Brand

Diwali – O festival das luzes

Diwali – O festival das luzes

O Diwali seria como nosso Natal e Ano Novo juntos, em uma comparação com as festividades de final de ano ocidentais, pois tem as trocas de presentes e muitos fogos. As pessoas enviam presentes para os entes queridos e fogos coloridos são lançados ao céu, mas ele é muito mais que isso.

Ele é um dos maiores festivais hindus, celebrado por cinco dias contínuos, onde o terceiro é comemorado como o principal que é o Festival de Luzes.

Neste dia, considerado muito auspicioso, as pessoas acendem velas e diyas (lamparinas de barro) em toda a sua casa, como puja a Lakshmi, deusa da prosperidade e também celebrando a vitória do bem contra o mal.

A celebração começa na noite mais escura do outono, o dia da lua nova, marcando a transição entre a lua minguante com a lua crescente, a passagem das trevas para a luz.

A celebração também é feita pelos sikhis, muitas vezes por lendas diferentes dos hindus, mas o Diwali é comemorado por quase todas as religiões da Índia.

A celebração também é feita pelos sikhis, muitas vezes por lendas diferentes dos hindus, mas o Diwali é comemorado por quase todas as religiões da Índia.

Essa vitória do bem contra o mal está relacionada com a lenda de um  rei de Prag-Jyotishpur, chamado Narakasura. Era um rei poderoso que abusou de seu poder para atormentar seus súditos. Sri Krishna destruiu este rei asura (demônio) opressivo neste dia. Por isso, os cidadãos celebraram sua libertação do reinado de Narkasura acendendo lâmpadas.

E o puja a Lakshimi é porque o Puranas, livro sobre as divindades hindus, diz que neste dia, a Deusa Lakshmi, que emergiu do oceano de leite (Ksheera Sagara), casou-se com o Senhor Vishnu, o repositor de todas qualidades divinas.

Então, que você encha sua casa de luz com a chegada desse período.

Deixo vocês com mantra de abundância:

OM Shreem Maha Lakshmiyei Namaha

 

diwali

 

Mayara Beckhauser

May é professora de yoga desde 2004. Economista, fala pelos cotovelos, é chorona, adora gatos, livros, comida vegana, generosidade, a insônia inspiradora que lua cheia lhe dá, escrever e incentivar pessoas a viverem de forma mais livre. Instagram: @yogalifestylebr