SOBRE EVOLUIR NO YOGA

HOME > BLOG > SOBRE EVOLUIR NO YOGA

Filosofia do Yoga | 8 dez 2020 | Ellen Lima


SOBRE EVOLUIR NO YOGA

É natural que ao iniciarmos no yoga desperte dentro de nós o desejo de evoluir na prática de asanas: primeiro as posturas fáceis, com o passar do tempo as posturas intermediárias e enfim, as tão desejadas posturas avançadas!
A frustação logo vem quando o colega que começou pouco antes ou depois faz um asana que ainda não conseguimos: o Ego já aparece para cobrar e começamos exaustivamente tentar evoluir na postura física, nos frustamos e muitas vezes até nos lesionamos. Alguns desistem diante das dificuldades pensando “yoga não é para mim”; alguns continuam tentando evoluir com o impulso do Ego (sem perceber que já não está praticando Yoga) e há quem comece, a partir da dificuldade, praticar verdadeiramente o yoga, e compreende que evolução não é apenas aumentar a dificuldade do asana. Meditação e Pranayama muitas vezes são subestimados por muitos adeptos do yoga, mas é a partir da meditação que acalmamos a mente e a peparamos para fazer svadhiyaya (auto-estudo) durante a pratica; é através do pranayma que potencializamos a energia do corpo para realizarmos os asanas.
Tem dias que a prática é fluída, asanas saem com facilidade,com estabilidade e permanência, mas também tem dias que a prática não flui como esperamos, o corpo dói, desequilibra, não encaixa e asanas que outrora eram feitos, não saem; fazer um asana mais difícil então? Impossível.
Mas o que é realmente evoluir na prática?


Depois de algum tempo o praticante que se entrega de corpo e alma aos verdadeiros ensinamentos do Yoga descobre que evoluir é na verdade aceitar a dificuldade e aproveitá-la para crescer; usa as ferramentas do yoga para se conhecer, entender, observar, estudar e então superar as barreiras mentais e físicas que aparecem ao longo do caminho.
A pratica de Yoga pode comprar-se ao mar: ora nos sentimos a onda mais alta, ora a onda que desmorona, e somos esmagados pelo Ego caso ainda não tenhamos compreendido que não somos nem a onda mais alta, nem a onda que desmorona: somos o Oceano!
É libertador quando descobrimos e começamos a viver a verdadeira essência do yoga. Quando percebemos que os asanas não são realizados com finalidade estética; asanas são posturas que, através do corpo físico, trabalham a energia interna. Cada pessoa tem suas barreiras e dificuldades e ninguém deve comparar-se. Seja e esteja como estiver a sua prática de hoje, lembre-se: não somos o asana, somos a energia que ele movimenta. Olha pra dentro do teu corpo e não para fora! Não somos as ondas do mar, somos o Oceano.

Entregue-se à prática por completo, aceite com carinho as dificuldades que surgirem, tenha disciplina, esforço sobre si mesmo para superar-se, mas pratique com amor, com respeito, com verdade e confie no processo: jamais se esqueça a evolução é interna e invisível aos olhos!

Hari Om!

Ellen Lima

Dharma e Yoga – a busca do proposito from YogIN App on YouTube.


Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

YogIN App

Ellen Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga
Filosofia do Yoga | 25 mar 2022 | Equipe YogIN App
Técnicas Sexuais do Hatha Yoga

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga Há muita asssociação do Tantra com técnicas sexuais, mas será que isso é verdade ou distroção? Entenda neste vídeo!   https://youtu.be/qS0Ej3_0gbc  

Uma visão científica das Energias do Yoga
Teoria do Yoga | 24 mar 2022 | Equipe YogIN App
Uma visão Científica das Energias do Yoga

Uma visão científica das Energias do Yoga Uma visão científica das Energias do Yoga. Para a Ciência somente as energias que podem ser medidas existem. Nesse sentido, entenda como as energias do Yoga podem ser explicadas de forma racional. Entenda nesse vídeo https://youtu.be/IevwOtz8W78

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo
História do Yoga | 23 mar 2022 | Equipe YogIN App
Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo Swasthya Yoga é uma linha que mistura um monte de misticismo com técnicas do Shivananda Ashram. O Swasthya foi criado pelo Derose no Brasil depois de viajar à Índia Até aí tudo bem, novos sistemas de Yoga são criados todos os dias em todas as partes do mundo. O que não dá para aceitar é que o derose diga que teve a revelação do Yoga mais antigo que existe, um yoga pre-vedico, que somente ele teve acesso. Neste vídeo explicamos como essa é uma mentira que hoje em dia só engana as pessoas que não tem paciência para fazer uma mínima pesquisa na internet.   https://youtu.be/kt1QOjgZ8XQ

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga
YogAteu | 22 mar 2022 | Daniel De Nardi
YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO Nesta live vamos entender as vantagens de ensinar o YogAteu, a linha de Yoga criada por Daniel de Nardi, sem DOGMAS e MISTICISMOS. Essa metodologia é o resultado de mais de 10.000 HORAS de PESQUISA sobre o CORPO e MENTE e 25 anos pesquisando e ensinando Yoga todos os dias. Professor de Yoga há mais de 25 anos, certificado pelo Yoga Alliance E-RYT 500H, reconhecida como uma marca registrada de treinamento de Yoga de alta qualidade, seguro, acessível e equitativo.   https://youtu.be/jLusX6EGQtc   Fundador do YogIN App® Escola de Yoga Online, que existe desde 2015. Divide em: YogIN App Studio - Aulas de Yoga Online YogIN App Academy - Cursos de Yoga Online Estamos com uma promoção somente até 31/03/22 para você fazer parte do YogIN App: Para se tornar aluno do YogIN Studio e praticar aula de yoga ao vivo e gravadas com 40% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3CSrVKl Para se tornar Professor(a) de Yoga sob a chancela da maior Formação em Yoga do Brasil com 30% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3Inxi5v