Brand

Livros de Yoga

“Yoga é 99% prática e 1% teoria”, é a frase célebre do criador do Ashtanga Yoga. É dele também “pratique, pratique que tudo vem”. Eu concordo em ambas as frases com o Mestre Pattabhi Jois, ler sobre meditação sem meditar adianta tanto quanto ler sobre corrida sem correr. Os benefícios não vem por osmose, tem que praticar, mas esse 1% de teoria faz toda diferença na sua prática.

LEIA AQUI O TEXTO AQUI É O YOGA

Ao longo de mais uma década de estudo de Yoga, posso afirmar que há poucos livros modernos com conteúdo sério, com respeito às raízes do Yoga ser se deturpar pela comercialização dessa filosofia. Um livro moderno excelente, o melhor na minha opinião, é por onde começo essa lista com meus 5 livros (inclui mais 1) de Yoga preferidos.

1 – A Moderna Ciencia do Yoga

A Moderna Ciencia do Yoga

Este livro, escrito por um jornalista do New York Times, reune artigos científicos mostrando os benefícios da prática, mas também os riscos e falácias, benefícios que professores atribuem ao Yoga e nem sempre são verdadeiros.

Esta é a literatura que eu sugiro para o iniciante. O autor, William Broad, é praticante desde 1970 e escritor experiente. Fala em uma linguagem simples, moderna e apesar do conteúdo contemporâneo mantem-se fiel aos princípios da filosofia, sem deturpações.

2 – Yoga Sutra de Patañjali, Patañjali

yoga sutra de patanjali

Este livro possui muitas versões e traduções. É um livro para ser estudado, lido e relido.

Sutras são versos, aforismos. O livro é todo assim escrito em frases curtas, por isso geralmente ele é comentado, dando uma interpretação do que o autor pretendia abordar. Patañjali compilou textos antigos e foi a partir desses textos que o Yoga se tornou uma filosofia, devido a isso a grande importância dessa obra.

Eu gosto da versão comentada da editora Lulu Press, é o que está foto, mas é em inglês.

3 – Yoga, Imortalidade e Liberdade, Mircea Eliade

Yoga, Imortalidade e Liberdade

Mircea Eliade é um grande filosofo e historiador, foi um grande estudioso de mitologia e este livro foi sua tese de doutorado.

Nesta obra, Eliade resgata as origens teórico-práticas do Yoga, abrangendo conceitos de fisiologia, psicologia e metafísica. Este rastreamento se dá através do antigo dravidismo, do bramanismo, hinduísmo e tantrismo. Um livro realmente riquíssimo em cultura indiana e yogi, uma jóia para estudiosos.

4 – Light on Yoga, B.K.S Iyengar

livros de yoga

Este é um tratado sobre Pranayama, as técnicas respiratórias do Yoga.

Eu faço muitas aulas que os professores não dão a devida importância à essas técnicas. Acredito que não existe asana sem consciência na respiração. Sem pranayama as posturas do yoga são apenas técnicas de alongamento, força ou relaxamento, e não asana, que é algo mais complexo que tem efeito físico, emocional e energético.

O livro é de 1985 e nele Iyengar descreve como executar as técnicas  e há versões ilustradas.

5 – Hatha Yoga Pradípika, Svátmara

Hatha Yoga Pradipika

Eis o guia clássico para prática avançada das posições do Yoga (Asana).

O Hatha Yoga é um método de Yoga tântrico que tem suas raízes na Índia antiga. Este sistema almeja o despertar da energia potencial usando o esforço físico. A palavra hatha, literalmente significa “esforço físico violento. Porém pode ser interpretada derivando suas duas sílabas ha (sol) e tha (lua). A integração das forças solar e lunar, masculina e feminina, é o objetivo deste Yoga.

Assim como o Yoga Sutra, este livro também é escrito em formas de aforismos e também cita yamas e niyamas, os primeiros estágios do Raja Yoga. A tradução mais famosa é de Pancham Singh, em inglês. Em português há uma tradução do professor Pedro Kupfer.

6 – The Sacred Tradition of Yoga – Dr. Shankaranarayana Jois

livros de yoga

Comprei este livro recentemente, na ultima semana de 2015, e estou apaixonada pelos ensinamentos do autor. Dr Shankaranarayana Jois, alem de yogin, foi durante anos professor de literatura em Mysore e astrólogo vedico. Ele escreve extremamente bem e tem insights maravilhosos sobre o estado de consciência yogin.

A má notícia é que acho que não tem tradução para o português, mas quem lê em inglês vai amar este livro. Ele já é meu livro de yoga preferido. Sim!, não é nenhum clássico yogi mas ganhou meu coração porque depois que você estuda yoga muito tempo, acaba que a maioria dos livros tradicionais falam dos mesmo temas e com esse aprendi muitas coisas novas.  Ainda estou lendo, mas tive que atualizar este post porque cada pagina me encanto mais com os valiosos ensinamentos.

Para saber mais sobre conteúdo de Yoga aperte este botão

Botão

Mayara Beckhauser

May é professora de yoga desde 2004. Economista, fala pelos cotovelos, é chorona, adora gatos, livros, comida vegana, generosidade, a insônia inspiradora que lua cheia lhe dá, escrever e incentivar pessoas a viverem de forma mais livre. Instagram: @yogalifestylebr

  • Rafaela mendes

    Rafaela mendes - 7 jan 2016

    amei as dicas! comprando o número 1, já. obrigada, namastê!

    • Mayara Beckhauser Amaral

      Mayara Beckhauser Amaral - 8 jan 2016

      ebaa! depois me conta se gostou. bjs!!

  • Avatar

    SIMONE LAS CASAS - 2 fev 2016

    AMEI O POST, SUPER INSPIRADOR

    • Avatar

      Márcio Rossetti - 11 mar 2016

      Obrigado Simone!