Brand

COMO FAZER: SIRSASANA INVERTIDA SOBRE A CABEÇA

COMO FAZER: SIRSASANA INVERTIDA SOBRE A CABEÇA

Mais do que uma foto linda para o Instagram, as posturas invertidas na prática de Yoga trazem muitos benefícios físicos, mentais e emocionais.

Uma invertida é qualquer Ásana (Postura) em que a cabeça está abaixo do coração.
A ideia de inverter é simplesmente uma maneira de sair da rotina. Quando pensamos em invertida já imaginamos que é preciso equilibrar todo o corpo sobre as mãos, cabeça ou antebraço. Mas calma, existem invertidas mais tranquilas que talvez você nem imagine que existam, como por exemplo: o Cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Svanasana), Inclinação para frente em pé (Uttanasana), Postura expandida com inclinação para frente (Prasaritta Padottanasana), entre outras.

A má notícia é que inverter não é para todo mundo. Tenho uma aluna que segundo sua médica Ayurveda, não pode fazer invertidas pois não há grandes benefícios físicos no caso dela. Imaginem só se um médico me disser que não posso mais inverter?!

Há certas contra-indicações que devem ser consideradas, principalmente se você já tem histórico de lesões ou doenças.Pressão arterial alta, alguns problemas cardíacos, lesões no pescoço, acidente vascular cerebral recente, descolamento de retina, glaucoma e epilepsia são problemas comuns que devem ser considerados antes de botar seus pés pra cima.

Na dúvida fale com seu médico e professor! Lembre que seu corpo é seu templo e sua responsabilidade.

Abaixo um veja um vídeo que fiz durante minhas férias em Flecheiras, CE para a postura Sirsàsana B (uma variação da Invertida sobre a cabeça).

 

 

 

Para saber mais sobre conteúdo de Yoga aperte este botão

Botão

Sa Souza

Professora de yoga, meio paulista, meio carioca, meio americana, meio do mundo. Atualmente mora no Rio de Janeiro, mas iniciou sua prática de Vinyasa Yoga em 2010, em Washington DC, EUA, onde morou 7 anos. De coração e mente aberta, Sá oferece a seus alunos a oportunidade de respeitar e explorar as suas limitações e emoções com muito bom humor. Canceriana, está sempre buscando construir um karma positivo através de sorrisos, boas energias e boas ações com o próximo. Ama inverter seu mundo de cabeça para baixo e ver a vida de diferentes perspectivas. @sasouza_yoga

  • Avatar

    Elifas Martins - 17 abr 2016

    Eu tenho 68 naos, pratico esportes , faço caminhadas e tenho uma alimentação controlada . Tenho pressão alta mas nunca tive problemas com essa posição invertida ,pelo contrário , eu diria que até me faz bem com relação a hipertenção .Até pesquisei a respeito com relação a essa posição e alguns exercícios de respiração.Gostaria ,se possível de receber algumas dicas e ensinamentos . obrigada , abraços.

    • Avatar

      Márcio Rossetti - 25 abr 2016

      Que bom, Elifas! As técnicas do Yoga são gradativas e devem ser sempre feitas com orientação de um profissional qualificado. Para receber dicas e orientações, escolha um dos nossos planos: http://yoginapp.com/planos/ para ter acesso as aulas online, ao vivo e interativa e também aulas gravadas para fazer quando quiser. OM NAMAH SHIVAYA

  • Avatar

    alexandre ribeiro - 18 jun 2018

    Olá estimada professora, por gentileza, poderia nos informar quais posições são contra indicadas para pessoas com descolamento de retina? Sou grato.