Brand

Bhuta Shuddhi – A limpeza periódica do corpo

Bhuta Shuddhi – A limpeza periódica do corpo

A limpeza periódica do corpo é uma das características do yogin. O próprio sádhana, prática disciplinada de yoga, é uma forma de limpeza: praticar as posturas é um exemplo de limpeza do corpo, por estimular órgãos de excreção e eliminação, pranayamas e meditação produzem uma limpeza de canais sutis do corpo, meridianos e uma faxina mental, excluindo os pensamentos da mente condicionada.

Além disso, no Hatha Yoga tem-se o chamado shat karma, conjunto de seis kriyas clássicos que merece um post especial, só para explica-los, mas comumente ministro alguns deles nas minhas práticas aqui do YogIN App.

Esse período que entramos, de mudança de estação, é um período que yogins costumam intensificar suas práticas de limpeza. Bhuta shuddhi é a prática de purificação dos elementos do corpo:  água, ar, terra, fogo e espaço (éter, akasha). Tudo na Natureza é composto por estes elementos, no nosso corpo a composição é de setenta e dois por cento de água, doze por cento terra, seis por cento ar, quatro por cento fogo, e o éter (akasha) seis por cento.


O termo vem do sânscrito, bhuta, que significa “elemento”  e shuddhi, que significa “purificação”. O objetivo da prática é libertar o yogin de sua natureza física e abrir a porta para níveis mais elevados de consciência, de modo que o praticante possa se sutilizar e tornar-se um com Brahman. Praticar  bhuta shuddhi cria mudanças físicas, emocionais e mentais profundas para limpar o corpo, mente e espírito.

Algumas referências modernas acabam catalogando bhuta shuddhi como apenas um período de desintoxicação alimentar, o que faz parte do processo de sutilização dos corpos, mas é uma parcela muito pequena da prática.

Bhuta shuddhi também não é um kriya. Kriyas são atividades de purificações, como citei acima o conjunto de kriyas clássicos, dos quais o mais conhecido é o nauli kriya. Existem muitas maneiras de praticar bhuta shuddhi, a fim de purificar os elementos. Um método comum é a meditação no bija mantra de cada chakra, no som dos nossos centros de força.

Para executar este tipo de bhuta shuddhi , comece com 15 minutos de asanas simples de alongamento que estimulem a coluna e alguns ciclos de  pranayama. Em seguida, continue com 15 minutos de meditação sobre os chakras. Começando com o chakra da raiz indo até o coronário. Temos práticas dos chakras em nossa página de aulas.

Meditação nos chakras:

Sente-se com as pernas cruzadas e a coluna ereta, feche os olhos e sinta a vibração do seu corpo e de seus pontos de energia.

chakras

Comece a entoar o som semente de cada chakra da base em direção ao topo da cabeça, como na foto acima.

LAM, VAM, RAM, YAM, HAM, OM, silêncio.

LAM, VAM, RAM, YAM, HAM, OM, silêncio.

Faça por 10 minutos e depois fique 5 minutos em silêncio em meditação em algum chakra específico ou apenas em silêncio, sem pensar, apenas sentindo e mergulhando na pureza de sua essência.

Para saber mais sobre limpeza, desintoxicação dos corpos e alimentação para limpar o corpo físico veja o vídeo abaixo.

Mayara Beckhauser

May é professora de yoga desde 2004. Economista, fala pelos cotovelos, é chorona, adora gatos, livros, comida vegana, generosidade, a insônia inspiradora que lua cheia lhe dá, escrever e incentivar pessoas a viverem de forma mais livre. Instagram: @yogalifestylebr

  • Avatar

    Oajudador - 9 jun 2018

    Olá, tudo bem? Meu nome Max , sou gestor de negócios do portal Oajudador. Atuamos com divulgação de empresas e/ou serviços nas redes sociais...e é exatamente por este motivo que estou entrando em contato com você. Caso tenha interesse em saber mais, visite nosso portal (www.oajudador.com.br) Nossa fanpage (www.facebook.com/oajudador) Me envie uma mensagem no whats. Max - Oajudador (19) 99108-1791 Obs: As divulgações podem ser : Municipal , Regional, Estadual ou Nacional.