Brand

COMO O YOGA PODE TE AJUDAR A DORMIR MELHOR

COMO O YOGA PODE TE AJUDAR A DORMIR MELHOR

 

O sono é uma das partes mais importantes da vida, passamos, pelo menos deveríamos passar, quase um terço da nossa existência dormindo – dormir com qualidade é viver com qualidade.

Nem sempre conseguimos cumprir as oito horas recomendadas pelos médicos e especialistas, e nesse caso, torna-se ainda mais importante que se tenha qualidade enquanto se dorme.

As técnicas que sugerimos abaixo não tomam mais de 15 minutos e fazem toda a diferença para o seu sono.

 

 

 

ISOLE AS DISPERSÕES

O sono é um estado de consciência que para ser gerado depende de monotonia. Se você dificulta o acesso à dispersão, já estará dando um bom passo em direção a um sono com qualidade. Procure deixar o celular carregando longe de você. Evite televisão. Prefira um livro ou algo que exija sua atenção, pois sustentar a atenção por um tempo é o melhor caminho para gerar monotonia e, consequentemente, sono.   

SAIBA COMO O YOGA PODE AJUDÁ-LO A ACORDAR MELHOR

SOLTE O AR DEVAGAR

A expiração é a principal fase respiratória responsável pela descontração. Toda vez que expiramos no nosso dia-a-dia geramos um pequeno grau de descontração. Quando passamos a dar uma atenção para esta fase, pondo a intenção do relaxamento, o corpo responderá com mais eficácia.

De olhos fechados, concentre-se em sua expiração, você pode contar o tempo – pelo menos 10 segundos – ou simplesmente atentar para que a expiração seja lenta. Faça com que cada expiração faça o corpo se soltar mais e mais. Observe as partes mais tensas do corpo e dedique algumas expirações a elas. Ponha toda a intenção do relaxamento especificamente nestas áreas. Um corpo sem tensões é a certeza para a qualidade de sono.   

 

MEDITE

A meditação por si só já valeria a pena, mas como estamos falando de sono, vejamos como ela contribui para isso. Como explicado acima, para o sono acontecer é preciso de um estado de monotonia que começa a dizer a mente que é o momento de descansar, sem isso tudo fica mais difícil. A meditação é a técnica mais eficiente do Yoga para acalmar a mente. Reduzir ao máximo o fluxo incessante dos pensamentos. Com uma meditação breve de 5 minutos você estará mais apto a fechar os olhos e descansar mais rápido.   

 

NÃO PERCA O PRÉ-SONO

Antes de adormecermos, entramos num estado de consciência muito especial que no Yoga chamamos de Yoganídra Vastha ou estado de Yoganídra. Neste estado, situado entre o sono e a vigília, baixamos nossa auto censura, ficamos mais suscetíveis. Neste estado, sentimos que nossos objetivos são possíveis. Apesar das dificuldades do caminho, a realização é viável. No estado de vigília, os sonhos parecem mais distantes, somos mais céticos e menos esperançosos. Aproveitar este estado que passamos todos os dias antes de adormecer é de muita utilidade para a criação de um modelo mental que será seguido pelas ações cotidianas, até sua realização no plano da matéria.      

Para saber mais sobre conteúdo de Yoga aperte este botão

Botão

    

Daniel De Nardi

Head de conteúdo do YogIN App. Autor de 6 livros sobre Yoga. Pesquisador da História do Pensamento Indiano.