chaturanga dandasana yoginapp blog

Dicas como fazer Chaturanga Dandasana

HOME > BLOG > Dicas como fazer Chaturanga Dandasana

Dicas de Yoga | 16 dez 2020 | Lucimar Ana Crispin


Chaturanga Dandasana é uma postura que adoro e que está muito presente nas aulas de hoje. É  muito usada nas transições entre posturas.
Entre seus benefícios mais conhecidos são o fortalecimento dos músculos em volta dos ombros, parte de cima das costas, braços, “core”, pernas e preparo do corpo para inversões e posturas de equilíbrio nos braços.

Chaturanga Dandasana exige um certo cuidado assim como todas as posturas , mas por ela ser uma flexão exige bastante força dos membros superiores e se executarmos com padrão de movimento errado repetidas vezes isso pode ser muito prejudicial a curto médio e longo prazo. Sim, o Yoga pode ser lesivo. Por isso é importante, nesses tempos de lives online sem a presença do professor te vendo e acompanhado que você possa se cuidar, respeitar, ou ter um professor para te acompanhar, guiar e tirar as suas dúvidas. Assim como é aqui no YogIN App com as minhas e  demais aulas interativas e ao vivo. Se quiser conhecer, escolha uma assinatura clicando aqui e aproveite alguns dias gratuitos.

Aqui vão algumas dicas para você executar daí. Nas minhas aulas, de colegas e até mesmo na sua prática pessoal. Sempre lembrando claro, de respeitar e ouvir seu corpo.

Para realização:
– Comece um aquecimento dos punhos.

– Inicie na postura da prancha. Feito isso você vai realizar a postura indo de encontro ao seus alinhamentos mas basicamente, ativando mula bandha e uddhyana bandha e ombros na linha dos punhos.

– Quando estiver na prancha primeiro a ponta do pé empurra seu corpo a frente, essa fase é importantíssima porque a partir daí quando você for flexionar seu cotovelo, você vai flexionar com ele em 90 graus para que a força vá para a ponta dos dedos e não para seu punho .

– Desça com o corpo estabilizado e por igual, de encontro ao solo. Aqui, para o seu treinamento vale também flexionar os joelhos para ir acostumando o corpo e preparando para a postura completa.

Fica aí essa dica pra você que gosta tanto quanto eu dessa postura :piscando_olho:

Leia mais sobre Bandhas. 

Bandhas – Contrair para Soltar

 

 


Compartilhar: Compartilhar no http://WhatsAppCompartilhar no http://FacebookCompartilhar no http://Twitter

Lucimar Ana Crispin>

Lucimar Ana Crispin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Pranayama - Respiratórios do Yoga
Respirar é Viver | 26 jul 2021 | Equipe YogIN App
Pranayama – Respiratórios do Yoga – Live

Pranayama - Respiratórios do Yoga - Na Live Pranayama - Respiratórios do Yoga abordamos os principais pranayamas do Yoga e como se pode adequar a prática de pranayama tradicional ao estilo de vida contemporâneo. https://youtu.be/6OvR4t5biZI   Você pode baixar gratuitamente o Hatha Yoga Pradipika, texto usado na live que abroda pranayamas. Quer ver o conteúdo completo da série - Professor de Yoga - Bases do Ensino? Clique na imagem abaixo e acesse a página dedicada a quem dá aulas ou está pensando em ensinar Yoga.   https://yoginappacademy.com/blog/pagina-da-serie-completa-professor-de-yoga-bases-do-ensino/  

hatha yoga pradipika
Respirar é Viver | 25 jul 2021 | Equipe YogIN App
Hatha Yoga Pradipika – Baixe o Livro

Hatha Yoga Pradipika - O Hatha Yoga Pradipika é um dos textos mais importantes do Hatha Yoga. Na Live sobre Pranayama, comentamos o 2º capítulo dessa obra que se dedica exclusivamente aos exercícios respiratórios, os pranayamas. https://youtu.be/6OvR4t5biZI Para baixar o clique no botão abaixo.    

Chaturanga Pranayama - Respiração Quadrada
Respirar é Viver | 23 jul 2021 | Daniel De Nardi
Chaturanga Pranayama – Respiração Quadrada

Chaturanga Pranayama - Respiração Quadrada A mente é inquieta por natureza e por isso, reflete uma respiração arritmica. A proposta do Chaturanga Pranayama, a Respiração Quadrada é criar um ritmo na mente, uma cadência que exige a atenção focada para que se consiga executar o exercício com precisão. https://youtu.be/31ZV21BGaEI Neste vídeo, explicamos como executar essa respiração. Essa técnica serve como um exercício meditativo, pois exige a atenção plena na execução. Experimente por alguns minutos e observe como a sua mente se comporta. Namaste!

Nadi Shodhana - Respiração Alternada
Respirar é Viver | 21 jul 2021 | Daniel De Nardi
Nadi Shodhana – Respiração Alternada

Nadi Shodhana - Respiração Alternada A respiração alternada é bastante importante dentro da prática. O respiratório alternado, nadi shodhana e suas propriedades. permite um maior controle na saída e entrada do ar, por isso é um pranayama que acalma. Respirando apenas por uma narina consegue-se controlar melhor a saída do ar e sempre que você consegue soltar o ar mais lentamente, consegue acalmar sua mente. O respiratório consiste em obstruir a narina direita inspirando pela esquerda. Quando os pulmões estão cheios, troque a narina em atividade e expire pela direita. Guarde a regra - troque a narina em atividade sempre que os pulmões estiverem cheios, jamais quando estiverem vazios. Expirando apenas por uma narina, controle mais a saída do ar. Expire sempre devagar sentindo o toque do ar nas narinas e nunca deixando que esse toque fique forte demais. O ar deve sair sempre devagar para aquietar a mente, tornando-a serena.   https://youtu.be/T6Nae-78FC8     Para se inscrever nas lives e receber materiais exclusivos sobre Respiração clique no botão Abaixo.