Como a prática de Yoga é benéfica para idosos
Recebemos essa pergunta de uma senhora de 85 anos na nossa página no Facebook: quais os benefícios do yoga para pessoas mais velhas?
Os benefícios do yoga não tem idade. Os yamas e niyamas, por exemplo, preceitos éticos e observância interna (assista o vídeo que explico sobre isso aqui), são construtivos e enriquecedores em qualquer idade; respirar de forma consciente, pacificar o emocional, energizar o corpo fazendo o prana fluir, tudo isso faz bem para qualquer ser humano em todas as fases da vida.
Acredito que o receio de idosos praticando yoga seja com relação às posturas. Patañjali define asana como “sthira sukham asanam”, ou seja, aquilo que é estável e confortável é um asana. Assim, qualquer postura, realizada com consciência, de uma forma estável e confortável constitui um asana.
O que pode diferenciar a dificuldade de uma posição para um jovem e um idoso, é que o jovem pode achar desafiador fechar os olhos e mergulhar no tempo, ou ainda meditar, deixar a ansiedade de lado, enquanto para o idoso o desafio maior pode ser a parte corporal.
Alguns anos atras, uma certa empresa de seguros organizou uma palestra e convidou professores de Yoga, educação física e médicos. O intuito era que os profissionais ensinassem técnicas para ajudar na prevenção de tombos nos idosos. Tal seguradora se queixava sobre o grande número de pessoas de idade internadas para cirurgia e colocação de prótese da articulação do femur e quadril.
Nesta palestra foram listadas uma breve lista de como evitar as quedas:
– trabalhando visão e olhos
– treinando o equilibrio
– exercitando a articulação dos pés, joelhos e quadril
– mantendo a coluna vertebral sadia e com flexibilidade
Assim, o que mais indico para uma prática de idosos são asanas de equilibrio pois é muito comum quedas nessa fase, e podem ser bastante trágicas.
Baseado nessa lista cito algumas técnicas do Yoga benéficas para idosos.
- Drishti
O drishti é uma técnica de fixação do olhar, pode ser usado durante as posturas e meditação para aumentar sua concentração trazendo sua atenção para um único ponto. Existem vários drishtis, olhar para ponta do nariz é o Nasagra Drishti.
Como executar: em qualquer posição sentado ou deitado, fixe o olhar para ponta do nariz e fique de 30 segundos a 1 minuto sem piscar enquanto alonga os músculos oculares.
Em seguida, faça Brumadhya Drishti.
Como executar: olhe para o espaço entre as sobrancelhas, região do terceiro olho da mesma forma, permanecendo de 30 segundos a 1 minutos sem piscar.
Benefícios: alongamentos dos músculos óticos, irrigação sanguínea da região, foco do olhar.
- Talasana
Talasana é a postura do coqueiro.
Como executar: Fique de pé, afaste os pés a distância dos quadris. Enlace as mãos e inspire elevando os braços esticados e o mais elevado possível. Procure aos poucos tirar os calcanhares do chão treinando o equíbrio, ou com os pés no chão, feche os olhos. Permaneça o tempo que for confortável. Repita 3 vezes.
Benefícios: alongamento das costas, ombros e abdomen, flexibiliza a coluna, trabalha o equilíbrio e beneficia os pulmões.
- Virabhadrasana 2
Postura do guerreiro.
Como executar: Afaste os pés além da distância dos quadris, cuidado para não fazer de meias e nem em um piso derrapante. Inspire e traga os braços na altura dos ombros, vire o pé direito para fora. Expire flexionando a perna direita e olhando para sua mão direita. Permaneça de 20 segundos a 1 minuto.
Faça para o lado esquerdo da mesma forma.
Benefícios: Fortalecimento dos músculos locomotores, fortalecimento das articulações dos joelhos, flexibilização dos tornozelos e quadris.
Maravilhoso