Brand

Alimentação, exercícios eficientes e yoga: combinação para a perda de peso eficiente

Alimentação, exercícios eficientes e yoga: combinação para a perda de peso eficiente

Há quem ainda acredite que a dieta pode ser livre, desde que nos mantenhamos ativos e nos exercitando diariamente. Pois bem, isso poderia fazer sentido se as nossas atividades e a nossa alimentação fossem exatamente como antigamente. A realidade é que, hoje, raramente realizamos nossas tarefas a pé ou praticamos exercícios com a finalidade de lazer – assim como as crianças. Além disso, nossa alimentação está longe de ser parecida com aquela “da época dos nossos avós”.

De fato, a prática de exercícios pode sim trazer resultados significativos ao que se diz respeito à perda de peso, porém, ela isolada – ou até mesmo em excesso, não é garantia de sucesso. Você pode mudar sua dieta e perder peso. No entanto, se continuar com a mesma dieta e se exercitar mais, você pode até melhor a saúde em geral e ganhar um pouco mais de resistência, mas provavelmente não irá notar muita diferença no que diz respeito ao peso. Contudo, para um emagrecimento saudável, a dieta é responsável por 75% do processo, enquanto os exercícios físicos por apenas 25%.

Para quem quer perder peso, a combinação de uma boa alimentação e exercícios eficientes trarão melhores resultados.

Para quem quer perder peso, a combinação de uma boa alimentação e exercícios eficientes trarão melhores resultados.

Neste sentido, certa vez, durante uma consulta, um paciente se queixava da dificuldade em perder peso, mesmo após meses de treinos intensos para participar de uma maratona. No ponto de vista dele, a alimentação estava balanceada: muitos carboidratos para dar energia, proteínas, boas gorduras e algumas exageradas no final de semana – pois no final das suas contas, ele “queimaria” tudo com as longas horas de corrida. A verdade é que não há exercício capaz de “queimar” os excessos de uma dieta de má qualidade. Uma alimentação saudável e de acordo com as necessidades individuais é o que leva você a atingir seus objetivos, sejam eles a perda de peso, mais saúde ou melhor condicionamento físico.

Importante relembrar, então, que cada pessoa possui uma individualidade bioquímica e um estilo de vida. Assim, dependendo do seu objetivo, inúmeros ajustes podem ser feitos, tanto na sua dieta, quanto na sua rotina de exercícios, afim de obter o sucesso. Desta forma, seguem algumas dicas:

Pare de fazer dietas

Parece contraditório, mas eu particularmente tenho aversão ao termo dieta. Conheço pessoas que trocam de dieta como quem troca de roupa. O sucesso da perda de peso duradoura está diretamente ligado à relação que você tem com a sua alimentação e o seu estilo de vida. Sabe-se que algumas pessoas, porém, precisam de um plano alimentar e suplementação diferenciada para atingirem objetivos específicos, como, por exemplo, o caso de fisiculturistas e atletas. Em regra geral, apreciar os benefícios que os alimentos trazem para sua saúde, optar por se alimentar de forma natural e saudável, trazem, por consequência, a perda ou a manutenção de peso saudável.

Organize-se

Reserve 10 minutos do seu tempo para pensar no que vai comer durante toda a semana, procure novas receitas saudáveis e pré-determine o seu menu. Depois escreva todos os ingredientes que irá precisar comprar para estas refeições e vá ao supermercado apenas uma vez. Assim, você não caíra nas tentações dos produtos industrializados e se sentirá estimulado a seguir o planejado, além de não precisar pensar na escolha do menu durante o resto da semana.

Diminua o tamanho das porções e opte por alimentos mais saudáveis

Optar por comer menos faz toda a diferença, mas ainda mais importante é a qualidade dos alimentos que você consome. Na hora de procurar receitas e fazer as compras, escolha uma variedade de alimentos de alta densidade nutricional, dentre eles: salada, incluindo todos os tipos de folhas e vegetais; grãos, inclusive os diferentes tipo de feijão; frutas, como o abacate; amêndoas e outras oleaginosas; aveia e arroz integral. Esses alimentos ajudam a nutrir o organismo e a controlar a vontade de comer excessivamente, devido ao alto teor de fibras e minerais. Suplementos de proteína d boa qualidade também podem ser grandes aliados em programa de perda de peso.

