Brand

A estrutura do curso - Aula 03

A estrutura do curso – Aula 03

Prévia gratuita
Aula 03 - A Estrutura do curso from YogIN App on Vimeo.

Esta aula servirá para o entendimento dos dois grupos de intelectuais indianos da antiguidade e como suas ideias produziram as duas partes estruturais desse curso.

  1. Isolamento da Percepção

    Na primeira parte do curso vamos entender os conceitos por trás dos medos e entender como o isolamento da percepção pode ajudar a diminuir a influencia do medo na espontaneidade. Ao final do primeiro módulo, há uma aula prática de meditação buscando o isolamento da percepção.

  2. Isolamento da Ação

    A segunda parte do curso, está relacionada a clássica obra indiana, o Bhagavad Gíta que traz o conceito de isolamento da ação. A reprodução de uma tarefa, sem expectativas e sem ideias pr´-concebidas, a ação pura é o que revela o swa dharma,  a tarefa que cabe a você cumprir. É na ação desinteressada que se revela a verdadeira natureza. A segunda parte do curso, concentra-se nesse outro conceito essencial à cultura indiana, o isolamento da ação proposto por Krshna a Arjuna.

Shramanas e Parivrajakas

Na época da urbanização vedica, 1900 A.C. as pessoas se juntavam para ouvir dois grupos de sábios.

  • Shrmanas: praticantes de uma determinada doutrina. Normalmente eram os sábios locais que defendiam algo que tinham aprendido ou desenvolvido sua linha de compreensão da vida.
  • Parivrajakatas: intelectuais viajantes que questionavam as doutrinas locais e traziam ideias de outros sábios de diferentes vilarejos.

As pessoas ouviam as lendas que eram contadas pelos andarilhos e estes desafiavam os brahmanes locais em longos debates que muitas vezes duravam dias. Esses debates tinham regras claras de quem seria o vencedor dependendo da veracidade e aplicabilidade das ideias apresentadas.

Quem perdia no debate aceitava a superioridade das ideias do adversário e passava a estudá-las. Isso gerou uma seleção natural das melhores ideias da Índia antiga.

Foi neste tipo de ambiente, sempre aberto aos debates que começa-se a produzir todos os tipos de textos. Desde normas para gramática, leis judiciais e textos de Yoga.

Imaginamos que os Shramanas, sábios locais sedentários, tenham gerado textos mais voltados para o Isolamento da Percepção, como é o caso do Yoga-Sutra. Este tipo de conhecimento, veremos na primeira parte do curso.

Já os viajantes, Parivrajakatas, contaram as histórias que ouviam ou viveram e produziram textos ao estilo do Bhagavad Gíta, relacionados ao isolamento da ação que veremos na segunda parte do curso.

 

Voltar para: Refletindo sobre os Medos que nos travam – DVESHA & ABHINIVESHA > Isolamento da Percepção - Shramanas