O pavão é um animal original da Índia, por isso é um dos símbolos mais importantes do país.
O pavão aparece como o veículo de divindades como Saraswati, a deusa da sabedoria, e Skanda, filho de Shiva e deus da guerra.
A cauda do pavão apresenta desenhos que se parecem com olhos. Quando o pavão abre sua cauda deixando “os olhos” o observarem, cria um cenário que parecesse com o teatro, pois ele fica a frente sendo observado pelos diversos “olhares” da sua cauda.O olhar da cauda pode ter dois caminhos, quando representam olhos externos estimulam a vaidade e o egocentrismo. Entretanto, os olhos da sua cauda também podem representar um movimento de observação interna.
Na postura do mayurasana, também pode-se adotar essa postura com as duas visões. Se o yogin a pratica o asana unicamente para demonstrar como consegue executar posturas avançadas, desenvolverá unicamente a vaidade. No entanto, a cauda aberta, pode ser um estímulo para uma auto observação profunda do corpo no processo de autoconhecimento, caminho que consideramos mais acertado na visão do Yoga. O Mayurasana é uma das posturas citadas em uma das escrituras mais importantes do Yoga, a Hatha Yoga Pradipika:
“I:30. Mayúrásana: colocam-se as mãos firmemente no solo e eleva-se o corpo no ar, apoiando o ventre sobre os cotovelos; o corpo fica reto como um bastão.I:31. Este ásana cura diversas doenças como o inchaço do abdômen e moléstias digestivas e outras enfermidades abdominais; elimina as disfunções provocadas pelo desequilíbrio entre vata, pitta e kapha; facilita as digestões pesadas e ajuda a digerir incluso o mais poderoso dos venenos.”
As escrituras nathas feitas pelos criadores do Hatha Yoga são textos cifrados, com diversos conceitos que precisam de um conhecimento prévio para serem compreendidos.
No caso do mayurasana, obviamente a postura não impede o envenenamento, “ ajuda a digerir incluso o mais poderoso dos venenos.
Essa citação é usada para demonstrar o poder purificador que essa postura pode produzir. Ao comprimir o cotovelo contra os órgãos abdominais estimula-se o funcionamento destes, bem como a eliminação de toxinas que podem se acumular nessas partes do corpo.
Nas últimas duas semanas, os professores do YogIN App tem ensinado nas aulas ao vivo diversas variações desta postura bem como treinamentos para dominá-la. Já fez alguma dessas aulas ?
E aí , conseguiu dominar a postura?
Se sim, lembre-se que o caminho é o do autoconhecimento e não o da exaltação da vaidade.
Boas práticas a todos e muita limpeza do Mayurasana.
Está acompanhando a Semana do Yoga do YogIN App?
Quer participar?
Basta clicar no Botão abaixo e fazer sua inscrição gratuita para acompanhar todo o conteúdo incrível que preparamos para você!
Deixe um comentário