecimento de ensino de filosofia ou religião. “

 

Segundo a tradição, no dia de Purnima, deve se pensar no professor, mil vezes mais do que em qualquer outro dia.

A palavra Guru é derivada de duas palavras, gu e ru. A raiz sânscrito gu significa escuridão ou ignorância, e ru indica o removedor dessa escuridão. Portanto, um Guru é aquele que remove a escuridão de nossa ignorância, mas isso é válido para qualquer tema que você queira aprender. Antes de aprender você é ignorante no assunto e o professor tem o papel de trazer a luz sobre o assunto que você está querendo aprender, facilitando seu caminho e lhe dando atalhos.

Os acadêmicos indianos comemoram este dia, agradecendo seus professores e lembrando professores e estudiosos do passado.

Na tradição Yogin, o dia é celebrado como a ocasião em que Shiva se tornou o primeiro yogin, segundo as tradições shivaistas, nesse dia ele começou a transmissão do yoga.

O festival é comum a todas as tradições espirituais no hinduísmo, onde é uma expressão de gratidão para com o professor por seu aluno.

Comemorando esse dia vamos fazer uma aula aberta ao vivo, com inscrição gratuita no link abaixo

 

 

Saiba mais sobre o Dia do Yoga Clicando Aqui

 

Dia Internacional do Yoga – 21 de junho Dia do Yoga

 

 

 

 

 

 


Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

Daniel De Nardi>

Daniel De Nardi

Daniel é Professor de Yoga há mais de 20 anos. Pesquisador do Yoga e das raízes dessa Filosofia Milenar. É autor de diversos livros: "Aprenda a Meditar com o Yoga", "As Origens da Meditação e do Yoga", "Asana - Posturas do Yoga", "Como a Meditação funciona?", "O Yoga do Autoconhecimento", "Pra que Meditar?", dentre outros. Também é responsável por produzir a série de podcasts "Reflexões de um YogIN Contemporâneo" do YogIN Cast, o canal de podcasts de Yoga mais acessado do Brasil. Instagram: @reflexoesdeumyogin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Pranayama - Respiratórios do Yoga
Respirar é Viver | 26 jul 2021 | Equipe YogIN App
Pranayama – Respiratórios do Yoga – Live

Pranayama - Respiratórios do Yoga - Na Live Pranayama - Respiratórios do Yoga abordamos os principais pranayamas do Yoga e como se pode adequar a prática de pranayama tradicional ao estilo de vida contemporâneo. https://youtu.be/6OvR4t5biZI   Você pode baixar gratuitamente o Hatha Yoga Pradipika, texto usado na live que abroda pranayamas. Quer ver o conteúdo completo da série - Professor de Yoga - Bases do Ensino? Clique na imagem abaixo e acesse a página dedicada a quem dá aulas ou está pensando em ensinar Yoga.   https://yoginappacademy.com/blog/pagina-da-serie-completa-professor-de-yoga-bases-do-ensino/  

hatha yoga pradipika
Respirar é Viver | 25 jul 2021 | Equipe YogIN App
Hatha Yoga Pradipika – Baixe o Livro

Hatha Yoga Pradipika - O Hatha Yoga Pradipika é um dos textos mais importantes do Hatha Yoga. Na Live sobre Pranayama, comentamos o 2º capítulo dessa obra que se dedica exclusivamente aos exercícios respiratórios, os pranayamas. https://youtu.be/6OvR4t5biZI Para baixar o clique no botão abaixo.    

Chaturanga Pranayama - Respiração Quadrada
Respirar é Viver | 23 jul 2021 | Daniel De Nardi
Chaturanga Pranayama – Respiração Quadrada

Chaturanga Pranayama - Respiração Quadrada A mente é inquieta por natureza e por isso, reflete uma respiração arritmica. A proposta do Chaturanga Pranayama, a Respiração Quadrada é criar um ritmo na mente, uma cadência que exige a atenção focada para que se consiga executar o exercício com precisão. https://youtu.be/31ZV21BGaEI Neste vídeo, explicamos como executar essa respiração. Essa técnica serve como um exercício meditativo, pois exige a atenção plena na execução. Experimente por alguns minutos e observe como a sua mente se comporta. Namaste!

Nadi Shodhana - Respiração Alternada
Respirar é Viver | 21 jul 2021 | Daniel De Nardi
Nadi Shodhana – Respiração Alternada

Nadi Shodhana - Respiração Alternada A respiração alternada é bastante importante dentro da prática. O respiratório alternado, nadi shodhana e suas propriedades. permite um maior controle na saída e entrada do ar, por isso é um pranayama que acalma. Respirando apenas por uma narina consegue-se controlar melhor a saída do ar e sempre que você consegue soltar o ar mais lentamente, consegue acalmar sua mente. O respiratório consiste em obstruir a narina direita inspirando pela esquerda. Quando os pulmões estão cheios, troque a narina em atividade e expire pela direita. Guarde a regra - troque a narina em atividade sempre que os pulmões estiverem cheios, jamais quando estiverem vazios. Expirando apenas por uma narina, controle mais a saída do ar. Expire sempre devagar sentindo o toque do ar nas narinas e nunca deixando que esse toque fique forte demais. O ar deve sair sempre devagar para aquietar a mente, tornando-a serena.   https://youtu.be/T6Nae-78FC8     Para se inscrever nas lives e receber materiais exclusivos sobre Respiração clique no botão Abaixo.