Homo Deus – resumo parte 02 – Podcast #83

HOME > BLOG > Homo Deus – resumo parte 02 – Podcast #83

Podcast de Yoga | 6 fev 2021 | Daniel De Nardi


Homo Deus.

A segunda parte do livro do escritor israelense Yuval Harari trata da busca pela felicidade eterna, o que a ciência está fazendo sobre eisso e quais as consequências desse avanço pra nossa vida futura.

LINKS

 

O que veneras te matará – Podcast #73

 

 

 

 

 

 

 

 

Não Seja Um Misticóide – Podcast #74

 

Transcrição parcial

 

 

Parte 2

 

O Homo sapiens da sentido ao mundo

 

Capítulo 04 – Os Narradores

 

Os lobos e chimpanzés vivem numa realidade dual, de uma lado a parte física a outra tem consciência de medo, alegria e desejo, os homens tem 3 realidades, relatos sobre deuses nações e companhias.

Os sumérios criaram a escrita e o $. Isso permitiu que as realidades imaginárias ampliassem seu alcance. Após isso, os egípcios criaram a instituição dos Faraós e mesmo depois que um faraó morria, o sistema continuava acontecendo.

Mao Tse Tung concentrou a produção e vendas de alimentos, só que as informações era erradas e a China havia vendido todo o alimento e comprado muitas armas. Faliram e fizeram o povo passar fome.

A escrita começou como uma forma de descrever a realidade, mas aos poucos tornou-se uma ferramenta para remodelá-la.

As escrituras tinham coisas escritas que correspondiam com a realidade, como por exemplo mulheres não davam testemunho, deve-se pagar dízimo e todo mundo da e por ai vai.

Como determinar apoiar a narrativa e como observar isso?

Perguntando – Sofre?

Se sofre, um sofrimento real é a realidade.

 

Capitulo 05 – a Estranha parceria

O envolvimento com as grandes narrativas possibilitou o homem a criar coisas incríveis. Sempre aumentando o poder dessas entidades ao inves de focar no individuo.

Qual a relação entre a Ciência e a Religião?

A religião válida normas sociais, dando-lhe um aspecto que não foram criadas pelos homens, logo devem ser obedecidas.

Na época medieval a igreja disse que Deus não gostava dos ricos.

A Religião é um pacto enquanto a espiritualidade é uma viagem.

Dualismo o Deus bom e o Deus mal, o mal que criou nos espiritos e o satanás criou a matéria.

Para dar vida a suas matérias, satanás buscou deu prazer para as pessoas se manterem no corpo.

Os viajantes espirituais ponham em questões todas as crenças espiritual. Essas buscas espirituais não são bem vistas nas Igrejas. Lutero começou a questionar verdades, pois fazia seus questionamentos espirituais. Levantou 96 questionamentos contra as ações da Igreja.

Alguns acreditam que existe um luta entre Religião e Ciência.

A Religião dá uma orientação para as pessoa, como no exemplo da represa chinesa.

Outros acham que cada uma cuida de sua área.

  

Capitulo 06 – Aliança Moderna

Esse capítulo mostra o quanto a ciência foi apoiada e desenvolveu o capitalismo. Desde que nascemos assinamos um pacto. Todo contrato se resume a uma frase, todos estamos de acordo em renunciar o sentido em prol do poder.

Quando as religiões dominavam conta de toda a narrativa, o poder do homem tinha um limite. Éramos uma espécie de atores das obras de Deus.

A ciência rechaça essa tese e demonstra que o UNiverso é um processo cego, violento e com consequências não deliberadas. Não há nenhum sentido nessa existência.

O crescimento econômico tornou-se o centro de todas as buscas, pois é o que apresenta mais evidências de que a vida das pessoas melhoram. O desenvolvimento é a única verdade firme. O que for necessário para isso hoje em dia será feito.  

Isso só faz sentido no mundo moderno. Dificilmente os antigos líderes prometiam que seus impérios iriam crescer sempre. Pode-se dizer hoje é uma religião o crescimento econômico.

O capitalismo pode também ser considerado uma religião, mas inegavelmente fez as pessoas entenderem que os negócios não são um jogo de soma zero. Que a economia pode crescer para todos e isso sim, fez grande diferença na qualidade de vida das pessoas. Essa noção de que a contribuição produz benefícios mútuos é o principal fator da harmonia global. Isso trouxe mais paz para o mundo que todas as rezas juntas.

O primeiro mandamento do capitalismo é reverter os ganhos em investimento para mais resultados.

Durante séculos o crescimento dependeu de conquistas de mais territórios. Hoje a economia depende de melhores métodos de produção.

O problema do crescimento é a degradação dos ecossistemas.  

 

Capitulo 07 – A Revolução Humanista

O pacto moderno nos diz que se abrimos mão da crença de um Deus organizador, teremos mais poder. Para isso, é preciso encontrar um  sentido para a vida que esteja relacionado com um plano cósmico deliberado.

Até bem pouco tempo, grandes filósofos acreditavam que se deixássemos de acreditar em Deus, se instauraria um grande caos na sociedade. Isso não aconteceu de forma que as maiores ameaças de guerra que existem hoje, vem justamente de povos que creem fortemente em Deus.

O Humanismo é uma religião que põe a humanidade no papel central e espera que ela faça o papel que o deus católico fazia.  Os humanistas esperam que as experiências internas deem sentido ao cosmos. Criar sentido para um mundo sem sentido.

Na idade média europeia as pessoas não acreditavam que podiam saber o que era bonito o feio, o que era certo ou errado isso tudo tinha sido determinado por Deus na visão delas.

