Brand

Aprendizado na prática - como funciona seu cérebro

Aprendizado na prática – como funciona seu cérebro

Prévia gratuita
Bailarina gira para os dois lados from YogIN App on Vimeo.

A experiência ao assistir esse vídeo, nos ensina muito sobre aprendizado.

Siga os passos da experiência e tenha certeza que o que vai acontecer aqui, acontece o tempo todo na sua vida.

 

  1. PARE DE LER ESSE TEXTO E ASSISTA O VIDEO;
  2. PRA QUE LADO A BAILARINA ESTÁ GIRANDO?
  3. ASSISTA O VIDEO NOVAMENTE E TENTE ENXERGÁ-LA GIRANDO PARA O OUTRO LADO;
  4. SE VOCÊ NÃO CONSEGUIU, VOLTE AO VIDEO E CONCENTRE-SE NA PARTE DO JOELHO QUE ESTÁ EMBAIXO E OBSERVE QUE DEPOIS DE UM TEMPO CONSEGUE ESCOLHER O LADO QUE QUER VER A BAILARINA GIRANDO.

 

O fenômeno aqui é construído por uma ilusão de ótica que confunde os padrões de referência do cérebro permitindo que ele opte ora por uma referência visual ou por outra.

Se você quiser ver ela girando para os dois lados, entenda que é no cruzamento das coxas que o cérebro vai escolher se a perna em movimento está passando por cima ou por baixo.
Você deve olhar para o pé que está em movimento e decidir o lado que ele vai girar e depois olhe para a cabeça dela e induza esse mesmo sentido de rotação. Volte a olhar para o pé e seu cérebro terá entendido que é para você escolher esse padrão de visão.
Agora faça o mesmo, mas escolhendo que a perna gire para o outro lado.

Se não conseguir, tente de novo, todos podem conseguir, basta entender que a sua visão precisa escolher um padrão para entender as coisas.

Da mesma forma que nessa imagem, onde você pode ver uma jovem ou uma velha, tudo depende do que você usará como referência para entender a imagem.

O importante aqui é pensarmos que talvez você nem tenha chegado a ver os dois lados.

Como já vimos aqui, o cérebro tende a não insistir no aprendizado pois esse representa desgaste de energia do cérebro. Talvez, você tenha pensado que isso é uma viagem, que você não consegue ou que não vale para nada.

Agora, se você passou por essa fase e aprendeu a hackear seu cérebro, escolhendo o giro ora para um lado e ora para o outro, certamente sentiu-se mais capaz, mais senhor dos sentidos.

Se você não conseguiu, sugiro que volte e tente fazer o exercício mais uma vez.
Vale a pena e garanto para você que com um pouco de insistência, qualquer um consegue ver a bailarina girar para os dois lados.

O aprendizado permite uma análise mais abrangente dos fenômenos, nos faz entender que pode haver mais de um ponto de vista em cada questão, nos ajuda a enxergar mais nuances das situações.

Nunca aceite que você não pode aprender alguma coisa, mesmo que no primeiro momento isso pareça ser a realidade. Se tem valor para você o aprendizado, você terá comprometimento de repetí-lo até aprendê-lo.

Bons estudos e muitos aprendizados!

 

 

 

 

Voltar para: Yoga, Aprendizado e Liberdade > Modulo I