A dor do Aprendizado – Podcast #33

HOME > BLOG > A dor do Aprendizado – Podcast #33

Podcast de Yoga | 2 fev 2021 | Daniel De Nardi


A dor do Aprendizado – Podcast #33

O processo de aprendizado exige mudanças e isso implica incômodo. Neste podcast trato sobre como o aprendizado acontece dentro do cérebro.

 

 

Links

 

 

Yoga, Aprendizado e Liberdade

 

Especialização em Yoga – Curso para Professores de Yoga

 

Podcast com a outra música de Rachmaninov 

o cérebro boicotando o EU – podcast #03

 

 

 

 

 

Transcrição do Podcast

 

A Dor do Aprendizado – Podcast #33

Olá, o meu nome é Daniel De Nardi, este é o 33º episódio de Reflexões e um YogIN Contemporâneo.

Quem estiver assistindo esta aula pelo aplicativo do YogIN App está vendo agora a cenas de um filme chamado Shine – Brilhante, muita gente já deve conhecer este filme, Geoffrey Rush, o ator do filme, ganhou o Oscar em 1996 pelo papel, o de melhor ator. Shine conta a história de um pianista prodígio australiano chamado David Helfgott que, quando mais novo, tocava piano muito bem e recebeu uma bolsa para tocar na academia nacional de Londres. Em um concurso em Londres ele escolher uma música extremamente difícil de ser tocada, o Concerto para piano de Rachmaninoff – falamos um pouco sobre este compositor no episódio 3 no qual eu trouxe o concerto nº2 que é uma das obras mais bonitas da música clássica pra mim, mas o concerto nº3 também é belíssimo – ele se apresenta perfeitamente, mas no final ele tem algum problema, aparentemente um AVC, e acaba sofrendo porque passa a não ter uma vida normal, depois ele vai se readaptando e novamente encontra a música. É um filme muito bonito, vale a pena assistir, não tem na NETFLIX, procurei e não encontrei, inclusive tenho o DVD dele, mas você encontra…não sei como encontrar, tem no YouTube, mas a resolução é ruim. Quem quiser ver, vai atrás porque o filme é muito bonito.

Trouxe essa música hoje porque acredito que dentro do yoga cada um tem um papel, alguma coisa mais importante para desenvolver, levar para outras pessoas e eu tenho visto que o que eu quero fazer é a ajudar as pessoas a aprender um pouco mais, não apenas sobre yoga, mas aprender como um exercício mental e de liberdade porque boa parte das nossas limitações estão condicionadas a coisas que a gente não sabe, e você aprender novas coisas é uma forma efetivamente de liberdade. Só que o processo de aprendizado é doloroso, já falei aqui muitas vezes, por conta desta minha vontade de estimular o aprendizado em diferentes áreas e agente aprender e estudar mais só que o que no interessa, já gravei uns três ou quatro podcasts e estão aumentando ainda mais um curso que eu tenho no YogIN App sobre aprendizado, então cada podcast que eu gravo, acabo incluindo como aula extra, mas que está ouvindo o podcast semanalmente acaba ouvindo como mais um episódio. Então, como eu estava falando, o aprendizado é um processo doloroso, inclusive a gente está definindo aqui o aprendizado como uma questão intelectual, mas o físico também é doloroso, se você quiser fazer mudanças no seu corpo, terá de passar por processos de estresse corporal, de incomodo corporal para que você tenha uma mudança, então para mudar a musculatura, os neurônios ouas suas ligações neurais, é preciso passar por uma certa dificuldade, é necessário sair de da zona de conforto, estressar aquela área para que algo aconteça.

