Brand

Livros de Yoga

Livros de Yoga –

Muitos alunos pedem indicações sobre quais livros ler. Afinal, há uma infinidade de opções no mercado e ninguém tem tempo para pesquisar todos eles. Há livros de Yoga bastante populares como os do mestre indiano Iyengar e que são ótimos para quem está começando. Iyengar desenvolveu um método próprio do Hatha Yoga, e como um ótimo professor, consegue ensinar de forma simples os conceitos do Yoga. Usa uma linguagem acessível sem perder em profundidade. Por outro lado, há estudos mais elaborados como os de George Feuerstein que buscam detalhes históricos nos estudos de escrituras antigas.

Minha recomendação de hoje é um excelente trabalho de um YogIN brasileiro. Em seu livro, Yoga e Consciência, Renato Henriques traz explicações sobre a cultura hindu e como ela influencia o Yoga ao longo dos milênios.

Nesse outro post eu falei sobre AudioBooks, uma opção excelente para estudar em momentos que perdemos tempo no trânsito. Põe o audio no play e começa a ouvir a narração do livro. Infelizmente, só há audiobooks de Yoga em inglês, mas acredito que muito breve haverá também essa opção para o nosso idioma.

Esta é minha passagem favorita do livro do Renato Henriques, pois ela traz toda a reflexão do Yoga para algo pé no chão, dia a dia.

O Yoga, sem qualquer dúvida, além de profunda sabedoria é também e principalmente uma postura, uma atitude inteligente e inconforme do homem, face a uma vida condicionada e condicionante. É uma tentativa, e mais do que isso, é um empenho sério e abnegado de tentar superar as aparentes limitações do mundo dito material, e até mesmo os relativismos espirituais.

Acredito que de nada adianta ficarmos com um milhão de elaborações mentais se no cotidiano você não encara seus condicionamentos, não muda o que você sabe que tem que mudar, não se esforça para chegar onde sabe que pode chegar. Se não há isso, vejo pouco sentido em aprofundar estudos e ler um milhão de escrituras indianas.

 

Para receber material semanal sobre Yoga

 

Daniel De Nardi

Head de conteúdo do YogIN App. Autor de 6 livros sobre Yoga. Pesquisador da História do Pensamento Indiano.