Imagine uma mulher que teve um caso com o vizinho e confessa isso ao padre. Recebe um julgamento. Hoje ela conversa com uma amiga ou com o psicólogo e os dois casos ajudarão a pessoa a investigar seu universo interior e chegar no entendimento pessoa daquele ato e como deve reagir a ele. Não existe mais, uma atitude correta a ser tomada nesse caso e qual seria a melhor reação.

Houve um grande movimento de valorização do Universo interior, como um orientador interno que toma decisões a partir das experiências.

Anjos e demônios deixaram de ser algo externo e passaram a habitar o universo interno de cada indivíduo.

O Homem matou Deus e a vida continuou funcionando normalmente.  

O Humanismo pôs as experiências como a melhor forma de conhecer o mundo, Como se o uma vida bem vivida seria colher com experiência e sabedoria o máximo de coisas que existem no mundo.

Isso fez crescer o desejo do consumidor que vale mais que tudo.

Além disso, fez valer o sofrimento do soldado médio, que vê a Guerra com olhos de dentro e quem sempre pensara que a guerra não vale a pena.

 

Capitulo 07 – A Revolução Humanista

Ossss

Olá Daniel.
Então…

Falaria rapidamente dos primeiros capítulos e focaria na “religião humanista liberal”.


Nesse capítulo ele questiona o liberalismo pq temos ao menos 2 eus.O eu da experiência momento a momento (consciência) e o eu da narrativa (o que fica remoendo o passado e projetando o futuro, o ego).

Daí ele fala que não faz sentido pq não tem um eu só. E aí entra o yoga!

O liberalismo supervaloriza o ego na verdade,né? É a busca do prazer.


Na parte do futuro, danova religião do tecno-humanismo ele fala de humanos aperfeiçoados com eng genética, ciborgues, remédios. E aí entra o yoga novamente.

Já temos os remédios nas técnicas do yoga, e na filosofia.

Daí vamos direto no ponto! Yoga, meditação, meditação e meditação ou antidepressivos, anti-isso e anti-aquilo.

 

  


Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

Daniel De Nardi>

Daniel De Nardi

Sou Professor de Yoga há mais de 25 anos certificado pelo Yoga Alliance E-RYT 500, reconhecida como uma marca registrada de treinamento de Yoga de alta qualidade, seguro, acessível e equitativo. Também sou o fundador do YogIN App Escola de Yoga Online que se divide em: YogIN App Studio - Aulas de Yoga Online YogIN App Academy - Cursos de Yoga Online Tenho interesse no estudo do Yoga e das raízes dessa Filosofia Milenar. Sou autor dos livros: Asana: Posturas do Yoga Como o Conhecimento Liberta do Sofrimento Sámkhya: Ancestral Filosofia Moderna O Yoga do Autoconhecimento As origens do Yoga e da Meditação Pra que Meditar? Como Funciona a Meditação O Yoga e o Stress Produzo a série de podcasts "Reflexões de um YogIN Contemporâneo" do YogIN Cast, o canal de podcasts de Yoga mais acessado do Brasil. Instagram: @reflexoesdeumyogin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga
Filosofia do Yoga | 25 mar 2022 | Equipe YogIN App
Técnicas Sexuais do Hatha Yoga

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga Há muita asssociação do Tantra com técnicas sexuais, mas será que isso é verdade ou distroção? Entenda neste vídeo!   https://youtu.be/qS0Ej3_0gbc  

Uma visão científica das Energias do Yoga
Teoria do Yoga | 24 mar 2022 | Equipe YogIN App
Uma visão Científica das Energias do Yoga

Uma visão científica das Energias do Yoga Uma visão científica das Energias do Yoga. Para a Ciência somente as energias que podem ser medidas existem. Nesse sentido, entenda como as energias do Yoga podem ser explicadas de forma racional. Entenda nesse vídeo https://youtu.be/IevwOtz8W78

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo
História do Yoga | 23 mar 2022 | Equipe YogIN App
Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo Swasthya Yoga é uma linha que mistura um monte de misticismo com técnicas do Shivananda Ashram. O Swasthya foi criado pelo Derose no Brasil depois de viajar à Índia Até aí tudo bem, novos sistemas de Yoga são criados todos os dias em todas as partes do mundo. O que não dá para aceitar é que o derose diga que teve a revelação do Yoga mais antigo que existe, um yoga pre-vedico, que somente ele teve acesso. Neste vídeo explicamos como essa é uma mentira que hoje em dia só engana as pessoas que não tem paciência para fazer uma mínima pesquisa na internet.   https://youtu.be/kt1QOjgZ8XQ

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga
YogAteu | 22 mar 2022 | Daniel De Nardi
YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO Nesta live vamos entender as vantagens de ensinar o YogAteu, a linha de Yoga criada por Daniel de Nardi, sem DOGMAS e MISTICISMOS. Essa metodologia é o resultado de mais de 10.000 HORAS de PESQUISA sobre o CORPO e MENTE e 25 anos pesquisando e ensinando Yoga todos os dias. Professor de Yoga há mais de 25 anos, certificado pelo Yoga Alliance E-RYT 500H, reconhecida como uma marca registrada de treinamento de Yoga de alta qualidade, seguro, acessível e equitativo.   https://youtu.be/jLusX6EGQtc   Fundador do YogIN App® Escola de Yoga Online, que existe desde 2015. Divide em: YogIN App Studio - Aulas de Yoga Online YogIN App Academy - Cursos de Yoga Online Estamos com uma promoção somente até 31/03/22 para você fazer parte do YogIN App: Para se tornar aluno do YogIN Studio e praticar aula de yoga ao vivo e gravadas com 40% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3CSrVKl Para se tornar Professor(a) de Yoga sob a chancela da maior Formação em Yoga do Brasil com 30% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3Inxi5v