Isso acontece muito no processo de aprendizado, quando a gente se depara com algo novo, a mente cria um milhão de justificativas para que a gente não de continuidade, ela sempre mostra que o que está sendo feito não vale a pena, não é importante. Mas se existe uma verdade no aprendizado é aquela que diz “Tudo que é difícil hoje, pode ser fácil amanhã”. Então efetivamente quando você está lidando com aquilo é muito complexo porque  o início é sempre difícil, o aprendizado exige uma modificação na sua estrutura cerebral, efetivamente no físico do cérebro, não é só ligações elétricas, mas efetivamente os neurônios tem que criar outros caminhos para que você desenvolva a área que você não sabia, o neurônio não pode seguir a mesma linha de estímulos que seguia, tem que criar um novo caminho e modificar dói, incomoda, tanto o músculo quanto o cérebro, então por isso o aprendizado dá esta incomodada, mas as coisas que a gente aprende com vontade, quer realmente aprender e passa por um desgaste são aquelas que ficam mais conosco, aquelas que a gente constrói efetivamente como um como um conhecimento pessoal, próprio que a gente adquire. Isso você pode ver uma similaridade muito grande, com relação a música, porque quando a gente vai ouvindo uma música mais complexa, tenho trazido na playlist do podcast músicas que não são fáceis de serem apreciadas, são músicas mais complexas, a música clássica tem uma construção muito mais complexa do que a popular, não tiro o mérito da música popular, mas o que você pode observar que a música que assimilamos mais facilmente é uma música que se perde ou que nos enjoa, e a música que exige um certo esforço para se gostar é a que acaba ficando, então observo, quando escuto música s clássicas novas que é realmente um pouco mais difícil, é muito mais fácil ligar o som num samba/pagode e gostar, do que uma música mais elaborada que exige um tempo, mas esta música ficará por muito mais tempo, assim como o aprendizado, quando ele tem que passar pelas modificações, constrói efetivamente novos caminhos e nova forma de a gente ver a situação ou ver o que está sendo aprendido de uma nova forma e isso faz com que o aprendizado  se torne seu para sempre. Mas primeiro é necessário ter resiliência, vencer o processo do incomodo, terá de dar mais motivos para que a sua mente continue do que os que a estimular a desistir. No fim, a satisfação de você desenvolver algo mais complexo é muito mais perene, dura muito mais e vai, provavelmente, dependendo de como for o seu gosto, ser levada para o resto da vida, mas saiba que terá de passar por um certo desconforto.

Hoje eu fico por aqui, lembrando que 22 de setembro começa o nosso curso de especialização, esta semana eu soltei um podcast falando sobre o curso, mas ele está com algumas aulas abertas, publicamos todas as aulas, elas vão ficar fechadas até o dia 22, mas quem quiser já pode fazer inscrição, começa a participar do grupo do Facebook. É um curso voltado para professores, que já fez formação e quer um incremento em relação as especificidades de cada aula e aluno, como por exemplo se o aluno tive muitas dores nas costas e o profissional não souber lidar, esse é um assunto para a Bianca Vitta, tem uma aula aberta, gratuita  para você ver. Só que ela dá catorze aulas no curso, então, obviamente você tem aquela para definir a qualidade, já vai aprender muita coisa, tem a aula da Sá Souza muito esclarecedora sobre a ética do comportamento do professor, a Renata Mozzini também tem uma aula de como montar o seu estilo de aula. Tudo lá, vou deixa o link aqui para quem tiver interesse. E quem tiver dando aula, aprenderá muita coisa no curso, para fidelizar os alunos, dar aulas melhores e para ter sucesso na profissão como um ensinante no yoga. Uma boa semana a todos, vou deixar aqui essa música que o David Hapfors teve o seu problema, porque ela realmente é muito difícil, mas muito belíssima. Este é o 3º concerto para piano de Rachmaninoff. Quem quiser conhecer Haikmainoff, vale bastante a pena, ele é um russo, considerado o último romântico, ultimo compositor do gênero a compor uma música mais romântica no século XX e chegou a morar na Califórnia, assim como muitos artistas que acabaram migrando para lá. A minha sugestão para quem quiser conhece-lo é começar pelos concertos 2 e 3 para piano, e depois escutar os quatro concertos para piano, os quatro são belíssimos, mas o 2 e o 3 são realmente apaixonantes.

Agora com vocês, Rachmaninoff, uma boa semana e até o próximo podcast.

Ohm Namah Shivaya!


Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

Daniel De Nardi>

Daniel De Nardi

Sou Professor de Yoga há mais de 25 anos certificado pelo Yoga Alliance E-RYT 500, reconhecida como uma marca registrada de treinamento de Yoga de alta qualidade, seguro, acessível e equitativo. Também sou o fundador do YogIN App Escola de Yoga Online que se divide em: YogIN App Studio - Aulas de Yoga Online YogIN App Academy - Cursos de Yoga Online Tenho interesse no estudo do Yoga e das raízes dessa Filosofia Milenar. Sou autor dos livros: Asana: Posturas do Yoga Como o Conhecimento Liberta do Sofrimento Sámkhya: Ancestral Filosofia Moderna O Yoga do Autoconhecimento As origens do Yoga e da Meditação Pra que Meditar? Como Funciona a Meditação O Yoga e o Stress Produzo a série de podcasts "Reflexões de um YogIN Contemporâneo" do YogIN Cast, o canal de podcasts de Yoga mais acessado do Brasil. Instagram: @reflexoesdeumyogin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga
Filosofia do Yoga | 25 mar 2022 | Equipe YogIN App
Técnicas Sexuais do Hatha Yoga

Técnicas Sexuais do Hatha Yoga Há muita asssociação do Tantra com técnicas sexuais, mas será que isso é verdade ou distroção? Entenda neste vídeo!   https://youtu.be/qS0Ej3_0gbc  

Uma visão científica das Energias do Yoga
Teoria do Yoga | 24 mar 2022 | Equipe YogIN App
Uma visão Científica das Energias do Yoga

Uma visão científica das Energias do Yoga Uma visão científica das Energias do Yoga. Para a Ciência somente as energias que podem ser medidas existem. Nesse sentido, entenda como as energias do Yoga podem ser explicadas de forma racional. Entenda nesse vídeo https://youtu.be/IevwOtz8W78

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo
História do Yoga | 23 mar 2022 | Equipe YogIN App
Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo

Swásthya Yoga é o Yoga mais Antigo Swasthya Yoga é uma linha que mistura um monte de misticismo com técnicas do Shivananda Ashram. O Swasthya foi criado pelo Derose no Brasil depois de viajar à Índia Até aí tudo bem, novos sistemas de Yoga são criados todos os dias em todas as partes do mundo. O que não dá para aceitar é que o derose diga que teve a revelação do Yoga mais antigo que existe, um yoga pre-vedico, que somente ele teve acesso. Neste vídeo explicamos como essa é uma mentira que hoje em dia só engana as pessoas que não tem paciência para fazer uma mínima pesquisa na internet.   https://youtu.be/kt1QOjgZ8XQ

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga
YogAteu | 22 mar 2022 | Daniel De Nardi
YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO

YogAteu, Vantagens de Ensinar um Yoga sem DOGMAS e sem MISTICISMO Nesta live vamos entender as vantagens de ensinar o YogAteu, a linha de Yoga criada por Daniel de Nardi, sem DOGMAS e MISTICISMOS. Essa metodologia é o resultado de mais de 10.000 HORAS de PESQUISA sobre o CORPO e MENTE e 25 anos pesquisando e ensinando Yoga todos os dias. Professor de Yoga há mais de 25 anos, certificado pelo Yoga Alliance E-RYT 500H, reconhecida como uma marca registrada de treinamento de Yoga de alta qualidade, seguro, acessível e equitativo.   https://youtu.be/jLusX6EGQtc   Fundador do YogIN App® Escola de Yoga Online, que existe desde 2015. Divide em: YogIN App Studio - Aulas de Yoga Online YogIN App Academy - Cursos de Yoga Online Estamos com uma promoção somente até 31/03/22 para você fazer parte do YogIN App: Para se tornar aluno do YogIN Studio e praticar aula de yoga ao vivo e gravadas com 40% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3CSrVKl Para se tornar Professor(a) de Yoga sob a chancela da maior Formação em Yoga do Brasil com 30% de desconto, clique no link abaixo: https://bit.ly/3Inxi5v