Coma com mais frequência

Essa orientação vale especialmente para aquelas pessoas que tendem a comer compulsivamente. Quando você fica muitas horas sem se alimentar, as chances de você extrapolar na próxima refeição são enormes. Entre as principais refeições, opte por lanches que lhe apeteçam. Fuja da rotina e simplesmente experimente novos sabores. Eu, particularmente, gosto muito de variar as frutas – para sair da mesmice de banana e maçã. Sugiro incluir castanhas e, às vezes, vegetais crús, como tomate cereja, aipo e cenoura, acompanhados ou não de hummus, como você preferir. Outra ótima opção é o mingau de aveia ou um saboroso smoothie.

Aprecie exercícios físicos como um lazer

Encontre o exercício que lhe dá mais prazer. Aprenda a se exercitar de forma mais eficiente por menos tempo. Exercícios longos – com mais de uma hora de duração – e de alta intensidade podem causar um estresse em excesso no nosso organismo, principalmente se combinados com uma alimentação desregulada e, muitas vezes, acabam sendo cansativos e desmotivantes, além de aumentarem o risco de lesões no futuro. Eu sou adepta dos exercícios de alta intensidade (HIIT) por aproximadamente 20 ou 30 minutos e apenas 2x por semana. Fora isso, eu também não abro mão de pelo menos 2 sessões de yoga durante a semana, alternado sessões no calor (assunto para um futuro post) e ao ar livre. As aulas de yoga são uma excelente forma de tonificar os músculos, relaxar o corpo e trabalhar a mente, ou seja, um exercício completo.

Yoga ajuda a trabalhar o corpo e a mente de forma simultânea.

Yoga ajuda a trabalhar o corpo e a mente de forma simultânea.

Se quiser ler mais sobre yoga e emagrecimento, a yogin Mayara fez um post aqui.

Namastê.

Para saber mais sobre conteúdo de Yoga aperte este botão

Botão

Juliana Beneton

Nutricionista e especializada em Nutrição Funcional (pela VP Consultoria Nutricioal). Juliana mora na California há anos, atua como Holistic Health Coach pelo Institute of Integrative Nutrition e é Voluntária do Gerson Institute. Email: julianabeneton@hotmail.com Snapchat: juliana.beneton Instagram: jubeneton

  • Avatar

    Jaque - 7 dez 2015

    Qual o post onde fala mais sobre a perda de peso

  • Avatar

    Jaque - 7 dez 2015

    Onde encontro o post que fala mais sobre o assunto peso?

    • Mayara Beckhauser Amaral

      Mayara Beckhauser Amaral - 17 dez 2015

      Oi Jaque, voce pode procurar na nossa ferramenta de busca, mas vamos colocar o link do post aqui http://yoginapp.com/yoga-emagrece/ Om Namah Shivaya!

  • Avatar

    andrezza Bellotto nobre - 15 jan 2016

    qual a sugestão quanto A suplementação de proteína de qualidade?

    • Juliana Peinado

      Juliana Peinado - 4 abr 2017

      oi andrezza, para saber se a proteina é de qualidade é necessário ler os ingredientes da formula e ficar longe das que contém corantes, adoçantes artificiais, e outras químicas. se for whey protein recomendo uma orgânica ou se for vegana eu gosto das proteínas da Garden of life, vega, plant fusion... mas depende onde vc mora também... também é importante levar em consideraçào a quantidade de carboidratos da proteína...por isso geralmente aconselho que essas suplementações sejam individualizadas de acordo com a necessidade do paciente.

  • Avatar

    JOSE - 3 abr 2017

    não consegui achar o post ...