Os dois olhares do Pavão – Mayurasana

HOME > BLOG > Os dois olhares do Pavão – Mayurasana

Filosofia do Yoga | 9 jan 2021 | Daniel De Nardi


O pavão é um animal original da Índia, por isso é um dos símbolos mais importantes do país. 

O pavão aparece como o veículo de divindades como Saraswati, a deusa da sabedoria, e Skanda, filho de Shiva e deus da guerra. 

A cauda do pavão apresenta desenhos que se parecem com olhos. Quando o pavão abre sua cauda deixando “os olhos” o observarem, cria um cenário que parecesse com o teatro, pois ele fica a frente sendo observado pelos diversos “olhares” da sua cauda.O olhar da cauda pode ter dois caminhos, quando representam olhos externos estimulam a vaidade e o egocentrismo. Entretanto, os olhos da sua cauda também podem representar um movimento de observação interna.

pavão

Na postura do mayurasana, também pode-se adotar essa postura com as duas visões. Se o yogin a pratica o asana unicamente para demonstrar como consegue executar posturas avançadas, desenvolverá unicamente a vaidade. No entanto, a cauda aberta, pode ser um estímulo para uma auto observação profunda do corpo no processo de autoconhecimento, caminho que consideramos mais acertado na visão do Yoga. O Mayurasana é uma das posturas citadas em uma das escrituras mais importantes do Yoga, a Hatha Yoga Pradipika:



“I:30. Mayúrásana: colocam-se as mãos firmemente no solo e eleva-se o corpo no ar, apoiando o ventre sobre os cotovelos; o corpo fica reto como um bastão.

I:31. Este ásana cura diversas doenças como o inchaço do abdômen e moléstias digestivas e outras enfermidades abdominais; elimina as disfunções provocadas pelo desequilíbrio entre vata, pitta e kapha; facilita as digestões pesadas e ajuda a digerir incluso o mais poderoso dos venenos.”


As escrituras nathas feitas pelos criadores do Hatha Yoga são textos cifrados, com diversos conceitos que precisam de um conhecimento prévio para serem compreendidos.
No caso do mayurasana, obviamente a postura não impede o envenenamento, ajuda a digerir incluso o mais poderoso dos venenos.

Essa citação é usada para demonstrar o poder purificador que essa postura pode produzir. Ao comprimir o cotovelo contra os órgãos abdominais estimula-se o funcionamento destes, bem como a eliminação de toxinas que podem se acumular nessas partes do corpo.

Nas últimas duas semanas, os professores do YogIN App tem ensinado nas aulas ao vivo diversas variações desta postura bem como treinamentos para dominá-la. Já fez alguma dessas aulas ?

E aí , conseguiu dominar a postura?
Se sim, lembre-se que o caminho é o do autoconhecimento e não o da exaltação da vaidade.
Boas práticas a todos e muita limpeza do Mayurasana.  

 Está acompanhando a Semana do Yoga do YogIN App

Quer participar?

Basta clicar no Botão abaixo e fazer sua inscrição gratuita para acompanhar todo o conteúdo incrível que preparamos para você!

 

 

 

 

 


Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

Daniel De Nardi>

Daniel De Nardi

Sou Professor de Yoga há mais de 25 anos certificado pelo Yoga Alliance E-RYT 500, reconhecida como uma marca registrada de treinamento de Yoga de alta qualidade, seguro, acessível e equitativo. Também sou o fundador do YogIN App Escola de Yoga Online que se divide em: YogIN App Studio - Aulas de Yoga Online YogIN App Academy - Cursos de Yoga Online Tenho interesse no estudo do Yoga e das raízes dessa Filosofia Milenar. Sou autor dos livros: Asana: Posturas do Yoga Como o Conhecimento Liberta do Sofrimento Sámkhya: Ancestral Filosofia Moderna O Yoga do Autoconhecimento As origens do Yoga e da Meditação Pra que Meditar? Como Funciona a Meditação O Yoga e o Stress Produzo a série de podcasts "Reflexões de um YogIN Contemporâneo" do YogIN Cast, o canal de podcasts de Yoga mais acessado do Brasil. Instagram: @reflexoesdeumyogin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga
Filosofia do Yoga | 25 mar 2022 | Equipe YogIN App
Técnicas Sexuais do Hatha Yoga

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga Há muita asssociação do Tantra com técnicas sexuais, mas será que isso é verdade ou distroção? Entenda neste vídeo!   https://youtu.be/qS0Ej3_0gbc  

Uma visão científica das Energias do Yoga
Teoria do Yoga | 24 mar 2022 | Equipe YogIN App
Uma visão Científica das Energias do Yoga

Uma visão científica das Energias do Yoga Uma visão científica das Energias do Yoga. Para a Ciência somente as energias que podem ser medidas existem. Nesse sentido, entenda como as energias do Yoga podem ser explicadas de forma racional. Entenda nesse vídeo https://youtu.be/IevwOtz8W78

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo
História do Yoga | 23 mar 2022 | Equipe YogIN App
Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo Swasthya Yoga é uma linha que mistura um monte de misticismo com técnicas do Shivananda Ashram. O Swasthya foi criado pelo Derose no Brasil depois de viajar à Índia Até aí tudo bem, novos sistemas de Yoga são criados todos os dias em todas as partes do mundo. O que não dá para aceitar é que o derose diga que teve a revelação do Yoga mais antigo que existe, um yoga pre-vedico, que somente ele teve acesso. Neste vídeo explicamos como essa é uma mentira que hoje em dia só engana as pessoas que não tem paciência para fazer uma mínima pesquisa na internet.   https://youtu.be/kt1QOjgZ8XQ

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga
YogAteu | 22 mar 2022 | Daniel De Nardi
YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO Nesta live vamos entender as vantagens de ensinar o YogAteu, a linha de Yoga criada por Daniel de Nardi, sem DOGMAS e MISTICISMOS. Essa metodologia é o resultado de mais de 10.000 HORAS de PESQUISA sobre o CORPO e MENTE e 25 anos pesquisando e ensinando Yoga todos os dias. Professor de Yoga há mais de 25 anos, certificado pelo Yoga Alliance E-RYT 500H, reconhecida como uma marca registrada de treinamento de Yoga de alta qualidade, seguro, acessível e equitativo.   https://youtu.be/jLusX6EGQtc   Fundador do YogIN App® Escola de Yoga Online, que existe desde 2015. Divide em: YogIN App Studio - Aulas de Yoga Online YogIN App Academy - Cursos de Yoga Online Estamos com uma promoção somente até 31/03/22 para você fazer parte do YogIN App: Para se tornar aluno do YogIN Studio e praticar aula de yoga ao vivo e gravadas com 40% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3CSrVKl Para se tornar Professor(a) de Yoga sob a chancela da maior Formação em Yoga do Brasil com 30% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3Inxi5v