Brand

Como aumentar seu bem estar: flexão lateral da coluna

Como aumentar o bem-estar – benefícios da flexão lateral da coluna

O mundo moderno parece nos colocar constantemente em uma camisa de forças: ônibus apertados, cadeira do escritório, poltronas de avião minúsculas e, até mesmo dentro de um carro você tem um espaço limitado e, muitas vezes, fica horas no trânsito com a sensação de aprisionamento.

Pra aliviar o stress gerado no corpo por essas limitações, uma das formas de aumentar seu bem estar é através do alongamento, que vai dar a sensação de expansão e liberdade ao seu corpo.

Um dos alongamentos mais eficientes para isto são as flexões laterais. Praticante e professora há mais de uma década, eu sei que terão praticantes lendo isso e falando “mas pra mim isso é horrível, um martírio”.

Você que se identificou com a afirmação entre aspas acima é do grupo que eu aconselho praticar ainda mais, pois provavelmente seu desconforto vem de uma problema de mobilidade da caixa torácica e quadris presos. A boa notícia é que a cada pratica seu desconforto diminuirá, não tenha pressa, lembre-se sempre que um progresso lento também é progresso e lesionar seu corpo é regresso.

As flexões laterais como Trikonasana, Parighasana, Parirvtta (ou parshwa ou parsva ambos querem dizer lateral) Janu Sirsasana alongam os músculos entre as costelas e pelve, incluindo a região lombar, abrem a caixa torácica, expandindo os pulmões o que torna a respiração mais ampla facilitando atividades aerobicas e pranayamas. Em casos que você leva o braço elevado por cima da cabeça em direção ao pé ainda alonga o grande músculo dorsal, que se estende da cintura até a axila.

Um dos músculos mais importantes alongados durante as lateroflexões é o quadrado lombar (QL). Ele fica localizado nos músculos profundos da região da cintura.

quadrado lombar

O QL pode encurtar e enrijecer quando você fica longas horas sentado em cadeiras e com espaço limitado. Pode inclusive ficar “apertado” provocando dores e até mesmo espasmos na regiões lombar e sacro-iliíacas.

Devido aos hábitos modernos e a importância desse grupo muscular é uma boa ideia você incorporar flexões laterais pelo menos duas vezes na semana na sua rotina a fim de exercitar a região e ter a sensação de bem estar gerada por este alongamento.

Confira dois asanas (posturas) de flexões laterais do Yoga.

Parivrtta Janu Sirsasana – Postura lateral da cabeça no joelho

janusirsasana

Como executar:

Sente-se no chão com seus ossos da bacia bem apoiados. Estique a perna direita lateralmente e flexione a esquerda. Ao flexionar uma das pernas atente-se se voce continua com os tais ossos, os isquios, bem apoiados, sem levantar o gluteo da perna flexionada.

Leve o braço direito pela frente da perna direita. Inspire elevando o braço esquerdo e leve em direção ao pé direito. Deixe sempre sua caixa torácica bem aberta, sem encolher os ombros.

Permaneça de 30 segundos a 1 minuto.

Faça para o outro lado.

Trikonasana – Postura do triangulo

trikonasana

Como executar:

Fique de pé. Inspire eleve os braços bem esticados até a altura dos ombros e então afaste os pés na distância das suas mãos.

Gire um dos pés para o lado e expire descendo o tronco lateralmente, tentando levar a mão no chão ou sobre a perna do pé que está pra fora. Deixe o outro braço esticado alinhado com o que busca o chaão.

Atente-se para as pernas esticadas e os ombros bem abertos.

Fique de 15 segundos até o tempo que for confortável nesta posição.

Faça para o outro lado.

Boas flexões laterais e sensações de liberdade!

 

Para saber mais sobre conteúdo de Yoga aperte este botão

Botão

Mayara Beckhauser

May é professora de yoga desde 2004. Economista, fala pelos cotovelos, é chorona, adora gatos, livros, comida vegana, generosidade, a insônia inspiradora que lua cheia lhe dá, escrever e incentivar pessoas a viverem de forma mais livre. Instagram: @yogalifestylebr